-
Gab. C
“Apesar disso [disso = 'das primeiras iniciativas para descoberta de metais e pedras preciosas em terras brasileiras falharam'], o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas.
Apostavam tanto no sucesso que “Durante todo o século XVI, os portugueses usaram recursos financeiros, trabalho, soldados, artesãos de todos os tipos (cortadores, mineiros, construtores e até mesmo engenheiros estrangeiros) nos trabalhos de pesquisa das expedições, sob a supervisão dos governadores”
Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp
bons estudos!
-
GABARITO: C
Infere-se do texto exatamente essa ideia ao analisar o seguinte trecho:
- (...) "No entanto, as primeiras iniciativas para descoberta de metais e pedras preciosas em terras brasileiras falharam, devido às dificuldades daquela época. Apesar disso, o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas."
-
CERTA
VEJAMOS,
FRAGMENTOS DO TEXTO QUE CONFIRMAM A RESPOSTA:
- Apesar disso, o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas.
- Durante todo o século XVI, os portugueses usaram recursos financeiros, trabalho, soldados, artesãos de todos os tipos (cortadores, mineiros, construtores e até mesmo engenheiros estrangeiros) nos trabalhos de pesquisa das expedições, sob a supervisão dos governadores.
Ou seja, a coroa portuguesa apostava no sucesso da atividade mineradora no Brasil, pois estimulava e investia nisso.
-
Lembrando que inferir para o CESPE é ler nas entrelinhas.
Portanto, embora o texto não tenha dito expressamente que a coroa portuguesa APOSTAVA no sucesso da atividade mineradora no Brasil, ESTIMULAR e OFERECER "promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas" denotam implicitamente tal aposta no sucesso dessa atividade.
-
No entanto, as primeiras iniciativas para descoberta de metais e pedras preciosas em terras brasileiras falharam, devido às dificuldades daquela época. Apesar disso, o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas.
-
Apesar disso, o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa
-
CORRETO
" ... ESTIMULADOS PELA CORTE PORTUGUESA..."
-
"...estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas."
- A questão é de inferência, mas nem foi preciso inferir muito, pois já estava explícito no texto.
Gab. Certo;
-
CERTO.
Observe o trecho:
"Apesar disso, o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas."
A Corte Portuguesa oferecia promessas de honra e reconhecimento, logo, é possível inferir que apostava no sucesso da atividade mineradora no Brasil.
-
- Infere-se = interpretação, não está no texto!
- gabarito C
-
"No entanto, as primeiras iniciativas para descoberta de metais e pedras preciosas em terras brasileiras falharam, devido às dificuldades daquela época. Apesar disso, o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas."
-
A corte portuguesa oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas. Ora, se oferecia promessas de honra e reconhecimento, é sinal que acreditavam na existência dessas riquezas. Alem disso, o fato de terem usado recursos financeiros, trabalho, soldados, artesãos de todos os tipos nos trabalhos de pesquisa das expedições também reforça essa ideia. A corte não faria um esforço tão grande se não acreditasse existir ouro naquelas terras.
-
Gabarito: C
Quando o cespe falar "segundo o texto", a resposta estará explícita. Já quando falar "infere-se", a resposta estará implicitamente no texto. Ao lê-lo, percebe-se que a corte portuguesa, de fato, aposta no sucesso da atividade mineradora no Brasil, senão vejamos:
(...) Apesar disso (concessiva=mesmo com a falha, ainda assim...), o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas.
(...) os portugueses usaram recursos financeiros, trabalho, soldados, artesãos de todos os tipos (cortadores, mineiros, construtores e até mesmo engenheiros estrangeiros) nos trabalhos de pesquisa das expedições, sob a supervisão dos governadores.
-
A corte portuguesa deu mts recursos para a exploração, né? Logo, infere-se q eles apostavam no sucesso da atividade.
-
....estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas.
-
estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas.
-
nem precisa ler o texto para saber disso!
-
Se você investe tempo e dinheiro para passar na PF, você visa o fracasso? Com essa analógia dava para responder.
-
Minha contribuição.
Interpretação de texto: consiste em saber o que se infere (conclui) do que está escrito. Os comandos de interpretação (está fora (além) do texto) são:
Depreende-se/infere-se/conclui-se do texto que...
O texto permite deduzir que...
É possível subentender-se a partir do texto que...
Qual a intenção do autor quando afirma que...
O texto possibilita o entendimento de que...
Com o apoio do texto, infere-se que...
O texto encaminha o leitor para...
Pretende o texto mostrar que o leitor...
O texto possibilita deduzir-se que...
Compreensão de texto: consiste em analisar o que realmente está escrito, ou seja, coletar dados do texto. Os comandos de compreensão (está no texto) são:
Segundo o texto...
O autor/narrador do texto diz que...
O texto informa que...
No texto...
Tendo em vista o texto...
De acordo com o texto...
O autor sugere ainda...
O autor afirma que...
Na opinião do autor do texto...
Fonte: Colaboradores do QC
Abraço!!!
-
Acredito que a resposta para essa questão, se encontra aqui. Vejamos:
''Durante todo o século XVI, os portugueses usaram recursos financeiros, trabalho, soldados, artesãos de todos os tipos (cortadores, mineiros, construtores e até mesmo engenheiros estrangeiros) nos trabalhos de pesquisa das expedições, sob a supervisão dos governadores. Mas, infelizmente, o que foi encontrado não estava à altura do que foi despendido''.
