SóProvas


ID
5251222
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito do estudo de ruptura hipotética de barragens, julgue o item a seguir.

No modelo hidrodinâmico simplificado, a inércia e a pressão são desprezadas para a simulação dos efeitos de jusante sobre o escoamento.

Alternativas
Comentários
  • Os estudos hidrodinâmicos são importantes, pois tornam possível a realização de simulações de propagação de onda, na hipótese de rompimento da barragem, possibilitando levantar zonas potencialmente inundáveis à jusante, o que colabora na adoção de medidas mitigatórias e no planejamento de ações emergenciais (Pupim, 2018). 

    Meller (2004) cita que os modelos hidrodinâmicos podem ser classificados em simplificados ou completos, de acordo com a consideração ou não dos termos da equação do momento. Um exemplar do modelo simplificado é o modelo de onda cinemática que utiliza a equação da continuidade e a equação da quantidade de movimento, sendo desprezados nesta última, os termos de inércia e pressão. Ressalta-se que neste modelo não são considerados os efeitos de jusante. Um outro tipo de modelo simplificado é o modelo de difusão, no qual apenas a inércia é desprezada. Os modelos que resolvem as equações em sua forma completa são chamados de hidrodinâmicos completos. 

    Note que a questão está INCORRETA, pois é o modelo simplificado da onda cinemática que apresenta essas características, e não qualquer modelo simplificado.

    Gabarito do Professor: ERRADO. 

    FONTES:

    MELLER, Adalberto. Simulação hidrodinâmica integrada de sistema de drenagem em Santa Maria. Dissertação de Mestrado . Santa Maria, 2004. 

    PUPIM, Pedro H. F. Modelos de propagação de vazão aplicados ao rio Tocantins. Ilha Solteira, 2018.
  • Gabarito: Errado

  • Obrigado Raquel!

  • Existem basicamente dois tipos de modelos simplificados: 

    • Modelos de Analogia à Difusão: São modelos que desprezam os termos de inércia.
    • Modelos de Onda Cinemática: São modelos que desprezam os termos de inércia e de pressão.

    FONTE: https://www.aquafluxus.com.br/wp-content/uploads/2015/08/Matheus-Martins-de-Sousa.pdf