SóProvas


ID
5255317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Existem diversas técnicas para a coleta de impressões digitais em cenas de crimes que estão relacionadas com a composição do suor. O suor, simplificadamente, é uma solução aquosa de eletrólitos. O Na+ é um dos eletrólitos encontrados no suor pela dissolução de sais, por exemplo, o cloreto de sódio, cuja entalpia de dissolução em água é igual a −3,8 kJ/mol. O sódio é do grupo 1, ou família 1A, e está no terceiro período da Tabela Periódica. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

O suor tem temperatura de ebulição maior que a da água pura.

Alternativas
Comentários
  • Quando o sal é adicionado à água, o ponto de ebulição dela aumenta e o de congelamento diminui. Do ponto de vista molecular, quando temperatura da água aumenta, as moléculas se movem mais rapidamente, colidem com mais frequência e liberam mais moléculas de gás de vapor. Os íons químicos do sal ocupam espaço, causando menos colisões das moléculas de água, fazendo com que elas não liberem moléculas de vapor como a água pura faria. Assim, é necessário mais energia (ou seja, uma temperatura superior) para a água salgada começar a ferver. Logo, o aumento do ponto de ebulição em 1 °C em 1 litro de água requer cerca de 58 gramas de sal.

  • A força intermolecular mais forte é íon-dipolo, que é o caso do suor. Já a água, a sua força intermolecular é a ponte de hidrogênio, que é um pouco mais fraca. Logo, o ponto de ebulição do suor vai ser maior do que o da água.

  • GABARITO: Certo

    Propriedades coligativas. Por conter eletrólitos não voláteis, como o sódio (NaCI), o suor apresenta ponto de ebulição superior ao da água pura.

  • Ao adicionar um sal à água (como o NaCl), cresce a interação de forças intermoleculares tipo ion-dipolo. Isso faz também com que a pressão de vapor da água diminua e, por fim, a temperatura de ebulição da substância aumenta.