Considerações: Até a chegada deste 3º paragrafo citado acima, sabemos que os portugueses não tinham encontrado metais preciosos, porém existia uma informação dada a Martin Afonso de que havia a possibilidade de encontrar esses metais valorosos. Dito isso, chegamos ao 3º paragrafo, conforme citado acima que trará a informação de que eles investiram, apostaram ou compraram a ideia ou informação dada a Martin Afonso sobre a existência de metais preciosos.
LEIA O 3º PARAGRAFO DEIXADO ACIMA!
Gab: Certo.
-
Gab: Certo
"Apesar disso [as primeiras iniciativas para descoberta de metais e pedras preciosas em terras brasileiras falharam, devido às dificuldades daquela época], o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas."
Foco, força e fé! Desistir, jamais! Bons estudos!
-
Certo.
No entanto, as primeiras iniciativas para descoberta de metais e pedras preciosas em terras brasileiras falharam, devido às dificuldades daquela época. Apesar disso[....]( nota-se que, apesar de eles falharem, a coroa continua a apostar em investimentos( isso deixa claro que ela acreditava no sucesso da atividade.)
-
Apesar disso, o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas.
-
Apesar disso, o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas.
-
Essa palavra Apostar, ficou difícil de interpretar, quase uma ambiguidade.
Resposta, certa, mas...não sei se marcaria na prova.
-
QUESTÃO DE INTERPRETAÇÃO
Porque da para induzir ou chegar a essa conclusão? porque os portugueses estavam investindo seus recursos financeiros, trabalho, soldados, artesãos de todos os tipos (cortadores, mineiros, construtores e até mesmo engenheiros estrangeiros) nos trabalhos de pesquisa das expedições, eles não investiriam tanto tempo, dinheiro e trabalho.... se não apostasse no sucesso da atividade.
-
GABARITO: CERTO
Segundo parágrafo do texto: "(...) Apesar disso, o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas".
Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.
-Tu não podes desistir.
-
Infere-se do texto que a coroa portuguesa apostava no sucesso da atividade mineradora no Brasil.
texto...
o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas.
gabarito correto e não houve nenhuma ambiguidade no texto
-
Apesar disso, o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas.
-
"Durante todo o século XVI, os portugueses usaram recursos financeiros, trabalho, soldados, artesãos de todos os tipos (cortadores, mineiros, construtores e até mesmo engenheiros estrangeiros) nos trabalhos de pesquisa das expedições, sob a supervisão dos governadores."
Se investia, significa que apostava.
Gabarito: certo
-
Discordo do gabarito!
O desejo de descobrir riqueza é uma coisa, apostar sucesso da atividade mineradora.
-
Eu também discordo do gabarito como alguns, fato é que se a Coroa apostava no sucesso dessa atividade ela não precisaria oferecer recompensa, pois ela estaria partindo do pressuposto de que a riqueza minieral iria vir de qualquer forma. Se ela oferecia recompensa é porque ela queria o ouro mas não acreditava que os mineradores seriam capazes de conseguir alguma coisa sem estímulo, é mais ou menos a mesma lógica que oferecer recompensa pra caçar um foragido. Porém, depois de resolver muitas questões de interpretação do Cespe já tenho plena consciência que o examinador adota a linha de interpretação mais simplória possível, então não marco um item desse errado por procurar pelo em ovo
-
Eu ia discordar do GAB, mas esse trecho, de fato, torna a assertiva CORRETA
-->> "Apesar disso, o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, ESTIMULADOS PELA CORTE PORTUGUESA, que OFERECIA PROMESSAS de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas."
Também ERREI na resposta, mas CONCORDO com o GABARITO!
-
Apesar disso, o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa (...)"
-
CERTO.
"...ele tentou descobrir ouro, prata e pedras preciosas antes de sua partida para Lisboa. Esse plano visava confirmar notícias trazidas por quatro homens de sua comitiva sobre a existência de minas abundantes em ouro e prata na região do Rio Paraguai. Sob essa orientação, três expedições foram realizadas, todas em 1531: nas montanhas ao longo da costa do Rio de Janeiro, ao sul do estado de São Paulo e no Rio da Prata, mais ao sul."
-
o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas.
-
Essa resposta depende muito da visão de cada um, mas eu discordo, pois, não é pelo fato de lhe estimular e oferecer uma recompensa pela sua aprovação que eu estou apostando em você, eu apenas quero que você passe e estou te incentivando. Em qual trecho da questão é mencionado algo referente a uma aposta? uma coisa é eu te incentivar, outra coisa é apostar em você por ter certeza de que você vai conseguir.
Se a questão afirmasse: Infere-se do texto que a coroa portuguesa tinha esperança no sucesso da atividade mineradora no Brasil. Estaria corretíssima.
Segue o baile...
-
A coroa portuguesa apostava no sucesso da atividade mineradora no Brasil, pois investiu recursos financeiros, trabalho, soldados, artesãos de todos os tipos.......
-
-
Pode-se inferir através desses dois excertos
[...]Apesar disso, o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas.
[...] Durante todo o século XVI, os portugueses usaram recursos financeiros, trabalho, soldados, artesãos de todos os tipos (cortadores, mineiros, construtores e até mesmo engenheiros estrangeiros) nos trabalhos de pesquisa das expedições, sob a supervisão dos governadores.
Gab. CERTO.
-
GABARITO: CORRETO
Apesar disso, o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa (...)"