Existem publicações do Ministério da Educação que não só apresentam o texto completo da BNCC (Base Nacional Curricular Comum) de todas as disciplinas, como também informam quais são as propostas e a cronologia de elaboração dos mesmos .
Na verdade o próprio nome já define qual é o objetivo fundamental do BNCC: estabelecer uma base comum para o trabalho dos educadores em escolas públicas e privadas ao redor do país, estabelecendo conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica.
A questão proposta demanda conhecimento específico. No caso, do BNCC de História, já que a prova é para o cargo de professor de História da rede pública. É uma demanda coerente com o cargo.
E, é necessário prestar atenção redobrada à entrada da questão e às alternativas dadas na medida em que é preciso apontar a afirmativa incorreta , o que é o oposto do que normalmente se pede em questões de múltipla escolha. Ou seja, a afirmativa incorreta responde à questão .
A) INCORRETA- A primeira opção é claramente vinculada à História na medida em que destaca como competência a ser alcançada pelo educando, “ Compreender acontecimentos históricos,". A alternativa não responde a questão pois está correta
B) INCORRETA- “Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos" são objetos da História portanto, a alternativa não responde a questão
C) INCORRETA- O estudo de culturas e povos é um dos objetos do trabalho com História
D) CORRETA – A afirmativa apresenta a competência geral número 10, aquela que se refere à Cidadania e Responsabilidade, e não uma competência específica do BNCC de História.
Gabarito do Professor: Letra D.