SóProvas


ID
5250376
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Marília - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A questão refere-se à situação descrita a seguir:

  O projeto de um edifício público em Marília compreenderá pavimento térreo mais dois pavimentos acima, com previsão de acesso do público aos três pavimentos. O edifício será dotado de rampas que substituirão escadas para vencer o desnível entre pavimentos, não se prevendo outro dispositivo de circulação vertical para garantir acessibilidade para pessoas com deficiência. Cada pavimento será dotado de conjunto de sanitários acessíveis.
  A normatização de segurança contra incêndios exige, para as condições do projeto, compartimentação vertical.
   Serão especificados pisos cerâmicos que, de maneira geral, estarão sujeitos a tráfego muito intenso de público, sendo necessária resistência altíssima, facilidade de limpeza e baixa suscetibilidade a encardimento.
   O estacionamento de veículos está previsto em pavimento semienterrado, ao qual os veículos terão acesso por rampa exclusiva, separada da circulação de pedestres. Por restrições da geometria do terreno, essa rampa deverá ter início no alinhamento do terreno.
   Foi solicitado parecer inicial quanto aos parâmetros a serem adotados para atendimento à legislação e à normatização aplicáveis.

A resistência dos revestimentos dos pisos cerâmicos à abrasão superficial será garantida especificando-se, no projeto, materiais com

Alternativas
Comentários
  • PEI 5-   recomendado para ambientes residenciais e comerciais com trafego muito elevado. Ex: restaurantes, churrascarias, lanchonetes, lojas, bancos, entradas, corredores, etc.

  • A sigla PEI origina-se do laboratório que desenvolveu este método de ensaio (Porcelain Enamel Institute), e indica um índice de resistência ao desgaste superficial em placas cerâmicas esmaltadas para revestimento (expostas a uma carga abrasiva a um determinado número de giros).

    PEI 1 (menos resistente):

    Produto recomendado para ambientes residenciais onde se caminha geralmente com chinelos ou pés descalços.

    Exemplo: banheiros e dormitórios residenciais sem portas para o exterior.

    PEI 2:

    Produto recomendado para ambientes residenciais onde se caminha geralmente com sapatos.

    Exemplo: todas as dependências residenciais, com exceção das cozinhas e entradas.

    PEI 3:

    Produto recomendado para ambientes residenciais onde se caminha geralmente com alguma quantidade de sujeira abrasiva que não seja areia e outros materiais de dureza maior que areia (todas as dependências residenciais).

    PEI 4:

    Produto recomendado para ambientes residenciais (todas as dependências) e comerciais com alto tráfego.

    Exemplo: restaurantes, churrascarias, lojas, bancos, entradas, caminhos preferenciais, vendas e exposições abertas ao público e outras dependências.

    PEI 5 (mais resistente):

    Produto recomendado para ambientes residenciais e comerciais com tráfego muito elevado.

    Exemplo: restaurantes, churrascarias, lanchonetes, lojas, bancos, entradas, corredores, exposições abertas ao público, consultório, outras dependências.

  • A escala PEI (Porcelain Enamel Institute) descreve a resistência à abrasão superficial em pisos cerâmicos esmaltados em decorrência desgaste mecânico proveniente do trânsito de pessoas, causando danos ao esmalte das placas cerâmicas como variação de cor, brilho e outros aspectos. A escala PEI tem sua classificação de variação entre 0 e 5, sendo o grupo 0 de baixíssima resistência à abrasão e o grupo 5 de altíssima resistência à abrasão, conforme indicado nas tabelas a seguir. Esta classificação também orienta quanto à aplicação adequada das cerâmicas nos locais de uso, como em piso, parede, cômodos com baixo ou alto tráfego.

    A questão apresenta uma situação em que é exigido aplicação de um piso cerâmico de altíssima resistência em um edifício público com tráfego muito intenso. Desta forma, é aconselhável utilizar um piso cerâmico com a classificação mais alta na escala de resistência à abrasão (PEI), portanto, PEI 5.



    O índice CBR (California Bearing Ratio), apresentado como alternativa de resposta, refere-se à um teste de penetração aplicado no solo para obter-se informações sobre as suas características mecânicas, frequentemente utilizado em estradas e obras de pavimentação rodoviárias. Quanto maior o valor CBR, maior é a resistência do solo. 


    Gabarito do Professor: Letra B.

  • California Bearing Ratio (CBR) - Índice de Suporte Califórnia

    É o principal método de avaliação da resistência do solo para o dimensionamento de pavimentos.

    O Ensaio de índice de suporte Califórnia tem por função determinar a resistência a penetração no solo através de um pistão padronizado, de 20 centímetros quadrados de área, em relação a uma brita padrão e também a expansão da amostra através da diferença inicial e final de volume.