SóProvas


ID
5254168
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A legislação brasileira reconhece a gestão de documentos de arquivo como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elemento de prova e informação. Acerca da arquivologia, julgue o item que se segue.

É o princípio da proveniência que dá ao documento de arquivo a singularidade para diferenciá-lo de outros tipos de documentos.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    O princípio da proveniência é o suprassumo da arquivologia, é ele que dá singularidade ao documento arquivístico e o diferencia dos demais não arquivísticos.

    A razão é simples: o princípio da proveniência, ao criar o fundo de arquivo, confere a base para formação de conjuntos documentais orgânicos que refletem a estrutura, a função e a atividade do órgão; enquanto os demais não constituintes do fundo arquivísticos são "peças" soltas, não refletindo a "atividade/história" da organização.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Foi praticamente unanime entre todos os professores que seria o caso do princípio da organicidade, mas a banca entendeu como proveniência. Fica o aprendizado e vida que segue...

  • .Para o DBTA (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística) é um princípio básico da arquivologia segundo o

    qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras

    entidades produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos.

  • Aquela típica questão pro sobrinho do examinador ser aprovado no concurso... rídiculo.

    Segundo o STCESPE (Superior Tribunal Cespe) agora o princípio da unicidade é igual o principio da proveniência.

    A unicidade dispõe que cada documento de arquivo será único, não sendo possível criar documentos orgânicos exatamente iguais a outros já produzidos, independentemente da sua forma, gênero, tipo ou suporte.

  • A proveniência mantém a individualidade do documento dentro do seu contexto orgânico.

    • Princípio do Respeito à Ordem Original/ Proveniência/ Respeito aos fundos: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Segundo esse princípio os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos.Tornando-o único/singular.

    • Princípio da Organicidade: Relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora.

    Questão tensa... muitos confundiram com o princípio da ORGANICIDADE.

    CESPE sendo CESPE, segue o jogo!

  • Eu tinha aprendido que:

    Princípio da proveniência é quando o arquivo produzido por uma entidade não deve ser misturado aos arquivos de outras unidades geradoras.

    Princípio da unicidade é quando os documentos de arquivo conservam seu caráter único em função do contexto em que foram produzidos.

    Mas daí vêm essas bancas e fazem o que querem, têm essas que decidem unir vários princípios diferentes em uma coisa só e falam que é tudo a mesma coisa, aí têm outras que inventam princípios que não existem.

  • Nunca vou concordar com esse gabarito....

    Deveria ter sido anulada..

  • Chocadaa!!! :(

  • Gabarito: E.

    Princípio da Proveniência, conhecido como de Respeito aos Fundos, orienta que não haja mistura dos arquivos de fontes geradoras diferentes, logo, não se deve misturar o arquivo da entidade A e B.

    Na verdade, o princípio que dá singularidade ao documento arquivístico é o da Unicidade. O princípio da unicidade orienta que cada documento do arquivo terá seu caráter único, independente de forma, gênero, tipo ou suporte, sob seu contexto de produção.

    Diferente por exemplo dos materiais de Bibliotecas, onde não há esse princípio. Não há um “original”, todos os exemplares e cópias são igualmente válidos.

    Cabe recurso, conforme o professor Douglas Schneider:

    Consoante ao apresentado no item, o examinador elucida a definição do princípio da UNICIDADE que, segundo Bellotto (2004), indica que os documentos de arquivo preservam seu caráter único (singular, como afirmou o examinador), em função de seu contexto de produção.

    Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005, p. 136), o princípio da proveniência é um princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.

    O item, portanto, estaria errado em função de conceituar o princípio da UNICIDADE, não da proveniência.

    A solicitação, caso decidam entrar com o recurso que, na minha visão, é bastante cabível, seria para alteração do gabarito de “certo” para ERRADO.

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/recurso-pf-arquivologia/

  • certo

    PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA: O arquivo produzido por uma entidade NÃO deve se misturar ao de outra.

    * O arquivo deve manter sua IDENTIDADE relativa ao seu produtor.

    *Os arquivos devem manter sua INDIVIDUALIDADE dentro do seu contexto de produção.

    *Diz respeito TANTO À SUA ARRUMAÇÃO FISICA QUANTO ÀS RELAÇÕES ENTRE OS DOCUMENTOS E SEUS PRODUTORES E SUAS FUNÇÕES.

