SóProvas


ID
5248828
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Marília - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Se M1 é a massa do solo úmido mais a massa do recipiente, expressa em gramas, e M3 é a massa do recipiente, expressa em gramas, então, ao utilizar a fórmula w = M1 - M2/M2 - M3 x 100 para determinar o teor de umidade de um solo úmido, em porcentagem, conclui-se que M2 é a massa do solo

Alternativas
Comentários
  • O solo consiste na camada superficial da Terra, oriundo dos processos de intemperismo e decomposição das rochas. Ele é composto por três fases: a sólida, representada pela matéria orgânica e inorgânica; a líquida, que consiste na água do solo; e a gasosa, compreendida pelo ar presente em seu interior.


    Nesse contexto, o teor de umidade (w) de uma amostra de solo é definido como o quociente entre a massa de água presente na amostra de solo (mágua) e a massa seca das partículas sólidas da amostra, isto é, a massa da amostra de solo seca (msolo seco). Vale ressaltar que o teor de umidade comumente é expresso em porcentagem. Logo, é preciso multiplicar o cálculo anterior por 100%. Com isso, pode-se escrever que:

     


    Relacionando tal equação com a dada pelo enunciado, resulta que:




    Pelas definições do enunciado, tem-se que:




    Logo:




    Logo, M2 é a massa de solo seco mais a massa do recipiente. Como todas as demais unidades foram dadas em gramas pelo enunciado, M2 também está em gramas. Portanto, a alternativa B está correta.


    Gabarito do Professor: Letra B.

  • Está mais pra raciocinio lógico essa questão. Rsrsrs