SóProvas


ID
5251291
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue o item seguinte, acerca de aspectos referentes aos métodos geofísicos aplicados à investigação geológica-geotécnica e ao monitoramento de barragens.

A capacidade dos solos de suportar cargas depende de sua resistência ao cisalhamento, que será igual ao valor da coesão se o ângulo de atrito for nulo.

Alternativas
Comentários
  • O esforço cortante, também chamado de esforço cisalhante ou cisalhamento, trata-se de um esforço com a tendência de cortar a seção transversal. Visto isso, tem-se que a resistência ao cisalhamento de uma amostra de solo é a máxima tensão de cisalhamento que ele pode suportar sem romper.


    O ensaio de cisalhamento direto trata-se do ensaio realizado com o objetivo de determinar a resistência ao cisalhamento do solo. O ensaio é feito submetendo uma amostra de solo a uma tensão normal constante e, na sequência, aplicando uma tensão cisalhante crescente, em um dado plano de inclinação, até que o solo rompa por cisalhamento. Como resultados, o ensaio fornece uma correlação entre a tensão cisalhante a tensão normal, a coesão do solo (força de atração entre os átomos e moléculas que resiste que o solo rompa) e o ângulo de atrito (ângulo máximo que a força transmitida ao solo pode fazer com a força normal à superfície de contato, sem que haja o cisalhamento do solo no plano de ruptura).


    Visto isso, tem-se que a resistência ao cisalhamento dos solos depende da coesão e do ângulo de atrito. Ela é calculada pela seguinte equação:




    Em que τ é a resistência ao cisalhamento do solo; c a coesão; σ a tensão normal vertical; e φ o ângulo de atrito do solo.


    Caso o ângulo de atrito seja igual a 0, resulta que:




    Portanto, se o ângulo de atrito for nulo, a resistência ao cisalhamento do solo é igual a o valor da coesão. Logo, a afirmativa da questão está correta.

     

    Gabarito do Professor: CERTO.

  • τ = c + σ' tg∅

    ∅ é o ângulo de atrito

    c é a coesão

    tg 0 = 0

    Logo, τ = c

    Gabarito: Certo