SóProvas


ID
5260972
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

“Escada integrante de uma rota de saída, podendo ser uma escada enclausurada à prova de fumaça, escada enclausurada protegida ou escada não enclausurada.”

(NBR 9077: Saídas de emergência em edifícios, ABNT)

Tal citação, segundo a NBR 9077, refere-se à (ao):

Alternativas
Comentários
  • O projeto de prevenção e combate a incêndio consiste na concepção de sistemas passivos e ativos para, respectivamente, prevenir a ocorrência de incêndios e combater os que estão ocorrendo. Para tanto, o projeto especifica uma infraestrutura dotada de extintores, mangueiras, hidrantes, iluminação de emergência, detectores de fumaça, corrimãos, sinalizações, etc.

     

    Nesse contexto, a ABNT NBR 9077 (2001) é a norma técnica brasileira que fixa condições exigíveis para as saídas de emergências das edificações, incluindo escadas. Em sua seção 3, a ABNT NBR 9077 (2001) define os seguintes tipos de escadas:

     

    3.22 Escada de emergência

    Escada integrante de uma rota de saída, podendo ser uma escada enclausurada à prova de fumaça, escada enclausurada protegida ou escada não enclausurada.

     

    3.23 Escada à prova de fumaça pressurizada (PFP)

    Escada à prova de fumaça, cuja condição de estanqueidade à fumaça é obtida por método de pressurização.

     

    3.24 Escada enclausurada à prova de fumaça (PF)

    Escada cuja caixa é envolvida por paredes corta-fogo e dotada de portas corta-fogo, cujo acesso é por antecâmara igualmente enclausurada ou local aberto, de modo a evitar fogo e fumaça em caso de incêndio.

     

    3.25 Escada enclausurada protegida (EP)

    Escada devidamente ventilada situada em ambiente envolvido por paredes corta-fogo e dotada de portas resistentes ao fogo.

     

    3.26 Escada não enclausurada ou escada comum (NE)

    Escada que, embora possa fazer parte de uma rota de saída, se comunica diretamente com os demais ambientes, como corredores, halls e outros, em cada pavimento, não possuindo portas corta-fogo."

     

    Visto isso, pode-se observar que a definição do enunciado é a de escada de emergência. Portanto, a alternativa B está correta.

     

    Gabarito do Professor: Letra B.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 9077: Saídas de emergência em edifícios. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

  • Gabarito Letra B

    3.22 Escada de emergência

    Escada integrante de uma rota de saída, podendo ser uma escada enclausurada à prova de fumaça, escada enclausurada protegida ou escada não enclausurada.

     

  • Complementando...

    Escada de emergência: Escada integrante de uma rota de saída, podendo ser uma escada enclausurada à prova de fumaça, escada enclausurada protegida ou escada não enclausurada.

    Escada à prova de fumaça pressurizada (PFP): Escada à prova de fumaça, cuja condição de estanqueidade à fumaça é obtida por método de pressurização.

    Escada enclausurada à prova de fumaça (PF): Escada cuja caixa é envolvida por paredes corta-fogo e dotada de portas corta-fogo, cujo acesso é por antecâmara igualmente enclausurada ou local aberto, de modo a evitar fogo e fumaça em caso de incêndio.

    Escada enclausurada protegida (EP): Escada devidamente ventilada situada em ambiente envolvido por paredes corta-fogo e dotada de portas resistentes ao fogo.

    Escada não enclausurada ou escada comum (NE): Escada que, embora possa fazer parte de uma rota de saída, se comunica diretamente com os demais ambientes, como corredores, halls e outros, em cada pavimento, não possuindo portas corta-fogo.

    Espaço livre exterior: Espaço externo à edificação para o qual abrem seus vãos de ventilação e iluminação. Pode ser constituído por logradouro público ou pátio amplo.