SóProvas


ID
5251024
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto CB1A1-I

   Desde que o almirante Pedro Álvares Cabral oficialmente descobriu a Terra de Santa Cruz, em abril de 1500, o primeiro português a estabelecer uma marca na história mineral do Brasil foi Martim Afonso de Souza. Depois de fundar a pequena vila de São Vicente, no litoral de São Paulo, a primeira base estabelecida na América portuguesa, no ano de 1531, ele tentou descobrir ouro, prata e pedras preciosas antes de sua partida para Lisboa. Esse plano visava confirmar notícias trazidas por quatro homens de sua comitiva sobre a existência de minas abundantes em ouro e prata na região do Rio Paraguai. Sob essa orientação, três expedições foram realizadas, todas em 1531: nas montanhas ao longo da costa do Rio de Janeiro, ao sul do estado de São Paulo e no Rio da Prata, mais ao sul.
   No entanto, as primeiras iniciativas para descoberta de metais e pedras preciosas em terras brasileiras falharam, devido às dificuldades daquela época. Apesar disso, o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas.
   Durante todo o século XVI, os portugueses usaram recursos financeiros, trabalho, soldados, artesãos de todos os tipos (cortadores, mineiros, construtores e até mesmo engenheiros estrangeiros) nos trabalhos de pesquisa das expedições, sob a supervisão dos governadores. Mas, infelizmente, o que foi encontrado não estava à altura do que foi despendido. Mesmo os mais positivos resultados tiveram pouco significado econômico, tanto em termos de quantidade quanto de teor dos metais. Os depósitos eram, além de pobres, localizados em lugares remotos. Concluindo, quase candidamente, que as descobertas naquele século eram desapontadoras, o governador-geral Diogo de Meneses Sequeira escreveu uma carta ao rei, afirmando que “sua Alteza precisa acreditar que as atuais minas do Brasil são compostas por açúcar e pau-brasil, muito lucrativos e com os quais o Tesouro e sua Alteza não precisam gastar um simples centavo”.

Iran F. Machado e Silvia F. de M. Figueirôa. 500 anos de mineração no Brasil: breve histórico. Parte I. InBrasil Mineral. São Paulo, n.º 186, p. 44-47, ago./2000 (com adaptações).

Com relação às ideias do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

Infere-se do texto que a coroa portuguesa apostava no sucesso da atividade mineradora no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C 

    Apesar disso [disso = 'das primeiras iniciativas para descoberta de metais e pedras preciosas em terras brasileiras falharam'], o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesaque oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas

    Apostavam tanto no sucesso que “Durante todo o século XVI, os portugueses usaram recursos financeiros, trabalho, soldados, artesãos de todos os tipos (cortadores, mineiros, construtores e até mesmo engenheiros estrangeiros) nos trabalhos de pesquisa das expedições, sob a supervisão dos governadores” 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • GABARITO: C

    Infere-se do texto exatamente essa ideia ao analisar o seguinte trecho:

    •  (...) "No entanto, as primeiras iniciativas para descoberta de metais e pedras preciosas em terras brasileiras falharam, devido às dificuldades daquela época. Apesar disso, o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas."
  • CERTA

    VEJAMOS,

    FRAGMENTOS DO TEXTO QUE CONFIRMAM A RESPOSTA:

    1. Apesar disso, o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas.
    2.   Durante todo o século XVI, os portugueses usaram recursos financeiros, trabalho, soldados, artesãos de todos os tipos (cortadores, mineiros, construtores e até mesmo engenheiros estrangeiros) nos trabalhos de pesquisa das expedições, sob a supervisão dos governadores.

    Ou seja, a coroa portuguesa apostava no sucesso da atividade mineradora no Brasil, pois estimulava e investia nisso.

  • Lembrando que inferir para o CESPE é ler nas entrelinhas.

    Portanto, embora o texto não tenha dito expressamente que a coroa portuguesa APOSTAVA no sucesso da atividade mineradora no Brasil, ESTIMULAR e OFERECER "promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas" denotam implicitamente tal aposta no sucesso dessa atividade.

  • No entanto, as primeiras iniciativas para descoberta de metais e pedras preciosas em terras brasileiras falharam, devido às dificuldades daquela época. Apesar disso, o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas.

  • Apesar disso, o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa
  • CORRETO

    " ... ESTIMULADOS PELA CORTE PORTUGUESA..."

  • "...estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas."

    • A questão é de inferência, mas nem foi preciso inferir muito, pois já estava explícito no texto.

