SóProvas


ID
5260498
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Pedrão - BA
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Marque a alternativa CORRETA.


Na frente do Palácio do Rio Branco, datado de 1919 com sua última reforma, antiga residência do governador, os 40 vaqueiros liderados pelo Frei Brayner apresentam-se mais uma vez rememorando o dia 18 de outubro de 1822, quando foram convocados para guarnecer o Srº Pedro de Alcântara, príncipe regente e Defensor Perpétuo do Brasil, juntando-se as tropas da Corte Interina de Cachoeira, como também voluntariamente unidos, formaram uma guerrilha chamada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Voluntários de Pedrão, Guerrilha Imperial dos Voluntários de Pedrão, Companhia de Cavalaria de Couraças ou, simplesmente, Encourados de Pedrão.

    Sabe-se que em 12 de outubro de 1822 frei Brayner, tocado do mais puro sentimento patriótico, enviou um requerimento ao Conselho Interino de Cachoeira para oferecer sua participação na campanha. Declarava o uniforme que seria usado e a relação dos voluntários que formavam a Companhia Guerrilheira de Couraças.

    O mesmo expediente consta que, um ofício dirigido ao Coronel Bento Lopes, no qual se convocava a tropa de cavalaria e o povo para associar-se à aclamação de D, Pedro I, como Príncipe Regente e Defensor Perpétuo do Brasil, na Vila de Santo Amaro. 

    As vestes dos Voluntários do Pedrão emprestam um encanto original ao préstito do Dois de Julho, não somente por ser um traje sertanejo, com vestimentas de couro cru, como o chapéu típico de vaqueiro, também de cor natural, tal como sai do curtume. 

    Terminada a guerra foi o padre Brayner confirmado no posto de capitão de 1ª linha e dissolvida a companhia dos couraças. Frei José Maria Brayner, o sacerdote soldado, que enormes serviços prestou à causa da Independência, tem sido lamentavelmente esquecido pelos baianos e brasileiros.

    https://leiamaisba.com.br/2012/06/12/os-encourados-do-pedrao