SóProvas


ID
5254231
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2A1-I


    Tinha de deixar aquela casa. Não sentia saudades. Era uma casa escura, com um cheiro doce e enjoado que nunca passou. Não tinha vista a não ser a da janela que dava para o edifício ao lado. E só via as cozinhas. Quando anoitecia, toda aquela vizinhança começava, ao mesmo tempo, a fazer bife, e o ar ficava cheirando a cebola e alho. Ia-se embora, com alegria até, porque o outro apartamento tinha uma janela de onde era possível ver o mar, não todo, mas um pedacinho que, lá um dia, talvez lhe mostrasse um navio passando. Claro, arejado.

     Mas era preciso levar suas poucas coisas. Uma calça, duas camisas, um rádio de cabeceira, talcos, dentifrícios, uma lavanda, quatro ou cinco toalhas. Cabia tudo em uma mala só. Mas tinha a gaveta. Tinha de desocupar aquela gaveta. Cinco ou seis cartas guardadas ali.

     Resolveu ler, a começar pela primeira, pondo-as em ordem pelas datas. Ela dizia tanto “te amo, te amo”... e contava que andara chorando na rua, que o fora esperar na estação, que a parenta já andava desconfiada de sua tristeza. No fundo de um envelope, o raminho de cabelo. Havia escurecido com o tempo, mas era um pedacinho de sua beleza e, de qualquer forma, um pouco de presença a querer bem.

Antônio Maria. Com vocês, Antônio Maria. Rio de Janeiro,

Paz e Terra, 1994, p. 83-84 (com adaptações).

Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto 2A1-I, julgue o item a seguir.


Infere-se do texto que a personagem, ao longo de toda a narrativa, está sendo tomada por um tipo de nostalgia que não está relacionada ao espaço físico, mas, sim, a uma saudade de um estado — o da primeira paixão.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - ERRADO

    Existe sim um sentimento de nostalgia, mas este não é evidenciado em toda a narrativa. Dá-se a entender esse sentimento no último parágrafo. Além disso, dá-se também a entender uma saudade de uma antiga paixão, mas não necessariamente da primeira paixão.

  • gaba ERRADO!

    eu marquei errado pelo último trecho "mas, sim, a uma saudade de um estado — o da primeira paixão" não dá para inferir que seria a "primeira paixão", consegui-se inferir que houve um momento, com alguém, que as cartas e todo o ambiente a fazem lembrar de uma paixão, não necessariamente a primeira.

    Houve extrapolação!

    apenas para complementar uma dica que sempre dou.

    INFERE-SE → está Implícito. Eu tenho que Interpretar.

    De acordo com o tExto → está Explícito. Escrito. eu tenho que Encontrar.

    _____________________________

    canal no telegram com questões, dicas & minenonicos → https://t.me/aplovado

    pertencelemos!

  • Gab. (E)

    Extrapolação.

    Existe sim um sentimento de nostalgia, mas este não é evidenciado em toda a narrativa. Dá-se a entender esse sentimento no último parágrafo. Além disso, dá-se também a entender uma saudade de uma antiga paixão, mas não necessariamente da primeira paixão.

  • Pensei em extrapolação na hora, mas mesmo assim ainda fiquei com receio de marcar.

  • Errei igual um bobão essa questão na hora da prova. Mas acabou dando tudo certo.

    Gabarito Errado.

    Não é o texto inteiro que é dominado pela sensação de nostalgia, apenas o último parágrafo.

  • A Extrapolação está em um treco do enunciado :  'ao longo de toda a narrativa'

    BIzu.. " sempre que no comando da questão tiver dupla vírgula observe com mais cautela" comum vim termos CATEGÓRICOS que torna a questão ERRADA.

    Ex: Tudo, todo, nada, somente, ninguém, etc....

    Infere-se do texto que a personagem, ao longo de toda a narrativa, está sendo tomada por um tipo de nostalgia que não está relacionada ao espaço físico, mas, sim, a uma saudade de um estado — o da primeira paixão.

  • A assertiva diz que não está relacionada a um estado físico, mas , acredito que sim, pois ele falou da casa, dos objetos e etc. A meu ponto de vista, dizer que não está relacionado ao epaço físico é uma informação precipitada. Portanto, Assertiva ERRADA

  • https://youtu.be/SG8OP6lGBhI?t=10936

    Correção do Estratégia Concursos

  • Errado.

    Ao meu ver dá para entender que ele sente saudade de uma paixão, mas em nenhum lugar do texto esta explícito que é a "primeira paixão".

    Acredito que houve uma extrapolação.

