SóProvas


ID
5244529
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Brejetuba - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“[A industrialização no tempo de Getúlio Vargas] teve como primeira característica (...) o surgimento de novos setores produtivos”. No lugar dos tradicionais ramos de tecidos, vestuário e produtos alimentícios, cresceriam, doravante, setores como a metalurgia, mecânica, cimento, material elétrico e transportes, além das indústrias químicas e farmacêuticas.
Uma série de bens industriais que até aquele momento eram importados pelo país passaria, daí por diante, a ser produzidos internamente. A esse processo damos o nome de substituição de importações. Esta seria a 'marca registrada' da história da industrialização brasileira até meados da década de 1950.
(...) O Estado seria o principal agente dessa transformação. (...) A principal tarefa agora era implantar um setor industrial que produzisse bens de produção [que servem para produzir outros bens. Por exemplo, fábricas de aço, máquinas, tratores, peças etc], isto é, um setor de indústrias de base ou pesadas. Somente com suas criações haveria chances de êxito para o processo de substituição de importações, sem o país precisar importar do exterior tudo o que necessitasse em matéria de equipamentos ou matérias-primas industriais (...).
A burguesia brasileira não tinha condições de aplicar seus recursos nesse tipo de empreendimento. (...) O empresariado voltou-se para o Estado e dele exigiu uma postura intervencionista naqueles setores onde a iniciativa privada fosse insuficiente."
(MENDONÇA, Sônia. A industrialização brasileira. São Paulo: Moderna, 1996. pp. 40-44)

Com a crise do modelo agrário-exportador, em fins de 1929, foram geradas diversas condições para o crescimento da indústria nacional. No que se refere à industrialização brasileira durante o governo de Vargas, é possível verificar que:

Alternativas
Comentários
  • Os efeitos da quebra da Bolsa de Nova York sobre a agricultura cafeeira e as mudanças geradas pela Revolução de 1930 modificam o eixo da política econômica, que assume caráter mais nacionalista e industrialista.

    Já em 1931, Getúlio Vargas anuncia a determinação de implantar indústrias de base.

  • GOVERNO DE VARGAS:

    > Política nacionalista de desenvolvimento autônomo com base industrial

    > Processo de substituição de importações -devido a crise de 29 que criou condições internas favoráveis sem concorrência estrangeira

    > intervencionismo estatal na economia - impulso à indústria de base , principalmente siderurgia , criando empresas estatais como a Petrobrás em 1953

  • D

    O Estado foi o responsável pela implantação de indústrias de base e diversificação da produção industrial

  • Acho que a Letra A aconteceu por volta de 1990+ ja que a internacionalização da economia é efeito da globalização.

    Ja a Letra D é a correta, vargas e sua politica de intervencionismo.

    O poder Executivo intervinha na economia e estimulava a industrialização, concedendo créditos e adotando políticas protecionistas - postura estimulada pela conjuntura externa.

    Vargas investiu na chamada indústria de base (ou indústria pesada), setor pouco atraente para o capital privado, mas necessário para o desenvolvimento dos demais. Durante seu governo, foram criadas a Companha Siderúrgica Nacional, fundada oficialmente em 1941, a Usina Volta Redonda, a Companhia do Vale do Rio Doce (para transportar o minério extraído de Minas). Também foi criado o Conselho Nacional do Petróleo (CNP), para controlar o refinamento e distribuição do combustível. 

  • GAB-D

    O Estado foi o responsável pela implantação de indústrias de base e diversificação da produção industrial.

    TUDO QUE CUSTA SUA TRANQUILIDADE JÁ É CARO DE MAIS. VÁ ESTUDAR!!!

  • LETRA "D"

    -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

    Não é interessante para o empresário se instalar em um país onde não há a uma indústria de base sólida, pois a matéria que este tipo de indústria produz, é primordial para a sua produção e não havendo ele teria que importar o que aumentaria e muito o custo de sua produção. Também não é interesse do mercado privado a criação de indústrias de base pois este tipo de atividade tem em vista os retornos a prazos muitíssimos longos, então os estados nacionalistas como foi o caso do Brasil, assumiu a implementação desse tipo de indústria para atrair e fomentar a industrialização brasileira, pois ela seria a fornecedora de matéria prima, energia etc para as demais.

    (caso esteja errado, me informe por privado)

  • Rumo à Briosa! PMES