    PRINCÍPIO DA ORGANICIDADE: Os conjuntos dos documentos REFLETEM AS RELAÇÕES ADMINISTRATIVAS ORGÂNICAS.

    ORGANICIDADE: qualidade que têm os arquivos de ESPELHAREM A ESTRUTURA, AS FUNÇÕES E AS ATIVIDADES da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.

    fonte: meus resumos

  • já vi questão do cespe mesmo desmentindo esta daí. Porém no meu ver errada estava a outra questão, e esta tá certinha

    não tem mistério, este princípio é o princípio do respeito aos fundos, ele é fundamental na organização dos arquivos e para diferenciá-los entre outros arquivos não provenientes dos mesmos fundos.

  • E a cara do concurseiro fica como? (clown)

  • Levando em conta o princípio basilar e principal da aquivologia: PROVENIÊNCIA. Acertei... mas é duvidosa.

    Porém, tal princípio serve mesmo para diferenciar os documentos dos outros.

    ·        Proveniência/respeito aos fundos/

    - fundamenta as atividades nos arquivos;

    - devem manter sua individualidade, sem se misturarem a arquivos de outras origens;

    - princípio do respeito aos fundos;

    - universalmente aceito como a base teórica/prática da Arquivística.

    (2018) A reunião de documentos de instituições distintas em um único acervo fere o princípio da proveniência.GAB CERTO. Não deve misturar os fundos dos arquivos.

    (2018) De acordo com o princípio de respeito aos fundos, o arquivo de uma pessoa jurídica ou física deve ser mantido separadamente de arquivos de outras pessoas jurídicas ou físicas. GAB CERTO.

    (2019) A constituição do fundo arquivístico de determinado órgão público é resultado da aplicação do princípio da proveniência. GAB CERTO.

    (2018) O princípio de respeito aos fundos ou o princípio da proveniência postula que não devem ser misturados documentos produzidos por entidades diferentes. GAB CERTO.

    (2010) De acordo com o princípio da proveniência, ou de respeito aos fundos, os documentos acumulados por diferentes pessoas jurídicas devem ser mantidos separados, pois não podem ser misturados GAB CERTO.

    GAB CERTO.

  • Essa derrubou meio mundo de gente. Será que aceitaram os recursos ?

  • Questão tensa

    Na prova marquei errado pensando no princípio da Organicidade o cespe veio botando pra ferrar

    Proveniência ou do Respeito aos Fundos

    •  Este é o mais importante princípio da Arquivologia. Ele afirma que os documentos e arquivos originários de uma pessoa ou instituição devem manter sua individualidade, não podendo ser misturados com os arquivos de origem diversa.
    • Fundamenta o arranjo dos documentos no arquivo permanente
    • No campo prático da arquivística brasileira, a palavra arranjo corresponde à forma de organizar a documentação de uma instituição, respeitando-se o Princípio da Proveniência.

    Organicidade

    •  A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas. Exemplo :  determinado órgão público tenha resolvido arquivar os documentos sob sua responsabilidade, levando em consideração a estrutura e as atividades dos órgãos que criaram os documentos.

  • Sacanagem esse gabarito ter sido mantido.

  • É o princípio da proveniência que dá ao documento de arquivo a singularidade para diferenciá-lo de outros tipos de documentos. ERRADA

    De acordo com a literatura tradicional, e adotada pelo próprio Cespe, essa questão está errada e refere-se ao princípio da organicidade.

    Segundo Marilena Leite Paes, os arquivos têm origem no desempenho das atividades que o geraram e possuem caráter orgânico, ou seja, devem ter relação entre documentos pertencentes a um mesmo conjunto; uma significação orgânica entre os documentos desse arquivo.

    Portanto, é significação orgânica que liga o documento aos outros documentos do mesmo conjunto, diferenciando-o dos outros tipos de documentos ---> sendo, portanto, relacionado ao princípio da organicidade.

    É da autora a famosa expressão: Um documento destacado do seu conjunto não é orgânico.

  • QUEM ERROU fique tranquilo vc está no caminho certo.

  • Uma falta de respeito com quem estuda...

  • PROVENIÊNCIA/ RESPEITO AOS FUNDOS

    ⇨Não se mistura documentos de organizações diferentes (preserva o contexto do documento)

    primeiro princípio a ser aplicado na classificação dos documentos

    Fundo aberto recebe novos documentos (entidade produtora continua em atividade)

    Fundo fechado não pode receber acréscimo de documentos, porque a entidade produtora não se encontra mais em atividade.

