GABARITO: E
Expansão das reservas compulsórias: Menor oferta de moeda= diminuição dos meios de pagamento.
Redução das reservas compulsórias: Maior oferta de moeda= aumento dos meios de pagamento.
Compra de títulos da dívida pública pelo Bacen: Maior oferta de moeda= aumento dos meios de pagamento.
Venda de títulos da dívida pública pelo Bacen: Menor oferta de moeda= diminuição dos meios de pagamento.
Maiores restrições quanto aos tipos títulos de Redesconto: Menor oferta de moeda= diminuição dos meios de pagamento.
Assertiva sobre os meios de pagamento e fatores que alteram seu volume. Vamos direto ao ponto analisar cada uma das proposições, lembrando que a questão pede apenas medidas que tendem a aumentar os meios de pagamento:
I - FALSA. A expansão da taxa de reservas compulsórias diminui a quantidade de recursos disponíveis para os bancos comerciais emprestarem, sendo assim os meios de pagamento irão DIMINUIR.
II - VERDADEIRA. Como foi visto no item I, esta é a situação oposta, isto é, há o aumento dos recursos emprestáveis pelos bancos comerciais.
III - VERDADEIRA. Também conhecido como operações de "open market" ou de mercado aberto, o BACEN, ao comprar títulos da dívida pública, está injetando dinheiro na economia e recolhendo papéis (títulos). Assim, os meios de pagamento tenderão a aumentar.
IV - FALSA. Situação inversa ao item III, a venda de títulos enxuga a liquidez na economia, recolhendo recursos aos cofres do BACEN e entregando papéis (títulos) ao público.
V - FALSA. Normalmente se refere ao aumento/ diminuição da taxa de redesconto como política monetária realizada pelo BACEN. Porém, de qualquer forma, essas restrições tenderão a dificultar as operações de redesconto dos bancos comerciais, provocando um maior "conservadorismo" para emprestar e evitar a falta de liquidez ao fim do dia, diminuindo os meios de pagamento.
Portanto, temos apenas a II e III como verdadeiras.
Gabarito do Professor: Letra E.