SóProvas


ID
5251654
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A produção e distribuição de uma vacina contra a covid-19 vai mudar o cenário geopolítico, segundo Thiago de Aragão, mestre em relações internacionais pela Universidade Johns Hopkins. Na avaliação dele, que também é pesquisador do Center for Strategic and International Studies, nos Estados Unidos, a busca por um imunizante contra o coronavírus trouxe ainda um elemento interno, em que populações criaram aversões à vacina de alguns países.
(Gilson Garret Jr. https://exame.com. 11.12.2020)

A primazia geopolítica sugerida no excerto, resultado da corrida pela produção e pela distribuição de vacinas contra a covid-19 e da construção de discursos identitários, encontra semelhança na

Alternativas
Comentários
  • aconteceu entre 1947 e 1991 e marcou a polarização do mundo em dois blocos: um liderado pelos americanos e outro pelos soviéticos. Essa polarização gerou um conflito político-ideológico entre as duas nações e seus respectivos blocos, cada qual defendendo os seus interesses e a sua ideologia..

    essa polarização/avanço/corrida é vista também nesse contexto do covid

  • como se fosse uma corrida contra o tempo, como aconteceu com o EUA E URSS na guerra fria, na chama corrida armamentista

  • O primeiro país a informar a Organização Mundial de Saúde que estava em um contexto epidêmico com a Covid-19 foi a China. Este país demonstrou ser o foco da doença e adiantou os seus processos e dividiu os resultados com o mundo.
    Alega-se que por este motivo muitos países e seus cidadãos são resistentes ao seu imunizante. No Brasil essa resistência está diretamente relacionada às noticias falsas a respeito da eficácia da vacina e à recusa do Governo Federal em comprar vacinas chinesas, adotando uma postura político ideológica. As tendências político ideológicas fizeram cidadãos dos Estados Unidos e do Brasil a verificarem o país que produziria a vacina e utilizar este argumento para a decisão de tomá-la ou não. 
    Entretanto, as vacinas chinesas sempre foram amplamente utilizadas pelo mundo e não havia o questionamento com outras doenças, como as vacinas para H1N1. Paulatinamente, a doença foi se espalhando pelo mundo e no dia 11 de março de 2020 foi declarada a pandemia do COVID-19. A corrida pela vacina se intensificou e foi ganhando novos contornos geopolíticos com a polarização entre Estados Unidos e China. 

    A entrada da questão defende a ideia que a situação presente de polarização político-ideológica pode ser comparada à uma situação histórica anterior no tempo. Uma das opções indica tal processo histórico. Para analisar a possibilidade um processo histórico análogo é necessário o estudo de História ao longo dos anos de escola básica e a atenção ao contexto internacional atual descrito pelas diferentes formas de mídia. 
    A) CORRETA - Esta afirmativa está correta, pois existe uma polarização entre o que se entende como “ vacina chinesa comunista" e “ vacinas ocidentais não comunistas". Os Estados ocidentais são potências de economia pautada no capitalismo tal como na Guerra Fria e a China uma potência econômica pautada , em tese , no “comunismo". Remontando o discurso político ideológico do cenário da Guerra Fria, que , na verdade, não mais procede face às transformações acontecidas na arena internacional desde a década de 1980. 

    B) INCORRETA - Essa afirmativa está incorreta, pois a Caxemira é um território localizando no norte da Índia e pertence à Índia, ao Paquistão e à China. As questões territoriais entre Rússia e Ucrânia estão relacionadas à anexação do território da Criméia. 

    C) INCORRETA – Essa afirmativa está incorreta, pois os curdos são o quarto maior grupo étnico do Oriente Médio e não possuem Estado. Sua população ocupa territórios de cinco países: Turquia, Iraque, Síria, Irã e Armênia. Os israelenses e palestinos possuem questões territoriais com relação ao Estado de Israel, na Palestina. 

    D) INCORRETA – Essa afirmativa está incorreta, pois a adoção do Tratado de Tordesilhas levava em consideração apenas os dois países em questão e se tratava da ocupação dos territórios da América, no século XV 

    E) INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta, pois a Guerra ao Terror ,contra o Estado Islâmico é constantemente renovada com o apoio dos Estados Unidos e de alguns países da Organização do Tratado do Atlântico Norte.

    Gabarito do Professor: Letra A.