-
Departamentalização por Quantidade
Esse tipo de departamentalização envolve agrupar um certo número de pessoas não diferenciáveis que, a partir dessa situação, têm obrigação de executar tarefas sob as ordens de um superior.
Departamentalização Funcional
Nesse caso, as atividades são agrupadas de acordo com as funções da empresa. É o critério mais usado. Consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro da empresa. É aconselhada para empresas que possuam poucas linhas de produtos e para situações estáveis e de pouca mudança. Tende a reduzir a cooperação interdepartamental e dificulta a adaptação e flexibilidade a mudanças externas.
Departamentalização Territorial/Geográfica
Geralmente utilizada em empresas territorialmente dispersas. Baseia-se no princípio de que todas as atividades que se realizam em determinado território devem ser agrupadas e colocadas sob as ordens de um administrador. Consiste em departamentalizar por localização geográfica. Permite encorajar os executivos a pensar em termos de sucesso do território.
Departamentalização por Produtos (ou Serviços)
O agrupamento é feito de acordo com as atividades inerentes a cada um dos produtos ou serviços da empresa. Exemplo: hospital: cirurgia, radiologia, pediatria, etc. A departamentalização por produto permite flexibilidade, pois o enfoque da organização é sobre os produtos e não sobre a estrutura interna da organização. Não é indicada para circunstâncias externas estáveis, para empresas com poucos produtos diferentes, pois traz elevado custo operacional.
-
Departamentalização por Processo
As atividades são agrupadas de acordo com as etapas de um processo. Considera a maneira pela qual são executados os trabalhos ou processos para a consecução de uma meta específica. É basicamente usado em indústrias, de modo especial nos níveis hierárquicos mais baixos da empresa. Exemplo: departamento de fiação - seção preparação matéria-prima, lavagem matéria-prima, cardagem e outras.
Departamentalização por Projetos
Projeto é um trabalho com datas de início e término, com produto final previamente estabelecido, em que são alocados e administrados os recursos, tudo isso sob a responsabilidade de um coordenador. Exemplo: gerente do projeto - engenheiro de projeto, encarregado de compras, engenheiro de controle do projeto, contador do projeto e chefe de execução do projeto. Na departamentalização por projetos, as atividades e as pessoas recebem atribuições temporárias. Terminada a tarefa, o pessoal que temporariamente havia sido destinado a ela é designado para outros departamentos ou outros projetos.
Departamentalização Matricial
Neste caso tem-se a sobreposição de dois ou mais tipos de departamentalização sobre a mesma pessoa. Geralmente essa sobreposição se refere à fusão entre a estrutura funcional e a estrutura por projetos. Uma tendência de gerentes de projetos, nesse tipo de departamentalização, é a de tentar alocar a maior quantidade de recursos para si próprios através da monopolização dos setores funcionais. Se isso não for evitado, as funções são enfraquecidas e eventualmente perderão sua força. O grande inconveniente da departamentalização matricial é a dificuldade de definir claramente atribuições e autoridade de cada elemento da estrutura e minimizar conflitos inevitáveis.
Fonte: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/departamentalizacao/22174
-
gab. C - Área geográfica
-
10 honestos é o nome do banco kkkkk
-
Se uma questão dessas cai na minha prova eu fico rindo igual uma hiena Kkkkkkk
-
Gostei do humor
-
perdi no nome do banco kkkk
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os critérios de departamentalização. Aqui deve ser marcada a alternativa que apresenta o critério mais adequado para a situação descrita no enunciado.
A - incorreta. Departamentalização por funções fundamenta-se no agrupamento de atividades por especialidades, isto é, aquelas funções semelhantes são agrupadas em um só departamento, como produção, vendas e finanças. Chiavenato indica em sua obra que a departamentalização por funções é indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram o desempenho de atividades rotineiras e que permaneçam inalteradas por longo prazo.
B - incorreta. Departamentalização por Clientes é responsável por agrupar as atividades da organização de acordo com os clientes-alvo. Nesse caso, o seu foco se concentrará nos atributos e nas necessidades de cada segmento de mercado.
C - correta. Departamentalização Geográfica/região/localidade envolve o agrupamento das atividades, funções ou produtos similares de atender a determinada área geográfica. É mais comum para organizações que têm atuação em grandes áreas. Buscam por meio desse critério obter vantagens econômicas em determinadas operações locais.
Levando em conta a situação apresentada, o critério geográfico é o adequado.
D - incorreta. Objetivo dominante: não é critério de departamentalização de atividades.
E - incorreta. Quantidade da força de trabalho: não é critério de departamentalização.
Tendo visto as opções apresentadas, concluímos que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C
Fonte:
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.
-
RUMO A PMCE 2021!!
-
em função dos três maiores bairros da cidade ---- GEOGRAFICA
-
caramba... só pra fazer o candidato se desconcentrar na prova kkkkkk