SóProvas


ID
5251636
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A “Política de Apaziguamento“ é um ponto que deve ser analisado com cuidado quando se discute a questão das origens da Segunda Guerra Mundial. Na medida em que a situação internacional tornava-se mais tensa, ao longo da década de 1930, e o militarismo fascista (japonês, italiano e alemão) se agudizava, as potências ocidentais democráticas, aparentemente para evitar um conflito de maiores proporções ou adiar uma confrontação inevitável, fecharam os olhos às agressões do nazifascismo contra regiões e países vizinhos.
(Ricardo de Moura Faria, História – volume 3, p. 304. Adaptado)

A “Política de Apaziguamento“ esteve presente

Alternativas
Comentários
  • Não vi ninguém até hoje que saiba fazer essa questão explicando bem, ninguém

  • Está prova de 2021 foi bem complicada!

  • Questão mal elaborada pela banca.

  • Pelo que eu entendi, a questão se refere ao crescimento dos regimes totalitários no período entre guerras. Por isso, a questão citou o exemplo da Guerra Civil Espanhola, na qual o partido fascista recebeu apoio da Alemanha e Itália, porém não sofreu nenhum tipo de oposição por parte das democracias ocidentais. Isso aconteceu pois os países democráticos queriam evitar conflitos grandes, deixando, infelizmente, que os regimes totalitários crescessem.

    (Ironia ou não, essa atitude de ''fechar os olhos'' levou ao maior conflito que a humanidade já viu)

  • A Conferência de Munique foi realizada em setembro de 1938. A reunião contou com a presença das quatro maiores nações europeias: Reino Unido, França, Itália e Alemanha. O objetivo deste encontro foi deliberar sobre o expansionismo territorial alemão e o uso de armamentos para isso, algo que havia sido proibido quando da assinatura do Tratado de Versalhes, ao final da Primeira Guerra Mundial, sendo a Alemanha perdedora. Outro motivo para que a conferência acontecesse era o de compreender e debater sobre o desejo de Hitler de anexar Sudetos tchecos, baseado na justificativa de que possuíam muitos alemães na região.

    A historiografia justifica que o interesse na então Tchecoslováquia era motivado pela utilização da sua infraestrutura industrial, que teria grande importância no expansionismo alemão. O primeiro Ministro Britânico Chamberlain convenceu os franceses que era necessário manter uma política de apaziguamento para que não ocorresse outro conflito de grandes proporções. A Política de apaziguamento era um projeto anglo francês. Dessa forma Hitler teve a permissão de ocupar a região dos Sudetos e ter o controle sobre a produção de ferro, carvão e energia da Tchecoslováquia. A política de apaziguamento fracassou visto que em setembro de 1939 iniciou-se o conflito da Segunda Guerra Mundial. 

    Uma das alternativas apresenta um momento de política internacional entre guerras no qual fica clara a política de apaziguamento anglo-francesa. O tema é clássico dentro da história do período e , é apresentado em manuais de História para Ensino Médio e em obras de Relações Internacionais, como as de Demétrio Magnoli. A publicação de Ricardo de Moura Faria, de onde foi retirado o trecho é bastante completa. 
    A) INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta. Paralelamente ao processo de criação da Liga das Nações após a Primeira Guerra Mundial foi assinado o Tratado de Versalhes. A Alemanha não participou da elaboração das condições do tratado, pois estava sendo punida por suas ações durante o conflito. A Rússia deixou a Guerra, em 1917, em virtude da Revolução Socialista e entrou para a Liga das Nações apenas no ano de 1932 , e, ficou por pouco tempo. Outro fator que leva a alternativa estar equivocada é que o Tratado de Versalhes é um acordo que pune a Alemanha deixando-a sem possibilidade de desenvolver a sua indústria bélica. Em contrapartida a política de apaziguamento somente fez com que Estados europeus apenas emitissem reprovações diplomáticas mediante o expansionismo alemão com uso de armamentos.

    B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta. A Alemanha não era parte da política de apaziguamento e a Bélgica possuía uma postura neutra. A postura diplomática dos Estados Unidos era isolacionista, tal como no período anterior a Primeira Guerra Mundial. A afirmativa não apresenta em nenhum momento uma ação da política de apaziguamento que é anglo-francesa. 

    C) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois a Conferência de Munique teve a participação da Alemanha, Inglaterra e França. No acordo foi dado o direito ao Hitler de ocupar a Tchecoslováquia e a utilização da sua infraestrutura industrial. O Ministro das Relações Internacionais da Inglaterra mencionou a seguinte frase “A Tchecoslováquia não vale uma guerra". A Polônia conseguiu a sua autonomia nacional após o fim da Segunda Guerra Mundial não possuindo relação com o Acordo de Munique. 

    D) INCORRETA - No Tratado de Versalhes a área da Renânia- na fronteira franco-alemã, foi desmilitarizada. Esta afirmativa está incorreta pois esse espaço pertencia à Alemanha e foi retomado e remilitarizado por Hitler em sua política expansionista. Hitler paulatinamente retornou à produção bélica e preparou-se para um conflito, no qual ele retomaria o “espaço vital" do povo alemão. 

    E) CORRETA – A Guerra Civil Espanhola ocorreu de 1936 a 1939. A Frente Popular derrubara a Monarquia e foi fundada uma República com inspirações socialistas. Os membros da elite se agruparam e formaram a Falange Tradicionalista Espanhola das Juntas Ofensivas Nacional-Sindicalista, sob a liderança de Francisco Franco, contra o movimento republicano. A polarização ocorrida na Guerra Civil dava-se , de uma lado, dos republicanos , em torno de partidos de centro- esquerda com um parco apoio da União Soviética . Do outro lado havia os falangistas que receberam apoio bélico da Itália fascista e da Alemanha nazista. Esta afirmativa está correta pois, além de derrubar o governo republicano o General Franco se uniu aos nazifascistas. Além disso, países como a França e a Inglaterra não interferiram na Espanha. Os franceses e britânicos que participaram do conflito faziam parte de brigadas de voluntários, via de regra vinculados a partidos de esquerda. 

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Questão : 2ª GM , resposta : Guerra civil espanhola ?????????????

  •  Ao perceber o avanço de Hitler, primeiro na política interna da Alemanha e depois, externamente, ao procurar anexar países, Inglaterra e França decidiram não intervir nas decisões nazistas. Tratava-se da política de apaziguamento.

  • Essa questão foi punk e muito boa!!

  • Essa questão foi péssima