-
GAB: CERTO.
A prevenção primária é igualmente aquela voltada para as causas do cometimento do crime. Ela se preocupa em neutralizar o problema antes que ele se manifeste. É necessário, por exemplo, que o Estado forneça educação, condições dignas de vida, moradia, salários justos, saneamento básico, saúde, emprego, lazer. Esse tipo de prevenção opera a médio e longo prazo e se destina à coletividade.
A prevenção secundária atua considerando os potenciais e eventuais criminosos e vítimas, além dos locais e momentos em que os crimes ocorrem. Também é chamada de prevenção situacional, pois destina-se a neutralizar situações de risco.
A prevenção terciária é voltada para o condenado, o preso e o egresso, com o fim de evitar que voltem a delinquir.
Fonte: Gran cursos.
-
CERTO. (....) Trata-se de prevenção (primária) direcionada a todos os cidadãos com o objetivo de impedir a origem do crime desde a suas raízes. (....) Não por outra razão, ela é predominantemente realizada por meio de políticas econômicas, sociais, culturais, família e controle social e formal (exceto o direito penal).
VIANA, Eduardo. CRIMINOLOGIA, 6a Ed. Juspodium, p.392.
-
Correta.
Prevenção primária: Quer ir na raiz do problema (causas). Consiste em implantar medidas sociais de médio e longo prazo.
Secundária: Direcionada a grupos ou subgrupos que podem vir a delinquir. Não é direcionada ao indivíduo.
Terciária: Voltada ao pós delito, visando a recuperação e a não reincidência dos presos. Medidas socioeducativas.
Fonte: Ciclos método
-
Gab. CERTO.
Prevenção Primária
- Atinge a raiz do problema (investir em educação, saúde, lazer, cultura).
- São medidas indiretas, ou seja, não previnem o crime em si, mas o criminoso.
Prevenção secundária
- Age onde o crime se manifesta/exterioriza
- São as “zonas quentes de criminalidade”
- Formas >> controle dos meios de comunicação, medidas de ordenação urbana, atuação policial estratégica; políticas públicas em áreas de risco
Prevenção terciária
- Atingem os apenados (principalmente os que estão reclusos)
- Objetivo é evitar a reincidência e possibilitar a ressocialização
** ver Q650529 – Delegado- PCPE/16 - cespe)
-
Gabarito: Certo
A prevenção primária do crime caracteriza-se pela implementação de medidas indiretas de prevenção, consistentes em evitar que fatores exógenos sirvam como estímulo à prática delituosa. Trata-se normalmente de medidas sociais por meio das quais o Estado garante acesso ao emprego e a direitos sociais como segurança e moradia.
Fonte: Estratégia
Abraços e bons estudos.
-
Errei essa pra nunca mais errar! Segue o bizu do Supremo!
Prevenção primária: atinge a raiz do conflito criminal. Ex.: Saúde, educação, lazer. Medidas de médio e longo prazo.
Prevenção secundária: vai atuar onde o crime se exterioriza ou se manifesta. São as chamas zonas quentes de criminalidade. A maior forma de prevenção é a atuação policial. Ex.: melhoria das obras arquitetônicas, controle dos meios de comunicação.
Prevenção terciária: apenado e recluso. Objetivando evitar a reincidência e possibilitar uma ressocialização.
Fonte: SupremoTV
-
GABARITO: CERTO
JUSTIFICATIVA PARA NÃO MAIS ESQUECER
PREVENÇÃO PRIMÁRIA --> É aquela que envolve políticas públicas, por exemplo. O objetivo aqui é atacar possíveis causas de criminalidade (fome, ausência de lazer, etc.).
PREVENÇÃO SECUNDÁRIA --> É situacional e localizada, focada em grupos de riscos.
PREVENÇÃO TERCIÁRIA --> Voltada para a pessoa do condenado (impedir, por exemplo, reincidência).
-
Eu quero ser DELTA tbm!
-
"Medidas sociais indiretas" ? A prevenção primária é justamente política pública, está no seio social. Não entendi por que a questão colocou "indireta" sendo que o Estado atua de forma direta.
-
Gabarito: correto.
Assunto cobrado nos seguintes concursos de delegado de polícia:
DPC-SP/2014;
DPC-PE/2016;
DPC-BA/2018;
DPC-SP/2018.
