SóProvas


ID
5251033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto CB1A1-I

   Desde que o almirante Pedro Álvares Cabral oficialmente descobriu a Terra de Santa Cruz, em abril de 1500, o primeiro português a estabelecer uma marca na história mineral do Brasil foi Martim Afonso de Souza. Depois de fundar a pequena vila de São Vicente, no litoral de São Paulo, a primeira base estabelecida na América portuguesa, no ano de 1531, ele tentou descobrir ouro, prata e pedras preciosas antes de sua partida para Lisboa. Esse plano visava confirmar notícias trazidas por quatro homens de sua comitiva sobre a existência de minas abundantes em ouro e prata na região do Rio Paraguai. Sob essa orientação, três expedições foram realizadas, todas em 1531: nas montanhas ao longo da costa do Rio de Janeiro, ao sul do estado de São Paulo e no Rio da Prata, mais ao sul.
   No entanto, as primeiras iniciativas para descoberta de metais e pedras preciosas em terras brasileiras falharam, devido às dificuldades daquela época. Apesar disso, o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas.
   Durante todo o século XVI, os portugueses usaram recursos financeiros, trabalho, soldados, artesãos de todos os tipos (cortadores, mineiros, construtores e até mesmo engenheiros estrangeiros) nos trabalhos de pesquisa das expedições, sob a supervisão dos governadores. Mas, infelizmente, o que foi encontrado não estava à altura do que foi despendido. Mesmo os mais positivos resultados tiveram pouco significado econômico, tanto em termos de quantidade quanto de teor dos metais. Os depósitos eram, além de pobres, localizados em lugares remotos. Concluindo, quase candidamente, que as descobertas naquele século eram desapontadoras, o governador-geral Diogo de Meneses Sequeira escreveu uma carta ao rei, afirmando que “sua Alteza precisa acreditar que as atuais minas do Brasil são compostas por açúcar e pau-brasil, muito lucrativos e com os quais o Tesouro e sua Alteza não precisam gastar um simples centavo”.

Iran F. Machado e Silvia F. de M. Figueirôa. 500 anos de mineração no Brasil: breve histórico. Parte I. InBrasil Mineral. São Paulo, n.º 186, p. 44-47, ago./2000 (com adaptações).

Com relação às ideias do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

Infere-se do texto que, até o século XVI, ainda não se tinha confirmado a existência de minas abundantes no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    “Durante todo o século XVIos portugueses usaram recursos financeiros, trabalho, soldados, artesãos de todos os tipos (...) Mas, infelizmente, o que foi encontrado não estava à altura do que foi despendido.” 

    “Concluindo, quase candidamente, que as descobertas naquele século [XVI] eram desapontadoras, o governador-geral Diogo de Meneses Sequeira escreveu uma carta ao rei (...).

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Gabarito: C

    Esse é o tipo de questão que vale ler o texto todo para responder. Viu no enunciado "infere-se do texto"? Leia tudo.

  •  “sua Alteza precisa acreditar que as atuais minas ´´. se precisa acreditar é pq nao tinha certeza

  • "Os depósitos eram, além de pobres, localizados em lugares remotos."

    Não só não eram abundantes, como eram pobres

  • Concluindo, quase candidamente, que as descobertas naquele século eram desapontadoras
  • "Até o século XVI" e "Durante o século XVI" me confundiu em pouco.

  • Descobriu não viu. O texto fala que tinha pouco.

    Abudante(muito, em grande quantidade) é diferente de pouco.

    Gabarito ERRADO!

    Nunca desista dos seus sonhos!

    Deus seja louvado!!!

  • Questão que cabe recurso.

  • até o século XVI nao se havia confirmado a existência de minas abundantes , mas sim tentar confirmar que , através das noticais que os quatro homens tinham trazidos , existiam ouro , prata e pedras preciosas .

  • "...Esse plano visava confirmar notícias trazidas por quatro homens de sua comitiva sobre a existência de minas abundantes em ouro e prata na região do Rio Paraguai..."

    → Ou seja, eles tinham notícias de que havia muitos recursos ali, mas não era algo certo, eram ainda boatos a serem confirmados...

    Gab. Correto!

