SóProvas


ID
525358
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
BNDES
Ano
2005
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Em relação a métodos de planejamento e controle da produção é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O modelo just in Time , se não estiver errada,  tem como  preceito o estoque zero  e não o mínimo.

    Corrigam-me por favor.

    Obrigada
  • Just in Time é a produção feita por encomenda, ou seja, apenas o essencial.
  • Do inglês “push system”, o sistema de Produção Empurrada é determinado a partir do comportamento do mercado. Neste modelo, a produção em uma empresa começa antes da ocorrência da demanda pelo produto. Ou seja, a produção depende de uma ordem anteriormente enviada, geralmente advinda de um sistema MRP (Material Requirement Planning). Após o recebimento de tal ordem, é feita a produção em lotes de tamanho padrão. Aqui não existe qualquer relação com a real demanda dos clientes da empresa.   Do inglês “pull system”, a produção puxada controla as operações fabris sem a utilização de estoque em processo. Neste modelo, diferentemente da produção empurrada, o fluxo de materiais ganha relevante importância. Aqui, a demanda gerada pelo cliente é o “start” da produção. O controle de o que, quando e como produzir é determinado pela quantidade de produtos em estoque. Assim, a operação final do processo “percebe” a quantidade de produtos vendidos aos clientes, e que, naturalmente, saíram do estoque, e as produz para repor o consumo gerado.

    Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. O just in time é o principal pilar do Sistema Toyota de Produção ou produção enxuta.Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exacto em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.O conceito desse sistema está relacionado ao de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo.Nas fábricas onde está implementado, o stock de matérias primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção. Para que isto seja possível, os fornecedores devem ser treinados, capacitados e conectados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência desejada.

  • Análise das alternativas:   a) o método MRP é um exemplo de sistema de produção puxada; (produção empurrada) b) Just in Time e MRP são métodos equivalentes; (o JIT é um método de produção puxada enquanto o outro é de produção empurrada) c) o Just in Time é um exemplo de sistema de produção empurrada; (puxada) d) o MRP é chamado também de “Sistema Toyota de Produção”; (O sistema Toyota é um JIT) e) o Just in Time visa diminuir os estoques ao nível mínimo. (Sim, na maioria das vezes o estoque dura apenas horas, visa apenas à necessidade instantânea)