Tema da inflação e do regime de metas para controlá-la.
Vamos verificar os itens, aprendendo e assinalando verdadeiro ou falso:
(F) Índice de inflação cheio considera todos os itens do IPCA, já o índice de inflação por núcleo retira aqueles elementos mais voláteis, tentando captar apenas a tendência da inflação. Como o índice de inflação cheio é mais completo e rígido, o mercado entende ser menos flexível.
(F) Muito pelo contrário, uma meta pontual de inflação é mais difícil de se obter, especialmente em um contexto de choque inflacionário. A adoção de meta intervalar, por bandas superior e inferior, é muito mais flexível para acomodar a inflação dentro da meta, sobretudo na presença de choque inflacionário.
(V) Quanto menor o tempo para conduzir a inflação para sua respectiva meta, tanto melhor será esse cenário para o mercado. A convergência das expectativas da inflação para patamares mais baixos ocorrerá mais rápido, dificultando o comportamento inercial da inflação.
(F) Tudo no item está correto, exceto que não é o presidente da CVM que realiza essa comunicação e sim o presidente do Banco Central do Brasil (BCB).
Portanto, temos F - F - V - F.
Gabarito do Professor: Letra B.
Escolher índice de Inflação cheio transmite flexibilidade ao mercado - FALSO: resumidadamente, a adoção do índice cheio implica em incorporar itens que possuem alta volatilidade.Assim, para realizar o devido controle da inflação, deverá ser aditado um controle mais rígido
Escolha de uma meta pontual de inflação permiti acomodar choques inflacionários - FLASO: obviamente, para acomodar choques inflacionários uma meta por faixa é a indicada e não uma meta pontual.
Escolha de um período de tempo curto no qual é esperado alcançar a meta passa credibilidade ao mercado. - VERDADEIRO: teoricamente é verdadeiro....acredito que não funcione para o Brasil! kkkk
Caso não atinja a meta o presidente da Comissão de Valores Mobiliários deverá fazer uma carta destinada ao Ministro da Fazenda demonstrando os motivos para não ter conseguido atingir a meta de inflação - FALSO: quem tem que enviar as devidas justificas não é o presidente da CVM, mas o do BANCO CENTRAL, onde por meio de carta aberta ao Ministro da Fazenda, presidente do CMN, deve descrever de forma detalhada as causas do descumprimento, as providências para assegurar o retorno da inflação aos limites estabelecidos e o prazo no qual se espera que as providências produzam efeito.