  • Gabarito certo✔

    Infere-se do texto que, até o século XVI, ainda não se tinha confirmado a existência de minas abundantes no Brasil.

    Certo, infere-se do texto que não havia nada CONFIRMADO era só Notícias(boatos) que 4 "mexeriqueiros" da comitiva espalharam .

     (...)Esse plano visava confirmar notícias trazidas por quatro homens de sua comitiva sobre a existência de minas abundantes em ouro e prata na região do Rio Paraguai.(...)

    -Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu (Ecl. 3:1-17)

  • oxe, eles ja tinham confirmado sim: que não tinham recursos ali...nessa eu entraria com recurso.

    “Concluindo, quase candidamente, que as descobertas naquele século [XVI] eram desapontadoras, o

  • "[...] Mas, infelizmente, o que foi encontrado não estava à altura do que foi despendido. Mesmo os mais positivos resultados tiveram pouco significado econômico, tanto em termos de quantidade quanto de teor dos metais. Os depósitos eram, além de pobres, localizados em lugares remotos."

    Com isso, é possível inferir que foram encontradas algumas minas, porém não era abundantes economicamente.

  • "[...] Mas, infelizmente, o que foi encontrado não estava à altura do que foi despendido. Mesmo os mais positivos resultados tiveram pouco significado econômico, tanto em termos de quantidade quanto de teor dos metais. Os depósitos eram, além de pobres, localizados em lugares remotos."

    Com isso, é possível inferir que foram encontradas algumas minas, porém não era abundantes economicamente.

  • Esse plano visava confirmar notícias trazidas por quatro homens de sua comitiva sobre a existência de minas abundantes em ouro e prata na região do Rio Paraguai.

  • " Infere-se do texto que, até o século XVI, ainda não se tinha confirmado a existência de minas abundantes no Brasil."

    Gab. CERTO

    Outro trecho que corrobora o gabarito

    "Depois de fundar a pequena vila de São Vicente, no litoral de São Paulo, a primeira base estabelecida na América portuguesa, no ano de 1531, ele tentou descobrir ouro, prata e pedras preciosas antes de sua partida para Lisboa"

    Ora, se ele TENTOU descobrir metais, é por que não sabia da existência das minas.

    Ps: O comando da questão é INFERE-SE, logo, é algo mais abstrato, subentendido.

  • Durante todo o século XVI......Mas, infelizmente, o que foi encontrado não estava à altura do que foi despendido. Mesmo os mais positivos resultados tiveram pouco significado econômico, tanto em termos de quantidade quanto de teor dos metais. Os depósitos eram, além de pobres, localizados em lugares remotos. Concluindo, quase candidamente, que as descobertas naquele século eram desapontadoras,

  •   Durante todo o século XVI, os portugueses usaram recursos financeiros, trabalho, soldados, artesãos de todos os tipos (cortadores, mineiros, construtores e até mesmo engenheiros estrangeiros) nos trabalhos de pesquisa das expedições, sob a supervisão dos governadores. Mas, infelizmente, o que foi encontrado não estava à altura do que foi despendido. Mesmo os mais positivos resultados tiveram pouco significado econômico, tanto em termos de quantidade quanto de teor dos metais.

  • Gab: Certo

    No texto:

    Durante todo o século XVI, os portugueses usaram recursos financeiros, trabalho, soldados, artesãos de todos os tipos (...) Mas, infelizmente, o que foi encontrado não estava à altura do que foi despendido.” 

    “Concluindo, quase candidamente, que as descobertas naquele século eram desapontadoras, o governador-geral Diogo de Meneses Sequeira escreveu uma carta ao rei [...]."

    Foco, força e fé! Desistir, jamais! Bons estudos!

  • Uma opinião gente, filtrem questões recentes de português da Cespe para ver como ela vem comprando as questões as antigas são irrelevantes!

  • Certo.

    no trecho:

    Esse plano visava confirmar notícias trazidas por quatro homens de sua comitiva sobre a existência de minas abundantes...

    ou seja, positivo que existia mas precisavam uma CONFIRMAÇÃO.

