-
A avaliação 360 graus é feita de modo circular, por pessoas que mantém alguma interação com o avaliado, ou seja, o líder imediato, os colegas e pares, os subordinados, e o próprio avaliado.
-
Quem deve avaliar o colaborador? O gerente, o inididuo e o gerente, a equipe de trabalho, a avaliação 360º, a avaliação para cima, a comissão de avaliação, o orgão de RH?A avaliação de desembpenho 360º não é limitada aos superiores ou subordinados apenas, é o contexto geral. Nesse modelo, o colaborador é avaliado por todos aqueles aos quais ele tem envolvimento, como chefe, subordinado, clientes, fornecedores, ou seja, todos que estão a sua volta(por isso 360º). É importante lembrar que para aceitar esse modelo de avaliação o colaborador deve ser aberto e estar preparado para não ficar melindrado na execução das suas tarefas por estar cercado de avaliadores. É um dos métodos modernos de avaliação de desempenho, assim como a APPO(avaliação participativa por objetivos).
-
Os prós e contras da avaliação em 360º
Prós:
- O sistema é mais compreensivo e as avaliações provém de múltiplas perspectivas.
- A qualidade da informação é melhor.
- Complementa as iniciativas da qualidade total.
- Enfatiza os clientes internos/externos e o espírito de equipe.
- Como a retroação vem de vários avaliadores, pode haver preconceitos e prejuízos.
- A retroação fornecida pelo entorno permite o auto-desenvolvimento do avaliado.
Contras:
- O sistema éadministrativamente complexo para combinar todas as avaliações.
- A retroação pode intimidar e provocar ressentimentos no avaliado.
- Pode envolver avaliações conflitivas sob diferentes pontos de vista.
- O sistema requer treinamento dos avaliadores para funcionar bem.
- As pessoas podem fazer conluio ou jogo para dar avaliação inválida para as outras.
-
todo mundo falou e falou,mas ninguem explicou ao certo pq a assertiva esta errada...
-
A questão está errada porque a avaliação de desempenho circular ou 360° não limita os avaliadores somente aos superiores e aos subordinados. Esse tipo de avaliação limita os avaliadores aos superiores, aos colegas e pares, aos subordinados - quando houver - e ao próprio avaliado. Sendo assim a assertiva está incompleta, o que gera o erro.
Bons estudos a todos!
-
com um pouco de raciocinio logico mataria a charada. 360.é gira em um eixo completo, icluso a si proprio.
-
-
Questão de 2009, ou seja, anterior ao estabelecimento da "Doutrina" e "Jurisprudência" do CESPE!
-
NESSE TIPO DE AVALIAÇÃO, O FUNCIONÁRIO RECEBE UMA AVALIAÇÃO DE TODAS AS ÁREAS E PESSOAS COM QUEM TEM CONTATO, DIRETA E INDIRETAMENTE, NO CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO. DESSA FORMA, OS CHEFES, OS COLEGAS DE TRABALHO, OS CLIENTES INTERNOS E EXTERNOS, FORNECEDORES, SUBORDINADOS E INCLUSIVE O PRÓPRIO FUNCIONÁRIO (AUTOAVALIAÇÃO) AVALIAM, CADA UM DE SUA FORMA, O TRABALHO DO FUNCIONÁRIO. ASSIM SENDO, A AVALIAÇÃO FICA MUITO MAIS COMPLETA, POIS O FUNCIONÁRIO É ANALISADO EM RELAÇÃO A TODAS AS DEMANDAS QUE ENFRENTA DENTRO DA EMPRESA.
GABARITO ERRADO
-
ERRADO
A avaliação de desempenho circular ou 360º aplicada ao profissional avaliado em uma organização não limita os avaliadores aos superiores e, quando houver, aos subordinados.
Nesse tipo de avaliação, o funcionário recebe uma avaliação de TODAS as áreas e pessoas com quem tem contato no contexto da Organização: os chefes, os colegas de trabalho, os clientes internos e externos, fornecedores e subordinados.