  • Também errei de início, MAS...

    Seguindo a linha de raciocínio perfeitamente lógica do Pedro H. T. P. (Princípio da Proveniência como basilar) e a abordagem atual do Princípio da Proveniência (na qual os canadenses definem dois graus: 1. respeito aos fundos ou 2. respeito aos fundos E ordem original — diretamente ligada à organicidade), podemos entender o gabarito como correto.

    Vejam essa questão do Cespe de 2015:

    "Com relação a princípios e conceitos concernentes à arquivística, julgue o item a seguir.

    A aplicação do princípio da ordem original garante a manutenção da organicidade dos documentos de arquivo." Gab. C

    Além de que os princípios são muito interligados, principalmente os da Proveniência, Organicidade, Unicidade, Indivisibilidade, Naturalidade, Ordem original, Inter-relacionamento. Sendo que todos esses baseiam-se na organicidade, que só é possível partindo-se da proveniência.

    Qualquer ressalva, mandem mensagem :)

    Fonte: Arquivística Temas Contemporâneos (pág. 120)

  • PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA (Se aplica a arquivos permanentes)

    • É o princípio básico da organização de arquivos, segundo o qual deve ser respeitado a autonomia de cada fundo ou núcleo, não misturando os seus documentos com os de outras entidades. A proveniência transmite informação importante sobre o contexto em que os documentos foram criados. (Respeito aos fundos)

    Não devem ser misturados!!!

    GABA Certo

  • SOLICITEM COMENTÁRIO PARA O PROFESSOR!

    fé em Deus!

  • Essa foi uma questão polêmica da prova da PF e que não teve o seu gabarito alterado, mesmo diante dos inúmeros recursos interpostos.

    A questão afirma que o princípio da proveniência, ou seja, o princípio que preconiza que os documentos de uma instituição devem ficar juntos a ela e não devem se misturar aos documentos de outras instituições, dá ao documento arquivístico a singularidade para que ele não possa ser confundido com outros tipos de documentos.

    "Outros tipos de documentos" leia-se documentos biblioteconômicos e museológicos. 

    Na verdade, é a característica da organicidade que permite que diferenciemos os documentos arquivísticos dos biblioteconômicos e dos museológicos. Se um documento é orgânico, quer dizer que ele foi produzido ou recebido no decorrer das atividades de uma instituição, o que não acontece com os documentos/objetos/exemplares biblioteconômicos e museológicos, que são colecionados e não acumulados naturalmente, como ocorre nos arquivos.

    Ainda há que se pensar que essa não é uma peculiaridade da organicidade, pois a unicidade aplicada a esse contexto também permite que um documento arquivístico seja diferenciado de documentos biblioteconômicos e museológicos. Essa visão é baseada no fato de que somente os documentos arquivísticos são únicos dentro do seu contexto de produção, ao contrário dos documentos de bibliotecas e museus. 

    A banca CESPE, no concurso do INPI, em 2018, deu como certa a seguinte assertiva: 
    A organicidade é o princípio que possibilita a diferenciação entre documentos de arquivo e outros documentos existentes no ambiente organizacional. (certa)

    Portanto, o correto seria seguir o mesmo raciocínio, que é a organicidade, e não o princípio da proveniência. Entretanto, a banca manteve o gabarito como correto, ignorando o posicionamento de 2018 e o fato de outros princípios/características também serem elementos que diferenciam os documentos arquivísticos dos biblioteconômicos e museológicos.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Gabarito da Banca: CERTO.
  • Comentário do professor para não assinantes

    Essa foi uma questão polêmica da prova da PF e que não teve o seu gabarito alterado, mesmo diante dos inúmeros recursos interpostos.

    A questão afirma que o princípio da proveniência, ou seja, o princípio que preconiza que os documentos de uma instituição devem ficar juntos a ela e não devem se misturar aos documentos de outras instituições, dá ao documento arquivístico a singularidade para que ele não possa ser confundido com outros tipos de documentos.

    "Outros tipos de documentos" leia-se documentos biblioteconômicos e museológicos. 

    Na verdade, é a característica da organicidade que permite que diferenciemos os documentos arquivísticos dos biblioteconômicos e dos museológicos. Se um documento é orgânico, quer dizer que ele foi produzido ou recebido no decorrer das atividades de uma instituição, o que não acontece com os documentos/objetos/exemplares biblioteconômicos e museológicos, que são colecionados e não acumulados naturalmente, como ocorre nos arquivos.

