-
a) eficiência
b) aprendizado
c) utilidade
d) memorização
.
Para fechar as 6 Metas de Usabilidade, faltam:
5) Eficácia: capacidade de resolução de problemas associado ao grau de realização dos objetivos
6) Segurança: serve para prevenir erros (clique em botões errados) e reduzir riscos (proximidades de botões perigosos como salvar e apagar)
-
✅Gabarito(C)
Interessante o material da autora Irla Rebelo.
As seis metas de usabilidade que são eficácia, eficiência, segurança, utilidade, aprendizado e memorização.
Demais referências são o autor Jakob Nielsen e as normas ISO 9126 e ISO 9241-11.
Utilidade
O sistema deve fornecer ao usuário um conjunto apropriado de funções – aquelas que são realmente esperadas pelo usuário. Significa oferecer o tipo certo de funcionalidade.
Fonte: https://irlabr.wordpress.com/apostila-de-ihc/parte-1-ihc-na-pratica/6-usabilidade-e-suas-metas/
-
Gab C
As seis metas de usabilidade que são:
- eficácia,
- eficiência,
- segurança,
- utilidade,
- aprendizado e
- memorização.
Usabilidade é o termo utilizado para se referir à facilidade com que os usuários lidam com uma ferramenta. É a maneira com a qual um dispositivo ou funcionalidade tecnológica é aplicado para o cumprimento de seu objetivo;
Abraça as interações entre seres humanos e computadores, simplificando as atividades para as quais foram criados por meio de noções de ergonomia.
Para que algo seja usável, precisa ser simples e prático.
Neilpatel.com