SóProvas


ID
5251672
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A partida entre o Paris Saint-Germain e o Istambul Basaksehir, disputada em 08 de dezembro de 2020, no Parc des Princes, em Paris, pela Liga dos Campeões foi interrompida […]. Os atletas deixaram o gramado, numa atitude inédita na competição. Houve tentativa da União das Federações Europeias de Futebol (UEFA) de reiniciar a partida, que acabou suspensa.
(https://bit.ly/36tNjGH. Acessado em 31.01.2021. Adaptado)
A interrupção da partida de futebol citada no excerto foi motivada

Alternativas
Comentários
  • "Jogadores do PSG e Istanbul Basaksehir deixam jogo após acusação de racismo

    Camaronês Pierre Webó, da comissão técnica do time turco, acusa quarto árbitro romeno Sebastian Colţescu de ofensa racista, e atletas saem de campo. Partida é adiada para quarta-feira"

    Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/liga-dos-campeoes/noticia/jogadores-do-psg-e-istanbul-basaksehir-deixam-jogo-apos-suposto-caso-de-racismo.ghtml

    GABARITO: LETRA D

  • A partida da Liga dos Campeões entre Paris Saint-Germain e o Istambul Basaksehir foi interrompida pelos jogadores. As solicitações dos jogadores do time turco não foram respeitadas, de retirada de um árbitro acusado por um membro da equipe turca de comportamento inadequado. 
    O membro da comissão técnica do time turco que proferiu a reclamação foi expulso da partida. Após isto, o jogador Demba Ba discutiu com o responsável pela agressão e pediu aos atletas do seu time que se retirassem de campo, o que eles fizeram. Neymar e Mbappé, atletas do clube Paris Saint Germain, decidiram que não retornariam ao campo enquanto o agressor não fosse retirado da partida, o que não foi feito. 
    Os atletas, dirigentes e árbitros discutiram e os jogadores do time Paris Saint Germain também decidiram se retirar de campo e não aceitar a continuação da partida em solidariedade aos turcos A União das Federações Europeias de Futebol UEFA não conseguiu dissuadir os times para o retorno no mesmo dia no período da noite e o jogo foi remarcado para outro momento.

    O candidato para responder esta questão precisa ter conhecimento acerca dos campeonatos de futebol e, as relações políticas e étnicas envolvidas entre os países nas referidas competições. Assim será possível destacar o motivo da interrupção da partida.
    A) INCORRETA - No fim de 2019 o governo de Emanuel Macron na França proclamou uma nova política para os imigrantes em território francês. Esta medida não tem relação direta com a questão, uma vez que os jogadores do time turco entraram no país para a competição. Sendo assim, esta afirmativa está incorreta. 

    B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois a UEFA criou um rígido protocolo sanitário para que a Liga dos Campeões acontecesse na Europa. Diferentes medidas foram adotadas para que a comunidade que recebesse os jogos, os atletas, dirigentes e arbitragem estivessem em segurança com relação a COVID-19, tais como: partidas sem torcedores, equipe reduzida nos estádios, uso de máscaras, medição de temperatura, testes e o máximo de isolamento possível. 

    C) INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta pois a intolerância religiosa entre turcos e franceses não está relacionada aos acontecimentos da partida. A França e a Turquia são países que possuem liberdade de religião entretanto, a maioria da população turca é muçulmana. A intolerância religiosa, a qual se refere a afirmativa deve ser relacionada aos muçulmanos presentes em território francês. Os religiosos muçulmanos são contrários à qualquer retrato do profeta Maomé e, assim, as discussões entre França e Turquia estão diretamente relacionadas à liberdade religiosa e laicidade do Estado de um lado e o respeito a um dogma religioso de outro. 

    D) CORRETA – Esta afirmativa está correta, pois o jogo foi interrompido após o 4° arbítro da partida proferir ofensas racistas ao membro da Comissão técnica, o camaronês Pierre Webo. Após Webo se revoltar com os insultos, o 1° arbítro expulsou-o do campo. Assim os jogadores do time turco saíram do gramado e ganharam o apoio e a solidariedade dos atletas do time francês encerrando definitivamente a partida naquele dia. 

    E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois para a Liga dos Campeões acontecer, no ano de 2020, a UEFA acordou com os times participantes que um dos protocolos sanitários exigidos seria a ausência de torcedores nos estádios. Ou seja, os times que participaram de toda a Liga já sabiam desta ausência antes de entrar a campo.
    Gabarito do Professor: Letra D.