SóProvas


ID
5251171
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao intemperismo.

O intemperismo é o conjunto de modificações de ordem física e química pelas quais as rochas passam no manto terrestre.

Alternativas
Comentários
  • O intemperismo é o conjunto de modificações de ordem física e química pelas quais as rochas passam no manto terrestre. (crosta terrestre)

  • Primeiramente é importante definir que rochas são agregados naturais constituídos por um ou mais minerais. Quanto à sua formação, as rochas são classificadas de três formas diferentes:

     

    - Rochas magmáticas: também denominadas de rochas ígneas, tratam-se das rochas formadas pelo resfriamento e consequentemente solidificação do magma. Os principais exemplos de rochas magmáticas são o granito, o basalto e o diorito;

     

    - Rochas sedimentares: tratam-se das rochas formadas pela deposição de sedimentos de outras rochas, gerados por ações de erosão e intemperismo. Os principais exemplos de rochas sedimentares são a argila, o arenito e o calcário;

     

    - Rochas metamórficas: tratam-se das rochas originadas pela transformação (metamorfismo) de outras rochas, quando estas são submetidas à determinadas condições de pressão, calor e umidade e, como consequência, sua composição é alterada, conferindo-lhe novas características. Os principais exemplos de rochas metamórficas são o mármore, o gnaisse e o quartzito.

     

    Nesse contexto, o intemperismo consiste nos processos de transformação e desgaste de rochas e solos que ocorrem na superfície terrestre, por meio de processos químicos, físicos e biológicos.

     

    Visto isso, conclui-se que a afirmação está errada, pois o intemperismo ocorre na superfície terrestre e não no manto terrestre (camada intermediária da Terra, localizada acima do núcleo terrestre e abaixo da superfície).

     

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • ERRADO, CROOOOOOSTAAAAAAAA

  • Intemperismo: Também pode aparecer como "meteorização", que consiste no conjunto de alterações físicas (desagregação) e químicas (decomposição) que as rochas sofrem quando ficam expostas na superfície da Terra.