SóProvas


ID
5251165
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca da classificação geomecânica dos maciços rochosos, julgue o item a seguir.

A classificação RMR é composta pela análise de diversos parâmetros relativos ao maciço rochoso em estudo, sendo atribuída a cada um destes parâmetros uma nota. O somatório destas notas é o resultado da classificação geomecânica, conforme a qual, a classe V corresponde a um maciço de muito boa qualidade.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Christofolletti (2014), a classificação RMR para maciços rochosos leva em conta os 6 parâmetros a seguir: 

    - Resistência à compressão uniaxial da rocha intacta ou índice de compressão puntiforme; 
    - RQD (“Rock Quality Designation"); 
    - Espaçamento entre as descontinuidades; 
    - Condição das descontinuidades; 
    - Influência da água subterrânea; 
    - Orientação das descontinuidades 

    Segundo Fabrício et al. (2015), o somatório dos pesos atribuídos a cada um destes parâmetros constitui um índice, que corresponde a uma das cinco classes de qualidade de maciços (ver tabela).



    FONTE: FABRÍCIO, J. F. et al. (2015).

    A questão diz que a classe V corresponde a um maciço de muito boa qualidade, quando na verdade corresponde a um maciço rochoso muito fraco. Portanto, a questão está INCORRETA

    Gabarito do Professor: ERRADO. 

    FONTE: 
    CHRISTOFOLLETTI, Caio (2014). Correlação entre a classificação geométrica RMR e Q e sua relevância geológica. Dissertação de Mestrado. São Paulo. 

    FABRÍCIO, J. F. et al. (2015). Análise e Interpretação de Parâmetros de Qualidade de Maciço para Proposição de Modelo Geomecânico. Revista Monografias Ambientais (Edição Especial Unipampa), 62-79 p
  • A classificação geomecânica serve para classificar os maciços através de um conjunto de propriedades identificadas por observação directa, ensaios realizados in situ e ensaios laboratoriais em amostras recolhidas em sondagens. O objectivo é sistematizar o conjunto de elementos geotécnicos que interessa caracterizar num determinado maciço. Nos maciços rochosos a caracterização é feita, fundamentalmente, através da realização de ensaios e na utilização de metodologias empíricas, como o sistema RMR de Bieniawski (1989). 

    Bieniawski (1974) introduziu e desenvolveu um sistema de classificação geomecânica, Rock Mass Rating (RMR), num determinado maciço rochoso e pressupõe o seu zonamento. A definição das zonas é efectuada tendo em atenção as características litológicas, estruturais ou o grau de alteração das formações rochosas. O sistema RMR é usado para a finalidade para a qual ele foi desenvolvido e não como a resposta para todos os problemas (Bieniawski, 1989). 

    Cada um dos parâmetros é classificado em termos de valores ponderais, procede-se ao somatório desses valores no sentido de definir um índice que é designado como RMR e que apresenta uma variação entre 0 e 100 (Alberto, 2010).

    Os resultados obtidos classificam o maciço em cinco tipos, desde o muito bom (classe 1) ao muito fraco (classe 5), a que lhe são atribuídos uma qualidade e características geotécnicas, bem como define-se os valores da coesão e do ângulo de atrito interno dos maciços rochosos.

    https://core.ac.uk/download/pdf/62478308.pdf

  • Somatório dos pesos (factor RMR) 81-100 61-80 41-60 21-40 <20 Classes I II III IV V Qualidade do maciço Muito bom Bom Razoável Fraco Muito fraco Coesão da massa rochosa (kPa) >400 300-400 200-300 100-200 <100 Angulo de atrito da massa rochosa >45 35<45 25<35 15<25 <1

  • RMR a ordem é inversa do RQD, na definiçao de qualidade.