SóProvas


ID
5243143
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura da Estância Turística de Guaratinguetá
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Dentre os métodos de valoração de danos ambientais está aquele que “busca, por meio de entrevistas pessoais, revelar as preferências dos indivíduos por um bem ou serviço ambiental, consequentemente, busca captar a disposição a pagar para garantir um benefício ou a disposição a aceitar para incorrer em um malefício”, o qual se denomina de método

Alternativas
Comentários
  • A questão cobra conhecimentos sobre os métodos de valoração de danos ambientais.

     

    Alternativa A – Errado. O método de preços hedônicos (MPH) busca analisar a importância que esse recurso ambiental tem no momento da escolha do imóvel e verificar qual sua relevância no preço final desse bem.

     

    Alternativa B – Errado. O método da função de demanda usa formas diretas de estimação do valor econômico dos bens ambientais, com base na disposição dos agentes econômicos em pagar ou aceitar pelos bens ou serviços a ele complementares ou por meio da criação de mercados hipotéticos específicos.

     

    Alternativa C – Certo.

     

    Alternativa D – Errado. O método de produtividade marginal trata a qualidade ambiental como um fator de produção. Dessa forma coloca um valor ao uso da biodiversidade, de forma a relacionar a quantidade ou a qualidade de um bem ambiental com a produção de outro produto com preço definido no mercado.

     

    Alternativa E - Errado. O método de bens complementares é uma variante dos métodos de função de demanda. O método de bens complementares se subdivide em método de preços hedônicos e método do custo de viagem. Os métodos de mercado de
    bens complementares estimam o valor dos recursos naturais por intermédio do valor de
    outros bens e serviços com preço no mercado.

     

     

    Gabarito do Professor: Letra C.