    Gab. Certo;

  • CERTO.

    Observe o trecho:

    "Apesar disso, o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas."

    A Corte Portuguesa oferecia promessas de honra e reconhecimento, logo, é possível inferir que apostava no sucesso da atividade mineradora no Brasil.

    • Infere-se = interpretação, não está no texto!
    • gabarito C

  • "No entanto, as primeiras iniciativas para descoberta de metais e pedras preciosas em terras brasileiras falharam, devido às dificuldades daquela época. Apesar disso, o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas."

  • A corte portuguesa oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas. Ora, se oferecia promessas de honra e reconhecimento, é sinal que acreditavam na existência dessas riquezas. Alem disso, o fato de terem usado recursos financeiros, trabalho, soldados, artesãos de todos os tipos nos trabalhos de pesquisa das expedições também reforça essa ideia. A corte não faria um esforço tão grande se não acreditasse existir ouro naquelas terras.

  • Gabarito: C

    Quando o cespe falar "segundo o texto", a resposta estará explícita. Já quando falar "infere-se", a resposta estará implicitamente no texto. Ao lê-lo, percebe-se que a corte portuguesa, de fato, aposta no sucesso da atividade mineradora no Brasil, senão vejamos:

    (...) Apesar disso (concessiva=mesmo com a falha, ainda assim...), o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas.

    (...) os portugueses usaram recursos financeiros, trabalho, soldados, artesãos de todos os tipos (cortadores, mineiros, construtores e até mesmo engenheiros estrangeiros) nos trabalhos de pesquisa das expedições, sob a supervisão dos governadores.

  • A corte portuguesa deu mts recursos para a exploração, né? Logo, infere-se q eles apostavam no sucesso da atividade.

  • ....estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas.

  • estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas.

  • nem precisa ler o texto para saber disso!
  • Se você investe tempo e dinheiro para passar na PF, você visa o fracasso? Com essa analógia dava para responder.

  • Minha contribuição.

    Interpretação de texto: consiste em saber o que se infere (conclui) do que está escrito. Os comandos de interpretação (está fora (além) do texto) são:

    Depreende-se/infere-se/conclui-se do texto que...

    O texto permite deduzir que...

    É possível subentender-se a partir do texto que...

    Qual a intenção do autor quando afirma que...

    O texto possibilita o entendimento de que...

    Com o apoio do texto, infere-se que...

    O texto encaminha o leitor para...

    Pretende o texto mostrar que o leitor...

    O texto possibilita deduzir-se que...

     

     

    Compreensão de texto: consiste em analisar o que realmente está escrito, ou seja, coletar dados do texto. Os comandos de compreensão (está no texto) são:

    Segundo o texto...

    O autor/narrador do texto diz que...

    O texto informa que...

    No texto...

    Tendo em vista o texto...

    De acordo com o texto...

    O autor sugere ainda...

    O autor afirma que...

    Na opinião do autor do texto...

    Fonte: Colaboradores do QC

    Abraço!!!

  • Acredito que a resposta para essa questão, se encontra aqui. Vejamos:

    ''Durante todo o século XVI, os portugueses usaram recursos financeiros, trabalho, soldados, artesãos de todos os tipos (cortadores, mineiros, construtores e até mesmo engenheiros estrangeiros) nos trabalhos de pesquisa das expedições, sob a supervisão dos governadores. Mas, infelizmente, o que foi encontrado não estava à altura do que foi despendido''.

    Considerações: Até a chegada deste 3º paragrafo citado acima, sabemos que os portugueses não tinham encontrado metais preciosos, porém existia uma informação dada a Martin Afonso de que havia a possibilidade de encontrar esses metais valorosos. Dito isso, chegamos ao 3º paragrafo, conforme citado acima que trará a informação de que eles investiram, apostaram ou compraram a ideia ou informação dada a Martin Afonso sobre a existência de metais preciosos.

    LEIA O 3º PARAGRAFO DEIXADO ACIMA!

    Gab: Certo.

  • Gab: Certo

    "Apesar disso [as primeiras iniciativas para descoberta de metais e pedras preciosas em terras brasileiras falharam, devido às dificuldades daquela época], o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas."

    Foco, força e fé! Desistir, jamais! Bons estudos!

  • Certo.

    No entanto, as primeiras iniciativas para descoberta de metais e pedras preciosas em terras brasileiras falharam, devido às dificuldades daquela época. Apesar disso[....]( nota-se que, apesar de eles falharem, a coroa continua a apostar em investimentos( isso deixa claro que ela acreditava no sucesso da atividade.)