"Prevenção primária: consiste na conscientização da sociedade como um todo através de política públicas, especialmente educação, saúde, moradia, emprego e lazer (enfoque etiológico), formando cidadãos para que não compactuem com tentações que levam a uma vida desregrada. Está relacionada com questões sociais, para afastar as pessoas da criminalidade.
Atua na origem da criminalidade, neutralizando o delito antes que aconteça.
Diz respeito a instrumentos de médio a longo prazo."
Carreiras policias: criminologia. - 3. ed. rev., atual. e ampl./ Salvador: Editora Juspodvm, 2020, p. 230.
-
PREVENÇÃO PODE SER DIRETA X INDIRETA
Prevenção direta:
• Incidem de forma imediata sobre o próprio delito. Ex. pena e regime prisional
• O Sistema Penal combate ao crime através da sistemática processual e penal que existe naquela realidade
Prevenção Indireta:
•Atuam de maneira mediata sobre o crime, ao incidir em relação às causas do delito. Busca atingir o indivíduo e o meio que o mesmo vive.
• Medidas sociais, econômicas, políticas, ações de urbanização (ex. construção de uma quadra de futebol – cultura).
PRIMÁRIA X SECUNDÁRIA X TERCIÁRIA
•Prevenção Primária: Garantia dos direitos básicos do cidadão. Ex. política, saúde.
•Prevenção Secundária: Medidas policiais Ex. programas de apoio (violência domestica e familiar contra a mulher, por exemplo).
• Prevenção Terciária: Buscar a redução da reincidência.
-
· Prevenção primária: atingem a raiz (investimento em educação, saúde, lazer etc.)
· Prevenção secundária: atua onde o crime se manifesta ou se exterioriza, prevenção em áreas críticas, zonas quentes (atuação policial, controle dos meios de comunicação, medidas de coordenação urbana)
· Prevenção terciária: age em um indivíduo específico no apenado ou preso preventivo
-
QUESTÃO MUITO BEM FORMULADA PARA PEGAR PESSOAS COM DISPLICÊNCIA.
-
CORRETO.
A prevenção primaria diz respeito a raiz do problema.
Isso quer dizer o que?
Investimento em educação, saude, moradia, emprego.
''sapere aude'
-
GABARITO: CERTO.
No desempenho da função preventiva do crime, o Estado atua basicamente sob três frentes:
(A) Prevenção primária: Caracteriza-se pela implementação de medidas indiretas de prevenção, consistentes em evitar que fatores exógenos sirvam como estímulo à prática delituosa. Trata-se normalmente de medidas sociais por meio das quais o Estado garante acesso ao emprego e a direitos sociais como segurança e moradia. Diante da complexidade que as caracteriza, dessas ações não decorrem efeitos positivos imediatos.
(B) Prevenção secundária: Incide não sobre indivíduos, mas sobre grupos sociais que, segundo os fatores criminógenos, indicam certa propensão ao crime. Segundo Antonio García-Pablos de Molina, “Opera a curto e médio prazos e se orienta seletivamente a concretos (particulares) setores da sociedade: àqueles grupos e subgrupos que ostentam maior risco de padecer ou protagonizar o problema criminal. A prevenção secundária conecta-se com a política legislativa penal, assim como com a ação policial, fortemente polarizada pelos interesses de prevenção geral. Programas de prevenção policial, de controle dos meios de comunicação, de ordenação urbana e utilização do desenho arquitetônico como instrumento de auto-proteção, desenvolvidos em bairros de classes menos favorecidas, são exemplos de prevenção ‘secundária’”
.
(C) Prevenção terciária: Representa outra forma de prevenção indireta, agora voltada à pessoa do delinquente, para prevenir a reincidência. É implementada por meio das medidas de punição e ressocialização do processo de execução penal.
Fonte: https://meusitejuridico.editorajuspodivm.com.br/2017/06/19/o-que-se-entende-por-prevencao-primaria-secundaria-e-terciaria-crime/
-
GABARITO: C.
.
Fatores exógenos são fatores sociais/ externos, enquanto que o fator endógeno é algo interno.
-
Questão muito bem elaborada...
→ A prevenção primária busca atuar na RAIZ do problema, através, por exemplo, de investimentos na educação, saúde, etc.
