-
Que questão mais mal elaborada
-
Na história, o continente americano sempre existiu. Pois, não era o foco da expansão marítima (Exploração).
-
LETRA B
A posse de terras no Oceano Atlântico possibilitaria a consolidação da hegemonia portuguesa nas rotas para o Oriente.
Antes mesmo de ir em busca do oriente Portugal já tinha noção da existencia de terras além mar, não é atoa que antes mesmo de 1500 foi feita a bula Inter Coetera em 1493.
Logo a posse de terras seria uma forma de demonstrar a gradeza de Portugal.
PORÉM ESSA QUESTÃO FOI MAL ELABORADA
-
Questão muitíssima mão elaborada! A “terra” era importante para o sistema “feudal”. O “mercantilismo” tinha como base o acúmulo de metais denominado “metalismo” que precede o “capitalismo”. Se a questão mesma diz que não existia “interesses imediatos da expansão para o Ocidente” não faz sentido concluir que “a posse de terras no Oceano Atlântico possibilitaria a consolidação da hegemonia portuguesa nas rotas para o Oriente”. Aliás, Portugal teve que disputar não somente com a Espanha as rotas para o Oriente, mas também com Inglaterra, Holanda e França que ignoraram o Tratado de Tordesilhas. Onde existe hegemonia, aqui?!
-
A chegada de Cabral não teria sido um acaso. Possivelmente, Vasco da Gama instruiu Cabral a desviar da costa africana para fugir das correntes marítimas contrárias no Golfo da Guiné. A passagem de Cabral pelo Brasil possivelmente serviu como uma ação para garantir a posse do território garantido aos portugueses através do que foi estipulado no . Fonte:https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/descobrimento-brasil.htm