O verbo "preceder" é bem malandrinho. Se formos olhar a regência dele com cuidado, criaríamos uma dúvida em relação à questão.
Preceder no sentido de "vir antes" é VTD (ideia de posição temporal ou espacial). Ex.: A arrogância precede a (artigo) queda! A Copa das Confederações sempre precede a (artigo) Copa do Mundo um ano antes.
Preceder no sentido de "prioridade", "superar", "ter precedência" é VTI. Ex.: Amor e fidelidade precedem a (preposição) qualquer outro sentimento dentro de um casamento. Carlos sempre precede ao irmão nos jogos escolares.
Tema de Economia Brasileira Contemporânea sendo abordado, mais especificamente sobre a economia da década de 90.
Vamos analisar cada uma das alternativas e acertar a questão:
A) Errada. O principal problema da sociedade brasileira nos anos 90 foi o desafio das elevadíssimas taxas de inflação e o Plano Real se destacou nesse combate. Havia problemas no orçamento público e isso também foi abordado no contexto dos planos de combate à hiperinflação. A crise da dívida externa ocorreu na década anterior em 1982/1983; o Plano Brady, na década de 90, contribuiu para a melhora da questão externa.
B) Errada. Completamente errado, o Plano Real foi implementado por fases e teve um longo período de acomodação. Ademais, não houve congelamento de preços ou qualquer imposição por parte da equipe econômica, tudo sendo feito com transparência e aviso prévio, a adesão ao URV (Unidade Real de Valor) foi voluntária, por exemplo.
C) Errada. Além das privatizações, houve corte de gastos, aumento de impostos e diminuição das transferências e vinculações obrigatórias com a criação do FSE (Fundo Social de Emergência).
D) Certa. Essa foi, de fato, uma variável chave no sucesso do Plano Real, uma vez que contou com forte apoio da sociedade e a oposição ao Plano logo ficou esvaziada e enfraquecida à medida que a vitória no combate à inflação se mostrava evidente.
E) Errada. Muito pelo contrário, o Plano Real ao manter a taxa de câmbio valorizada estimulou muito as importações, estratégia adotada para pressionar os preços domésticos para baixo e evitar a aceleração inflacionária devido a maior competição com importados. O resultado negativo disso, infelizmente, foi a falência de muitas empresas industriais domésticas.
Gabarito do Professor: Letra D.