  • Gabarito: Errado

    Há uma extrapolação ao inferir do texto que a nostalgia vivenciada pelo personagem é referente a sua ''primeira paixão''. Nota-se no decorrer de todo o texto que a nostalgia é relacionada ao ambiente físico de uma casa.

    Bons estudos.

  • Não acho que o sentimento era de paixão .
  • No início do texto o personagem já afirmou que não sentia saudades. Ele relembrou memórias que não o agradavam tanto, o que vejo ser diferente de "nostalgia".

  • GABARITO: ERRADO

    "Infere-se do texto que a personagem, ao longo de toda a narrativa, está sendo tomada por um tipo de nostalgia que não está relacionada ao espaço físico, mas, sim, a uma saudade de um estado (CERTO)o da primeira paixão (ERRADO).

    Em que momento o texto fala sobre primeira paixão? Em momento algum. Então, houve extrapolação, porque a afirmativa foi além do que está mencionado no texto.

  • A professora Flávia Rita resolveu essa prova.

    Segue o link da aula: https://www.youtube.com/watch?v=MeGf5gx1_y8

  • Extrapolação!

  • Gabarito errado

    Existe sim um sentimento de nostalgia, mas este não é evidenciado em toda a narrativa. Dá-se a entender esse sentimento no último parágrafo. Além disso, dá-se também a entender uma saudade de uma antiga paixão, mas não necessariamente da primeira paixão.

    Houve extrapolação!

    apenas para complementar uma dica que sempre dou.

    INFERE-SE → está Implícito. Eu tenho que Interpretar.

    De acordo com o tExto → está Explícito. Escrito. eu tenho que Encontrar.

    pertenceremos!

  • Nostalgia em relação a uma paixão antiga e não necessariamente a primeira paixão.

  • a nostalgia está mais para o espaço físico, que seria a casa. E outra, quem garante que essa paixão que ele viveu foi a primeira? Claramente ocorre extrapolação.

  • Minha contribuição.

    Interpretação de texto: consiste em saber o que se infere (conclui) do que está escrito. Os comandos de interpretação (está fora (além) do texto) são:

    Depreende-se/infere-se/conclui-se do texto que...

    O texto permite deduzir que...

    É possível subentender-se a partir do texto que...

    Qual a intenção do autor quando afirma que...

    O texto possibilita o entendimento de que...

    Com o apoio do texto, infere-se que...

    O texto encaminha o leitor para...

    Pretende o texto mostrar que o leitor...

    O texto possibilita deduzir-se que...

     

     

    Compreensão de texto: consiste em analisar o que realmente está escrito, ou seja, coletar dados do texto. Os comandos de compreensão (está no texto) são:

    Segundo o texto...

    O autor/narrador do texto diz que...

    O texto informa que...

    No texto...

    Tendo em vista o texto...

    De acordo com o texto...

    O autor sugere ainda...

    O autor afirma que...

    Na opinião do autor do texto...

    Fonte: Colaboradores do QC

    Abraço!!!

  • A nostalgia, se é que surge, surge apenas no último parágrafo, ou seja, não é durante toda a narrativa. Além disso, não é possível inferir que se trata da primeira paixão.

  • Infere-se do texto que a personagem, ao longo de toda a narrativa, está sendo tomada por um tipo de nostalgia que não está relacionada ao espaço físico( ELA QUER SAIR DA CASA POR MOTIVOS DE DESCONFORTOS ), mas, sim, a uma saudade de um estado( NÃO É EVIDENCIADO QUE ELA QUER SAIR PORQUE A CASA PRENDE ELA A UM ESTADO ) — o da primeira paixão( NÃO DA A ENTENDER QUE SEJA A PRIMEIRA, PODE SER QUALQUER UMA).

  • Fiquei em Dúvida na hora da prova por se tratar de uma "inferência' e lembrei das várias questões subjetivas da Cespe envolvendo inferência.

    Fui no "chute consciente" marquei Certo e errei a questão, Fica o aprendizado

    #SEGUIMOS

  • A questão está errada. Nostalgia é a saudade de algo que se deixou de ter, o desejo, de certa forma, de voltar ao passado. Percebam que boa parte do texto é marcada pela ideia de ter que sair de uma determinada casa. Além disso, o texto afirma, em seu primeiro parágrafo, que a personagem não sentia saudades. 

     Confiram:

    Apenas no final do texto é que há uma ideia que talvez possa remeter a um sentimento de nostalgia. Isso acontece quando é dito que o raminho de cabelo presente em uma das cartas "havia escurecido com o tempo, mas era um pedacinho de sua beleza e, de qualquer forma, um pouco de presença de querer bem". Mas, gente, o enunciado falou que esse sentimento de nostalgia em relação à primeira paixão permeia TODA a narrativa. Isso está incorreto. Essa rememoração do passado só aparece no fim do último parágrafo. Observem que nem o início do último o parágrafo possui um sentimento de nostalgia. Temos apenas a narração de um fato "resolveu ler, a começar pela primeira....."