    Ainda há que se pensar que essa não é uma peculiaridade da organicidade, pois a unicidade aplicada a esse contexto também permite que um documento arquivístico seja diferenciado de documentos biblioteconômicos e museológicos. Essa visão é baseada no fato de que somente os documentos arquivísticos são únicos dentro do seu contexto de produção, ao contrário dos documentos de bibliotecas e museus. 

    A banca CESPE, no concurso do INPI, em 2018, deu como certa a seguinte assertiva: 

    A organicidade é o princípio que possibilita a diferenciação entre documentos de arquivo e outros documentos existentes no ambiente organizacional. (certa)

    Portanto, o correto seria seguir o mesmo raciocínio, que é a organicidade, e não o princípio da proveniência. Entretanto, a banca manteve o gabarito como correto, ignorando o posicionamento de 2018 e o fato de outros princípios/características também serem elementos que diferenciam os documentos arquivísticos dos biblioteconômicos e museológicos.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Gabarito da Banca: CERTO.

  • Heloisa Bellotto: “o princípio da Proveniência fixa a identidade do documento relativamente ao seu produtor. Por esse princípio, os arquivos devem ser organizados obedecendo à competência e as atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável por sua produção, acumulação ou guarda de documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção não devendo ser mesclados, no arquivo, a outros de origem distinta”.

    Singularidade é sinônimo de individualidade.

    O princípio da proveniência é o princípio do respeito aos fundos. Os fundos devem ser organizados segundo a fonte geradora.

  • Princípio da Unicidade

  • Também achei a questão, no mínimo, estranha. Entretanto, vamos lá

    Creio que o gabarito seja certo, não pelo fato de que o princípio que dá a singularidade do documento não seja o da Organicidade, ele realmente dá tal característica ao documento, porém, querendo ou não, o da proveniência ao criar fundos e "isolá-los" também faz com que o documento fique com tal especificidade.

    Logo, a questão não diz que o princípio da organicidade não vale ou que não remete a tal aspecto, mas sim que o da proveniência ratifica a singularidade, o que não torna a questão errada e por consequência a deixa "correta".

  • Gabarito: C

  • Muita gente tentando justificar, mas outra questão da banca mostra que até antes desse concurso o posicionamento era outro.

    Q308581 - A organicidade é o princípio que possibilita a diferenciação entre documentos de arquivo e outros documentos existentes no ambiente organizacional. CERTO!

  • CESPE sempre sendo uma banca de quinta categoria. Somente em Marte a explicação seria Proveniência.

  • Eu jurei que era ORGANICIDADE velho.

  • O princípio da proveniência é o suprassumo da arquivologia, é ele que dá singularidade ao documento arquivístico e o diferencia dos demais não arquivísticos.

    A razão é simples: o princípio da proveniência, ao criar o fundo de arquivo, confere a base para formação de conjuntos documentais orgânicos que refletem a estrutura, a função e a atividade do órgão; enquanto os demais não constituintes do fundo arquivísticos são "peças" soltas, não refletindo a "atividade/história" da organização.

    Bons estudos!!

  • aquela velha história... se você errou, parabéns, tá no caminho correto

  • Você pode ter acertado. Você pode ter errado. Agora, falar que a questão é clara é de uma soberba gritante.

  • O princípio da proveniência é o suprassumo da arquivologia, é ele que dá singularidade ao documento arquivístico e o diferencia dos demais não arquivísticos.

  • Se você errou, você acertou

  • Olá, colegas concurseiros!

    Há algum tempo venho utilizando os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo proveitoso, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizada e compreendendo maiores quantidades de informações;

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y

     Estude 13 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido aproximadamente de 4000 questões.

    Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    Agora já para quem estuda estuda e estuda e sente que não consegui lembrar de nada a solução esta nos macetes e mnemônicos que são uma técnica de memorização de conceitos através de palavras  e imagens que é utilizada desde a Grécia antiga e que é pouco explorada por muitos estudantes mas é muito eficaz. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre 200 macetes e mnemônicos.

    Copie e cole o Link no seu navegador:  https://go.hotmart.com/C56088960V

  • CESPE sempre tenta ser a diferentona com questões de gabaritos absurdos