-
A PRINCIPAL FINALIDADE DOS ARQUIVOS É SERVIR A ADMINISTRAÇÃO, CONSTITUINDO-SE, COM O DECORRER DO TEMPO, EM BASE DO CONHECIMENTO DA HISTÓRIA, VINDO PORTANTO A TER TAMBÉM VALOR HISTÓRICO E CULTURAL.
-
ARQUIVOS: têm como valor principal o valor funcional.
MUSEUS E BIBLIOTECAS: (essas sim) têm como valor principal o valor histórico e cultural.
-
Os arquivos têm a função primária de ser funcional, administrativo, jurídicos e legais.
Posteriormente passam a exercer a função secundária que é de pesquisa histórica e culturais (na fase de arquivo permanente)
-
CORRETO
Primeiro os documentos possuem possuem valor primário com fins administrativos, legais e fiscais. Logo depois, se não elmiminados, passam a secundários com valor histórico e informátivo.
Isso é bem lógico!!!
-
Em síntese,
a princípio os arquivos servem à administração e possuem valor primário, durante o tempo que mantêm essa qualidade. E posteriormente, podem adquirir valor histórico ou secundário.
-
Se analisar essa questão na perspectiva da Teoria das 3 Idades, podemos ser induzidos ao erro. CESPE e Sérgio Mallandro gostam dessas pegadinhas!
-
Documento Arquivístico: é aquele produzido no âmbito das atividades de uma organização ou da vida de uma pessoa, com fins essencialmente ADMINISTRATIVOS e serve como fonte de prova.
OBS.: nenhum documento arquivístico é produzido com fins históricos e culturais de imediato! Tal valor documental se dá com o tempo e o tipo de uso ao qual o documento se presta ou prestará no futuro.
Fonte: Qconcursos.
-
essa cespe quer me deixar doido....
ora valor cultural é biblioteca, ora é arquivo... tnc
-
O arquivo contém duas finalidades:
- Principal: servir de apoio à administração em um primeiro momento;
- Secundária: servir de base para a história em um segundo momento.