  • Durante todo o século XVI, os portugueses usaram recursos financeiros, trabalho, soldados, artesãos de todos os tipos (cortadores, mineiros, construtores e até mesmo engenheiros estrangeiros) nos trabalhos de pesquisa das expedições, sob a supervisão dos governadores.

    Mas, infelizmente, o que foi encontrado não estava à altura do que foi despendido. Mesmo os mais positivos resultados tiveram pouco significado econômico, tanto em termos de quantidade quanto de teor dos metais. Os depósitos eram, além de pobres, localizados em lugares remotos.

    Concluindo, quase candidamente, que as descobertas naquele século eram desapontadoras.

  • "No entanto, as primeiras iniciativas para descoberta de metais e pedras preciosas em terras brasileiras falharam, devido às dificuldades daquela época".

    Já mata a questão por esta frase aqui.

  • Ao meu entender:

    Segue o trecho:

    Esse plano visava confirmar notícias trazidas por quatro homens de sua comitiva sobre a existência de minas abundantes...

    Logo, não havia certeza, apenas hipótese de uma possível existência. (C)

  • Infereir - Questão de interpretação, deduzir do texto. conclusões que podemos chegar ao conectar as ideias do texto com a realidade. É o entendimento subjetivo que o leitor teve sobre o texto.

    No caso dessa questão, lendo a último paragrafo da para responder.

  • Dica rápida pra quem busca carreiras policiais e quer rapidez e qualidade nos estudos:

    1. Mapas Mentais: https://bityli.com/4LNiV
    2. LEI SECA para carreiras policiais: https://bityli.com/QNWkx
    3. Questões do QC

    Seja constante essa é a única formula do sucesso.

  • durante e ate.. meu DEUS....

  • Através do texto concluímos que foram encontrados metais, em pequenas quantidades, mas encontrados. Porém, a questão nos fala sobre MINAS ABUNDANTES, o que era pretendido pelos portugueses, mas não havia se concretizado...

  • Só conhecendo a história dá pra marcar certo kkkkk

  • Nesta questão são avaliados conhecimentos sobre interpretação de texto, mais precisamente a capacidade de localizar informações no texto e interpretá-las com vistas a responder se a afirmação do enunciado está correta ou não. O texto associado à questão é um texto da área de História e, neste caso, repertórios que o candidato possua a respeito são sempre muito bem-vindos.

     

    E a afirmação do enunciado está correta. As informações que confirmam que o candidato deve assinalar certo na ficha de resposta não estão em um ponto específico do texto, mas sim, são trabalhadas ao longo dele como um todo. O texto começa falando sobre Martim Afonso de Souza, que foi o primeiro português a tentar descobrir ouro, prata e demais metais preciosos no então território colonial, em 1531.

     

    Posteriormente, o texto continua a detalhar a questão das dificuldades que os portugueses tinham para encontrar os metais preciosos, para, no último parágrafo, deixar claro que esse cenário perdurou durante todo o século XVI. Somente a partir do século XVIII é que esse quadro iria mudar. Por isso frisei que um repertório sociocultural da área de História é importante para o concurseiro, bem como a leitura de uma maneira geral.

     

    Gabarito do Professor: CERTO. 

  •   Desde que o almirante Pedro Álvares Cabral oficialmente descobriu a Terra de Santa Cruz, em abril de 1500, o primeiro português a estabelecer uma marca na história mineral do Brasil foi Martim Afonso de Souza. Depois de fundar a pequena vila de São Vicente, no litoral de São Paulo, a primeira base estabelecida na América portuguesa

    a marca é a base; a base é a vila.

    AVANTE

  • Fui procurar pelo em ovo. Resultado: FUMO LIMPO!

  • Martim Afonso de Souza tentou descobrir ouro, prata e pedras preciosas antes de sua partida para Lisboa. Esse plano visava confirmar notícias trazidas por quatro homens de sua comitiva (antes foi apenas especulado e não confirmado) sobre a existência de minas abundantes em ouro e prata na região...

