O cálculo do fluxo por meio da utilização de redes de fluxo, onde se traçam as linhas de fluxo e as linhas equipotenciais, é dado por:
Em que:
Q é a vazão ou intensidade do fluxo, por unidade de comprimento;
K é o coeficiente de permeabilidade;
h é a perda de carga total;
nf/neq é o chamado fator de forma da rede traçada, sendo o nf o número de linhas de fluxo e neq o número de linhas equipotenciais.
Para facilitar o entendimento, vamos ilustrar o que é o método pela rede de fluxo. Observe a Figura 1. As linhas de fluxo correspondem ao movimento do fluido, enquanto o as linhas equipotenciais, perpendiculares, apenas ligam os pontos, dessas linhas, que têm a mesma carga.
FONTE: MACHADO e MACHADO, 2010.
Agora que compreendemos o que são as linhas de fluxo e equipotenciais, voltemos à equação. Notamos uma proporcionalidade, tendo em vista que é um produto de variáveis. Notoriamente, nf, que representa o número de linhas de fluxo, tem relação diretamente proporcional com a vazão calculada, enquanto o número neq, de equipotenciais, é inversamente proporcional. Sendo assim, a afirmativa está CORRETA.
Gabarito do Professor: CERTO.
FONTE:
MACHADO, S. L.; MACHADO, M. F. C (2010). Mecânica dos Solos II: Conceitos Introdutórios. Universidade Federal da Bahia - Escola Politécnica Departamento de Ciência e Tecnologia dos Materiais. Disponível em: , acesso em 4 de agosto de 2021.