    Além disso, não temos como inferir que se trata da primeira paixão. Até podemos inferir que se trata de alguma paixão da personagem, mas não dá para saber se foi a primeira paixão.

    PROFESSORA: STEFANNY , TEC CONCURSO

  • no texto tem este trecho" que a PARENTA já andava desconfiada de sua tristeza" era uma pessoa de sua familia não o primeiro amor

  • ERRADO

    Interpretei 3 erros

    1 - há nostalgia, mas não ao longo de toda a narrativa. 

    2 - o tipo de nostalgia está relacionada ao espaço físico sim (primeiros parágrafos).

    3 - não há como inferir que a saudade é o da primeira paixão.

  • A "nostalgia" não é evidenciada em todo o texto, e sim no último parágrafo.

    Além disso, a saudade não necessariamente é da "primeira paixão".

  • Gabarito errado aos não assinantes.

    Primeiramente, o sentimento nostálgico não estar associado ao espaço físico, haja vista que nos primeiros períodos essa ideia é rechaçada (a meu ver) nos trechos "[...] Tinha de deixar aquela casa. Não sentia saudades."

    Infere-se, dessa forma, que a nostalgia relaciona-se mais com um sentimento (amoroso, aparentemente), mais perceptível no trecho [...] Havia escurecido com o tempo, mas era um pedacinho de sua beleza e, de qualquer forma, um pouco de presença a querer bem.

    Ademais, como saber se era a primeira paixão? Extrapolação.

    ____

    Levanta. Bate a poeira. Retoma o caminho. Foi só uma batalha!!!

  • O bizu da questão estava em saber o significado da palavra NOSTALGIA. Sabendo o significado, você aceitaria a questão.

  • Não tem lógica, nenhum momento ela sentiu saudade daquilo, ela nem mesmo relembrou de amor do passado! Nossa, não tem como forçar um correto nessa questão!

  • GABARITO: ERRADO

    Observemos a assertiva: "infere-se do texto que a personagem, ao longo de toda a narrativa, está sendo tomada por um tipo de nostalgia que não está relacionada ao espaço físico, mas, sim, a uma saudade de um estado — o da primeira paixão".

    Destaquei estes três pontos, explico o motivo:

    Primeiro, se fossemos considerar que ela sente um pouco de nostalgia (saudades) não é ao longo de TODA narrativa, mas apenas no último parágrafo, quando lê as cartas. E pelo contexto nem podemos afirmar que de fato a personagem sentiu uma nostalgia.

    Segundo, ela não sente nostalgia durante toda a narrativa, ela simplesmente quer ir embora do apartamento.

    Terceiro, não podemos afirmar que as cartas lidas são da PRIMEIRA paixão, pode ser da primeira, segunda, terceira, quarta, enfim, não temos como dar certeza ao ler o parágrafo.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não podes desistir.

  • En nem consegui perceber que o narrador seria saudade de uma paixão, pois logo no início do texto diz: "Tinha de deixar aquela casa. Não sentia saudades." No último parágrafo só fala que outra pessoa até poderia sentir saudades pq andava chorando pela rua, uma parenta já tinha percebido a tristeza dessa outra pessoa e esta outra pessoa ía para a estação esperar pelo narrador. Em nenhum momento deste último parágrafo foi exposto ou sequer deu a entender que o narrador sentia saudades. Minha interpretação.

  • ela não sentiu saudades mas lembrou sim do espaço físico o erro da questão foi excluir o espaço físico .

  • O erro da questão é falar que não está relacionado a estado físico. entre outros que já foram citados.

  • ERRADO

    O texto não fornece elementos suficientes para concluirmos que a saudades é do seu primeiro amor, essa foi o meu pensamento para responder.

  • Infere-se do texto que a personagem, ao longo de toda a narrativa, está sendo tomada por um tipo de nostalgia que não está relacionada ao espaço físico, mas, sim, a uma saudade de um estado — o da primeira paixão.

    1. A personagem não sentia saudades, logo, não há sentimento de nostalgia
    2. Ela cita SIM espaços físicos, mas que não lhe causam saudades
    3. Em nenhum momento do texto foi citado o primeiro amor

    Gab. ERRADO

    Segundo o oxford:

    Nostalgia

    substantivo feminino

    • melancolia profunda causada pelo afastamento da terra natal.

    PSICOLOGIA

    • distúrbios comportamentais e/ou sintomas somáticos provocados pelo afastamento do país natal, do seio da família e pelo anseio extremo de a eles retornar.

