SóProvas


ID
5244067
Banca
IDIB
Órgão
CREMEPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O levantamento da tipologia documental de uma organização contempla uma série de atividades importantes, das quais tem obtido maior relevância a identificação (LOPES & VITORIANO, 2018). Sobre identificação no contexto da Arquivística, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C -A identificação é uma tarefa de pesquisa sobre a gênese do documento de arquivo, desenvolvida no início do tratamento documental para definir requisitos normalizados de planejamento das funções que sustentam o tratamento técnico documental.

  • A questão se baseia no artigo "Identificação Arquivística: subsídios para a construção teórica da metodologia na perspectiva da tradição brasileira", de Ana Célia Rodrigues.

    Segundo Ana Célia Rodrigues,

    a) a identificação atua no momento da produção ou acumulação. Errada.

    "A identificação é uma tarefa de pesquisa sobre a gênese do documento de arquivo, desenvolvida no início do tratamento documental para definir requisitos normalizados de planejamento das funções que sustentam o tratamento técnico documental, seja no momento da produção ou da acumulação (produção, classificação, avaliação e descrição)."
    b) Inclui a fase de produção e acumulação. Errada.
     
    "Identificação, consiste em estudar analiticamente o documento de arquivo e os vínculos que mantém com o órgão que o produziu, seja em fase de produção ou de acumulação. Neste sentido, é um trabalho de pesquisa e de crítica sobre a gênese documental." 
    c)  Certa.

    A identificação é uma tarefa de pesquisa sobre a gênese do documento de arquivo, desenvolvida no início do tratamento documental para definir requisitos normalizados de planejamento das funções que sustentam o tratamento técnico documental, seja no momento da produção ou da acumulação (planejamento da produção, classificação, avaliação e descrição)

    d) Analista a produção/criação, além do contexto. Errada

    A identificação é uma tarefa de pesquisa sobre a gênese do documento de arquivo, desenvolvida no início do tratamento documental para definir requisitos normalizados de planejamento das funções que sustentam o tratamento técnico documental, seja no momento da produção ou da acumulação (produção, classificação, avaliação e descrição).

    Fonte: RODRIGUES, A. C. Identificação arquivística: subsídios para a construção teórica da metodologia na perspectiva da tradição brasileira. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 4, n. 1, 2011. Disponível em: BRAPCI. Acesso em: 14 jul. 2021.

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Gab: C.

    A única distoante sobre o fato de a identificação partir desde a produção, e também faz sentido, já que a identificação é todo um processo, dependente disso então se faz para que haja uma correta destinação do arquivo.