-
"(A) Prevenção primária: Caracteriza-se pela implementação de medidas indiretas de prevenção, consistentes em evitar que fatores exógenos sirvam como estímulo à prática delituosa. Trata-se normalmente de medidas sociais por meio das quais o Estado garante acesso ao emprego e a direitos sociais como segurança e moradia. Diante da complexidade que as caracteriza, dessas ações não decorrem efeitos positivos imediatos.
(B) Prevenção secundária: Incide não sobre indivíduos, mas sobre grupos sociais que, segundo os fatores criminógenos, indicam certa propensão ao crime. Segundo Antonio García-Pablos de Molina, “Opera a curto e médio prazos e se orienta seletivamente a concretos (particulares) setores da sociedade: àqueles grupos e subgrupos que ostentam maior risco de padecer ou protagonizar o problema criminal. A prevenção secundária conecta-se com a política legislativa penal, assim como com a ação policial, fortemente polarizada pelos interesses de prevenção geral. Programas de prevenção policial, de controle dos meios de comunicação, de ordenação urbana e utilização do desenho arquitetônico como instrumento de auto-proteção, desenvolvidos em bairros de classes menos favorecidas, são exemplos de prevenção ‘secundária’”.
(C) Prevenção terciária: Representa outra forma de prevenção indireta, agora voltada à pessoa do delinquente, para prevenir a reincidência. É implementada por meio das medidas de punição e ressocialização do processo de execução penal."
Abraços
-
Fatores exógenos (externos) = O MEIO INFLUENCIA.
Medidas sociais indiretas = A escola, para que através da educação gerar mais oportunidades na vida da pessoa.
-
GAB: C
Quando falamos em prevenção na Criminologia, podemos falar em:
1) Prevenção Primária: medidas a médio e longo prazo que atingem a raiz do problema criminal. Exemplo: investimento em Educação, Saúde, Lazer, etc..
2) Prevenção Secundária: atua onde o crime se manifesta ou se exterioriza. As medidas de prevenção são implementadas em áreas críticas, zonas quentes de criminalidade. Exemplo: Atuação Policial, Controle dos Meios de Comunicação, Medidas de Coordenação Urbana.
3) Prevenção Terciária: aquela que age em um individuo específico: no apenado (podendo ser no preso preventivo ou aquele que cumpre pena).
Fonte: ManualCaseiro
SIGA NO INSTAGRAM:
@apostilasistematizadas
@msdeltaconsultoria
@marcosepulveda_delta
-
Gabarito: Certo
Dica útil que eu guardo e facilita para resolver questões desse tipo:
Primária: crime ainda não ocorreu (prevenção - foca em educação, melhorias urbanas, etc...)
Secundária: crime está ocorrendo (repressão - por meio de alguma medida)
Terciária: crime já ocorreu (normalmente a questão irá tratar sobre o condenado, tais como medidas de ressocialização, etc...)
Espero que ajude. Bons estudos!
-
CORRETO
prevenção primária = age nas causas iniciais do problema, ou seja, está ligada as politicas sociais
( coletividade)-> EDUCAÇÃO
prevenção secundária = atua posteriormente ao crime ou na sua eminência, isto é, zonas de criminalidade determinadas-> FISCALIZAÇÃO/ REFORÇAR A SEGURANÇA
prevenção terciária = população carcerária( ressocialização e evitar a reincidência) -> PUNIÇÃO/REEDUCAÇÃO
-
1 - Implementação de medidas sociais indiretas = atuação indireta na prevenção do crime = Prevenção Primária = concentração na adoção de políticas sociais (saúde, educação, moradia etc.) para prevenir o crime.
2 - evitar que fatores exógenos sirvam como estímulo à prática delituosa = evitar que a falta de saúde, educação, moradia etc. sejam estímulos ao indivíduo cometer um delito. Ex: Quem tem fome furta.
-
De maneira simples:
Prevenção Primária: É aquela voltada a fins sociais como educação, saneamento básico, oportunidades de emprego, etc..., ou seja, surge antes da criminalidade e visa combatê-la antes de se iniciar. O famoso ditado clichê - o mal se combate com o bem -.
Prevenção Secundária: É voltada para áreas de destaque da criminalidade. O maior exemplo são favelas ou bairros perigosos.
Prevenção Terciária: É aquela voltada as unidades penitenciárias, com foco na ressocialização.
OBS: Caso eu tenha equivocado nas explicações, corrijam-me!