    POR EXTENSÃO

    • saudades de algo, de um estado, de uma forma de existência que se deixou de ter; desejo de voltar ao passado.

  • matei a questão quando ele cita "ao longo de toda a narrativa".
  • O personagem sente saudades de uma paixão, mas o texto não fala em primeira paixão.

  • Novinho, onde fala em primeira paixão aí? Rumo à PCAL 2021!
  • Infere-se do texto que a personagem, ao longo de toda a narrativa, está sendo tomada por um tipo de nostalgia que não está relacionada ao espaço físico, mas, sim, a uma saudade de um estado — o da primeira paixão.

    FOI ALÉM DE MAIS, EXTRAPOLAÇÃO

    OQUE NÃO PODE NE UMA INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

    CONTRADIÇÃO: SER CONTRARIO QUE O TEXTO DIZ,

    EXTRAPOLAÇÃO: IR ALÉM DEMAIS

    RESTRIÇÃO: RESTRINGIR É O MOMENTO QUE VOCE PODERIA IR MAIS VOCÊ NÃO VAI. NO CASO O "TRECHO"

    #FONTE ALFACON

  • ERRADO.

    Toda a narrativa não, mas de fato, no final do texto fala um pouco sobre um romance!

  • A gente vê o quanto uma prova pode abalar o psicológico da gente, quando erra uma questão simples dessas no dia. Não me conformo até hoje. hehe

    Segue o jogo.

  • A pessoa fazendo a prova e respondendo essa questão: ''essa foi dada'' ''pão é pão e queijo é queijo'' ''pra nao zerar''

    Cespe: kkkkkkkk, sabe de nada inocente, anula um certa dele (a), que esse é freguês kkkkk.

    Cespe: 1x0

  • GABARITO: ERRADO

    O texto não fornece elementos suficientes para concluirmos que a saudades é do seu primeiro amor, essa foi o meu pensamento para responder.

  • ERRADO.

    A TODOS QUE PERSIRTIREM TERAO VITORIA

  • acho que o item esta errado não pela nostalgia da saudade de um estado -o da primeira paixão, mas sim pelo fato do item afirmar que ''a personagem ao longo de toda narrativa esta sendo tomada por um tipo de nostalgia'', porque ate daria pra inferir da nostalgia da primeira paixão.

    Veja: segundo paragrafo onde se diz: ''tinha de desocupar aquela gaveta. cinco ou seis cartas guardadas ali''. E no ultimo paragrafo onde se diz: ''resolveu ler, a começar pela primeira, pondo-as em ordens pelas datas''. daí dar pra ter uma inferência de que como colocou em ordem pelas datas a primeira e pela data ser a primeira seria então a do primeiro amor, só pela ordem das datas.

    Acho que seja somente isso, o de toda narrativa esta sendo tomada por um tipo de nostalgia e não é porque no primeiro paragrafo do texto tem argumentos que prova que não tem nostalgia nenhuma.

  • Extrapolação.

    Em nenhum momento o texto fala sobre primeira paixão.

  • não é evidenciado em toda a narrativa

  • Existe sim um sentimento de nostalgia, mas este não é evidenciado em toda a narrativa. Dá-se a entender esse sentimento no último parágrafo. Além disso, dá-se também a entender uma saudade de uma antiga paixão, mas não necessariamente da primeira paixão.

    Bons Estudos!!

  • o texto não fala de primeira paixão

  • Infere-se do texto que a personagem, ao longo de toda a narrativa, está sendo tomada por um tipo de nostalgia que não está relacionada ao espaço físico, mas, sim, a uma saudade de um estado — o da primeira paixão.

    Tinha de deixar aquela casa. ( espaço físico) Não sentia saudades. Era uma casa escura, ( espaço físico) com um cheiro doce e enjoado que nunca passou.

    matei essa questão pq entedi q existi um espaço físico

    o que acharam ?

    tiveram a mesma concepção ?

  • ERRADO "ao longo de toda a narrativa" Nostalgia aparece somente no ultimo parágrafo do texto

  • "Primeira paixão"? Como inferir isto?

  • Não vou mentir que li 1 milhão de vezes para poder responder, com medo. Só que no dia da prova não dá para fazer isso.

  • A CESPE tenta te derrubar pelo coração kk. Banquinha FDP. Hoje não CESPE

  •  ao longo de toda a narrativa, está sendo tomada por um tipo de nostalgia que não está relacionada ao espaço físico, mas, sim, a uma saudade de um estado

    kkkkkkkkkkkkkkk saudade do muquifo

  • Kraio a mina colocou um pedaço do cabelo dela na carta kkkkkkk cabuloso.

    ERRADO pq extrapolou