  • Apesar disso, o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas.

  • Apesar disso, o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas.

  • Essa palavra Apostar, ficou difícil de interpretar, quase uma ambiguidade.

    Resposta, certa, mas...não sei se marcaria na prova.

  • QUESTÃO DE INTERPRETAÇÃO

    Porque da para induzir ou chegar a essa conclusão? porque os portugueses estavam investindo seus recursos financeiros, trabalho, soldados, artesãos de todos os tipos (cortadores, mineiros, construtores e até mesmo engenheiros estrangeiros) nos trabalhos de pesquisa das expedições, eles não investiriam tanto tempo, dinheiro e trabalho.... se não apostasse no sucesso da atividade.

  • GABARITO: CERTO

    Segundo parágrafo do texto: "(...) Apesar disso, o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas".

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não podes desistir.

  • Infere-se do texto que a coroa portuguesa apostava no sucesso da atividade mineradora no Brasil.

    texto...

    o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas.

    gabarito correto e não houve nenhuma ambiguidade no texto

  • Apesar disso, o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas.

  • "Durante todo o século XVI, os portugueses usaram recursos financeiros, trabalho, soldados, artesãos de todos os tipos (cortadores, mineiros, construtores e até mesmo engenheiros estrangeiros) nos trabalhos de pesquisa das expedições, sob a supervisão dos governadores."

    Se investia, significa que apostava.

    Gabarito: certo

  • Discordo do gabarito!

    O desejo de descobrir riqueza é uma coisa, apostar sucesso da atividade mineradora.

  • Eu também discordo do gabarito como alguns, fato é que se a Coroa apostava no sucesso dessa atividade ela não precisaria oferecer recompensa, pois ela estaria partindo do pressuposto de que a riqueza minieral iria vir de qualquer forma. Se ela oferecia recompensa é porque ela queria o ouro mas não acreditava que os mineradores seriam capazes de conseguir alguma coisa sem estímulo, é mais ou menos a mesma lógica que oferecer recompensa pra caçar um foragido. Porém, depois de resolver muitas questões de interpretação do Cespe já tenho plena consciência que o examinador adota a linha de interpretação mais simplória possível, então não marco um item desse errado por procurar pelo em ovo

  • Eu ia discordar do GAB, mas esse trecho, de fato, torna a assertiva CORRETA

    -->> "Apesar disso, o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, ESTIMULADOS PELA CORTE PORTUGUESA, que OFERECIA PROMESSAS de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas."

    Também ERREI na resposta, mas CONCORDO com o GABARITO!

  • Apesar disso, o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa (...)"

  • CERTO.

    "...ele tentou descobrir ouro, prata e pedras preciosas antes de sua partida para Lisboa. Esse plano visava confirmar notícias trazidas por quatro homens de sua comitiva sobre a existência de minas abundantes em ouro e prata na região do Rio Paraguai. Sob essa orientação, três expedições foram realizadas, todas em 1531: nas montanhas ao longo da costa do Rio de Janeiro, ao sul do estado de São Paulo e no Rio da Prata, mais ao sul."

  • o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas.

  • Essa resposta depende muito da visão de cada um, mas eu discordo, pois, não é pelo fato de lhe estimular e oferecer uma recompensa pela sua aprovação que eu estou apostando em você, eu apenas quero que você passe e estou te incentivando. Em qual trecho da questão é mencionado algo referente a uma aposta? uma coisa é eu te incentivar, outra coisa é apostar em você por ter certeza de que você vai conseguir.

    Se a questão afirmasse: Infere-se do texto que a coroa portuguesa tinha esperança no sucesso da atividade mineradora no Brasil. Estaria corretíssima.

    Segue o baile...

  • A coroa portuguesa apostava no sucesso da atividade mineradora no Brasil, pois investiu recursos financeiros, trabalho, soldados, artesãos de todos os tipos.......

  • Pode-se inferir através desses dois excertos

    [...]Apesar disso, o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas.

    [...] Durante todo o século XVI, os portugueses usaram recursos financeiros, trabalho, soldados, artesãos de todos os tipos (cortadores, mineiros, construtores e até mesmo engenheiros estrangeiros) nos trabalhos de pesquisa das expedições, sob a supervisão dos governadores.

    Gab. CERTO.

  • GABARITO: CORRETO

    Apesar disso, o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa (...)"