SóProvas


ID
5251696
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

É de fundamental importância o conhecimento por parte dos agentes do Estado dos direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal. Neste contexto, é correto afirmar, sobre esse tema, com base na Constituição Federal de 1988, que:

Alternativas
Comentários
  • A questão não deveria frisar que é DURANTE O DIA, no caso de determinação judicial??

  • QUESTÃO INCOMPLETA!

  • Questão abre margem para um recurso, ao meu ver.

  • Turma, já vi que alguns questionaram.. Enfim, sem querer ser chato mas a questão está meio incompleta Falta durante o dia..
  • A) é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telefônicas, salvo por ordem da autoridade policial, para fins de investigação criminal.

    XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;

    B) todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, desde que obtenham previamente autorização da autoridade competente.

    XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, INDEPENDENTEMENTE de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio AVISO à autoridade competente

    C ) é plena a liberdade de associação, não podendo o Estado negar o registro de associações civis em decorrência do seu objeto social.

    XVII - é PLENA a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;

    XVIII - a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento;

    D) ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de ordem expressa de autoridade pública competente.

    II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

    E ) não é permitido a ninguém ingressar na casa alheia sem o consentimento do morador, exceto se em decorrência de determinação judicial ou nos casos de flagrante delito, desastre ou para prestar socorro.

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o DIA, por determinação judicial

  • essa questão se cair em prova pode ser anulada
  • Galera, não procurem a certa. Procurem a menos errada.

  • Leiam e pesquisem antes pessoal O §1º, inciso III do artigo 22 da Lei de Abuso de Autoridade tipifica a conduta do agente público que “cumpre mandado de busca e apreensão domiciliar após as 21h (vinte e uma horas) ou antes das 5h (cinco horas)” ou seja pela nova lei, pode sim durante a noite, quem está falando pra ter posto durante o dia.
  • enquanto muitos questionam a questão, outros estão estudando.

  • \\\\\\BOA

  • Falta um bom comentário do professor.
  • BACANA

  • Essa questão cabe recurso, visto que, a CF deixa claro que decisão judicial durante o dia somente.

  • Parece que faltou alguma coisa na questão mas a resposta e a letra E...

  • Vunesp Decepcionando cada vez mais. Impressionante!!!!!!!

  • errei porque não marquei a incompleta. Procurem a menos errada.
  • A alternativa A está errada, pois não é através de uma decisão de AUTORIDADE POLICIAL, mas sim por uma decisão de uma AUTORIDADE JUDICIAL. Além disso, somente no último caso é possível a violação das comunicações telefônicas.

    “É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal”

    GABARITO E.

    Parabéns! Você acertou!

  • gab. E - para algumas bancas a questão estar incompleta não significa estar errada, e sinto informar que não cabe recursos, por isso é bom estudar a banca antes de fazer a prova!
  • A questão exige conhecimento acerca da sistemática constitucional dos direitos e garantias fundamentais. Analisemos as alternativas, com base na CF/88:

    Alternativa “a": está incorreta. Conforme art. 5º, XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal (Vide Lei nº 9.296, de 1996).

    Alternativa “b": está incorreta. Conforme art. 5º, XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.

     

    Alternativa “c": está incorreta. Conforme art. 5º, XVII - é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar.

     

    Alternativa “d": está incorreta. Conforme art. 5º, II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

     

    Alternativa “e": está correta. Conforme art. 5º, XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

    Gabarito do professor: letra e.

  • Questão incompleta não tona a questão ERRADA!

  • Minha opinião sobre a polêmica referente à falta do "durante o dia" na alternativa E

    Ação judicial é uma exceção à inviolabilidade do domicílio. Se a questão afirmasse que seria a qualquer momento, aí sim estaria errada.

    É possível adentrar em um domicílio sem o consentimento do morador por meio de uma determinação judicial? Conforme a CF a resposta seria sim.

    Se o comando da questão ou alternativa não falar nada sobre o procedimento, fica subtendido que será nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer.

    Vou dar um exemplo com outra questão:

    João cometeu um fato típico, todavia, o seu advogado entendeu que houve uma excludente de ilicitude. Qual alternativa poderia justificar o entendimento do advogado referente à conduta do seu cliente?

    A) Ter João se arrependido e reparado o dano causado.

    B) Ter João desistido de dar prosseguimento na execução.

    C) Ter João menos de 21 anos.

    D) Ter João praticado o fato em estado de necessidade.

    Nota-se que a alternativa D não disse que o agente não tinha dado causa ou não tinha o dever de enfrentar o perigo, no entanto, isso não deixou a questão incorreta, haja vista que essa é uma excludente de ilicitude, assim como a determinação judicial seria uma exceção à inviolabilidade do domicílio.

  • acertei; porém, esssa banca é triste.

  • alternativa E correta

    banca horrível. Minha opinião sobre a polêmica referente à falta do "durante o dia" na alternativa E

  • kkk ate aqui da medo de respoder errado pqp

  • é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal

     é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar.

    ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

  • Falto o "durante o dia" Kkkkk quase errei por isso

    Gab "E"

  • Falto o "durante o dia" Kkkkk quase errei por isso

    Gab "E"

  • Questão muito mal elaborada. A alternativa E é a menos errada, mas ela começa afirmando uma dupla negação (não é permitido a ninguém) que significa que é permitido a alguém; depois não completa a questão da ordem judicial dar direito a entrada durante o dia.

  • NEM SEMPRE O ÍTEM IMCOMPLETO DEIXA-O ERRADO. MAIS NESSE CASO FICA UMA IDEIA ABERTA DE QUE, SÓ BASTA SER POR DECISÃO JUDICIAL QUE PODE ADENTRAR NA CASA DO MORADOR, SENDO QUE, É OBRIGATORIO SER A DETERMINAÇÃO JUDICIAL DURANTE O DIA!

  • a letra A esta certa tambem?

  • Mal elaborada.

  • A CASA É ASILO INVIOLÁVEL. EXCERTO:

    DURANTE AO DIA: DETERMINAÇÃO JUDICIAL.

    NO PERÍODO NOTURNO: SÓ EM CASO DE FRAGANTE, DELITO E PARA PRESTAÇÃO DE SOCORRO.

    E SENDO ASSIM VEDADO OUTRAS HIPÓTESES

    VEDADO = PROIBIDO

    FACULTATIVO= PERMITIDO.

    CASO ALGUÉM NÃO ENTENDA ALGUMAS PALAVRAS, PESSO DESCULPAS, TRAGO A INFORMAÇÃO AO PÉ DA LETRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL.

    SOU DA TURMA DA PMAL

    BANCA ( CEBRASPE/CESPE)

  • A

    é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telefônicas, salvo por ordem da

    AUTORIDADE POLICIAL = DELEGADO NÃO PODE para fins de investigação criminal. AUTORIDADE JUDICIAL = JUIZ

    B

    todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, desde que obtenham previamente autorização da autoridade competente. NÃO PRECISA DE AUTORIZAÇÃO , STF SOMENTE PRÉVIO AVISO , REDES SOCIAIS , NOTAS DE JORNAIS ETC

    C

    É PLENO a liberdade de associação, não podendo o Estado negar o registro de associações civis em decorrência do seu objeto social. ERRADO EM CITAR É PLENO DEVERIA SER É LIVRE A LIBERDADE DE ASSOCIAÇÃO........

    D

    ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de ORDEM EXPRESSA DE AUTORIDADE pública competente.

    INDEPENDE DA ORDEM EXPRESSA , DEVE SER FEITO RESPEITANDO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL

    ALTERNATIVA CORRETA ( E )

    E

    não é permitido a ninguém ingressar na casa alheia sem o consentimento do morador, exceto se em decorrência de determinação judicial ou nos casos de flagrante delito, desastre ou para prestar socorro.

    Responder Parabéns! Você acertou!

  • A questão não foi bem elaborada, está incompleta. *durante o dia*
  • Questão extremamente mal elaborada.

  • Recurso. Pois da forma que está expressa pode ser entendido durante o dia e durante a noite

  • De acordo com a questão, não há condição de horário para a violação por determinação judicial. Ou seja, qualquer horário. Anulação fácil.

  • Povo reclama demais kkkk

  • rapaz, essa questão merece recurso, está incompleta.
  • Não reclamem pessoal. Conheçam a banca. A CESPE consideraria errada, por está incompleta, no entanto, a VUNESP não considera questões incompletas erradas, este é o perfil da banca. Quem for fzr prova desta banca, procure sempre o ítem "mais" certo.

  • Tem nada de recurso não, as outras estão absolutamente erradas, e a E é a mais correta. Para de chorar

  • Não está incompleta , o que se refere ao dia , por lei cada ordem e fundamento tem os horários que pode ser cumprido ! Ex : prisão pode ocorrer de 6 as 18 , penhora de 6 as 21 . Então se liga galera ! Rumo a aprovação !!!!
  • A questão exige conhecimento acerca da sistemática constitucional dos direitos e garantias fundamentais. Analisemos as alternativas, com base na CF/88:

    Alternativa “a": está incorreta. Conforme art. 5º, XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal (Vide Lei nº 9.296, de 1996).

    Alternativa “b": está incorreta. Conforme art. 5º, XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.

     

    Alternativa “c": está incorreta. Conforme art. 5º, XVII - é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar.

     

    Alternativa “d": está incorreta. Conforme art. 5º, II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

     

    Alternativa “e": está correta. Conforme art. 5º, XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

    Gabarito do professor: letra e.

  • 1 - XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;

    2 - XVI - todos podem reunir-se pacificamente, SEM ARMAS, em locais abertos ao público, INDEPENDENTEMENTE de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio AVISO à autoridade competente

    3 - XVII - é PLENA a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;

    4 - II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

    5 - XI - a CASA é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de FLAGRANTE DELITO ou DESASTRE, ou para prestar SOCORRO, ou, durante o DIA, por determinação judicial

  • para bancas como CESPE e VUNESP, infelizmente, questão incompleta é questão correta.

  • essa questão com certeza cabe recurso.

  • no caso teríamos que procurar a menos errada, e não a correta... loucura
  • Questão incompleta, porém a menos errada. marca o " X " e vai embora!!!