    No entanto, as primeiras iniciativas para descoberta de metais e pedras preciosas em terras brasileiras falharam, devido às dificuldades daquela época. (A tentativa de Martim Afonso antes do século XVI e de prováveis outros exploradores)

    Durante todo o século XVI, os portugueses usaram recurso...Mas, infelizmente, o que foi encontrado não estava à altura do que foi despendido. Mesmo os mais positivos resultados tiveram pouco significado econômico (Apenas ao longo do século XVI tiveram resultados, mas não bons).

  • Não é possível inferir do texto que não se confirmou a descoberta, embora esteja expresso que foram "desapontadoras", que dá a impressão de aquém do esperado.

  • Essa questão exigiu ler atentamente o enunciado, observem:

    Infere-se do texto que, até o século XVI, ainda não se tinha confirmado a existência de minas abundantes no Brasil.

    Desde o século 15 eles despachavam expedições em busca de tais riquezas, fato que induz o candidato a erro, porque o enunciado diz que AINDA NÃO SE TINHA CONFIRMADO A EXISTÊNCIA DE MINAS ABUNDANTES

    ABUNDANTES= Ricos e volumosos

  • "Durante todo o século XVI, os portugueses usaram recursos financeiros, trabalho, soldados, artesãos de todos os tipos (cortadores, mineiros, construtores e até mesmo engenheiros estrangeiros) nos trabalhos de pesquisa das expedições, sob a supervisão dos governadores. Mas, infelizmente, o que foi encontrado não estava à altura do que foi despendido."

    Se durante todo o século XVI não foi encontrado, até lá também não foi, pode-se inferir.

  • "Esse plano visava confirmar notícias trazidas por quatro homens de sua comitiva sobre a existência de minas abundantes em ouro e prata na região do Rio Paraguai."

    No próprio texto diz que no século XV haviam notícias, mas certeza NÃO.

  • GABARITO: CERTO

    "[...] Mas, infelizmente, o que foi encontrado não estava à altura do que foi despendido. Mesmo os mais positivos resultados tiveram pouco significado econômico, tanto em termos de quantidade quanto de teor dos metais. Os depósitos eram, além de pobres, localizados em lugares remotos."

  • Tinha, mas não abundante.

  • "Mas, infelizmente, o que foi encontrado não estava à altura do que foi despendido. Mesmo os mais positivos resultados tiveram pouco significado econômico, tanto em termos de quantidade quanto de teor dos metais. Os depósitos eram, além de pobres, localizados em lugares remotos."

    Até descobriram, mas não eram abundantes.

    GAB: CERTO

  • Questão muito fácil assim, marco com medo.

  • afirmação da banca: Infere-se do texto que, até o século XVI, ainda não se tinha confirmado a existência de minas abundantes no Brasil.

    CORRETO!

    TEXTO: Durante todo o século XVI, (...)

    Mas, infelizmente, o que foi encontrado não estava à altura do que foi despendido. Mesmo os mais positivos resultados tiveram pouco significado econômico, tanto em termos de quantidade quanto de teor dos metais. Os depósitos eram, além de pobres, localizados em lugares remotos.

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Se você esta todo desorganizado nos seus estudos e perdido, sem saber oque fazer posso te indicar uma solução que desde quando comecei a usar mudou meu game no mundo dos concursos. É a Planilha do Aprovado, que é totalmente automatizada para organizar sua rotina de estudos revisões, grade horaria, tempo liquido de estudos e muito mais. Ela é totalmente intuitiva e de fácil execução não exigindo conhecimentos avançados sobre excel. Uma ferramenta dessa natureza otimiza muito o seu tempo e qualidade de aprendizado, pois controla e exibe toda sua evolução com o passar do tempo ajudando a se organizar melhor e dar ênfase nos seus pontos fracos colaborando para sua aprovação. Para quem tiver interesse é só acessar o link abaixo.

    Link do site: https://go.hotmart.com/H63735566R

  • Podiam ter permanecido assim, sem descobrir mina nenhuma.

  • Infere-se do texto quer dizer: "DEDUZIR ALGO POR MEIO DE RACIOCÍNIO"

  • Para complementar a história, somente no final do século XVII foi que os portugas descobriram as minas abundantes na região do atual Estado de Minas Gerais. Daí, voluntariamente, pois no Brasil não há nem houve racismo e escravidão, os negros de África e os índios se oferecem para extrair essas riquezas.