SóProvas


ID
5261824
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto CB1A1-I
    Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

Consoante as ideias do texto, a proposta de uma ecologia das máquinas baseada na noção de tecnodiversidade leva ao reconhecimento de múltiplas racionalidades.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    É o que se pode inferir do trecho:

    A racionalidade homogênea leva ao desaparecimento de espécies: “A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só estemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea.

    No lado oposto, as múltiplas racionalidades associa-se a ideia de tecnodiversidade, considerando “o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas”. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea

    "Uma vez que" traz a ideia oposta, logo a tecnodiversidade leva ao reconhecimento de múltiplas racionalidades (que é o oposto de racionalidade homogênea)

    GAB: C

  • A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea.

    Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.

    Gabarito C

  • A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade.

    Baseado nesse período conclui que " uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade" = noção de tecnodiversidade leva ao reconhecimento de múltiplas racionalidades.

  • CERTA

    Fragmentos do texto:

    1. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade.
    2. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea.

    Assertiva: Consoante as ideias do texto, a proposta de uma ecologia das máquinas baseada na noção de tecnodiversidade leva ao reconhecimento de múltiplas racionalidades. (C)

    1. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea.

    homogêneo

    adjetivo

    • que possui igual natureza e/ou apresenta semelhança de estrutura, função, distribuição etc. em relação a (diz-se de qualquer coisa em comparação com outra).

    Assertiva: Consoante as ideias do texto, a proposta de uma ecologia das máquinas baseada na noção de tecnodiversidade leva ao reconhecimento de múltiplas racionalidades.

    Desculpe-me mas não vejo várias ou MÚLTIPLAS racionalidades sendo uma proposta de uma ecologia baseada na tecnodiversidade.

    VISTO QUE, sem a tecnodiversidade você tem a racionalidade homogênea.

    com a tecnodiversidade deveríamos ter diferentes racionalidade e não múltiplas, mas ok, fazer o que né, eu deixaria em branco, não sei se extrapolei a linha de pensamento ...

  • ESSE TEXTO É PARA DÁ UM NÓ NO JUÍZO KKKKKK

  • Puxa o povo viaja demais, simplesmente o termo múltiplas racionalidades deu a ideia de que há vários pontos de vista. E segundo o texto, há.

  • Analisando todo texto em 8 tópicos:

    1º - Para falar de "Ecologia das máquinas" é preciso voltar ao conceito de "Ecologia"

    2º - Ecologia que tem fundamento na "Biodiversidade"

    3º - Com a qual (Biodiversidade) se tem uma "noção diferente" e "se fará um paralelo"

    4º - "Noção diferente" que será chamada de "Tecnodiversidade"

    5º - Que tem correlação (sinônimo) com "Biodiversidade"

    6º - "Tecnodiversidade" - São as diferentes técnicas, que utilizam recursos da REGIÃO, usadas ANTES dos pesticidas, para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas.

    7º - ANTES dos pesticidas a "Tecnodiversidade" era uma técnica UNIVERSAL.

    8º - resumo: ele começa falando sobre máquinas x ecologia, sem querer criar oposições, faz todo o paralelo entre biodivesidade e tecnodiversidade. Busca integrar os dois polos,máquinas e ecologia, que se mostram divergente ao longo do tempo. Ele prova isso (desde o fim do século XVIII). Tenta, através da fundamentação da Biodiversidade e do que ele chama de Tecnodiversidade mostrar que é possível criar a aliança dos dois polos e alcançar o que, ANTES, já havia sido alcançado pela Tecnodiversidade; a sua utilização pelas múltiplas nacionalidade. É possível?? Sim. Espero ter conseguido explicar alguma coisa, pois interpretação, na maior parte das vezes, é pura fumação de maconha ou só para derrubar mesmo o candidato.

  • mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir
  • SIGNIFICADO DE CORRELATA

    , compara, confronta, coteja, associa, correlaciona, conecta, concatena, correfere, classifica.

    EU NÃO CONSIGO VE ESSE GABARITO COMO CERTO

    VAMOS AO TEXTO:

     A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea.

    EU CONSIGO INTERPRETAR QUE A BIODIVERSIDADE ESTÁ RELACIONADO COM A TECNODIVERSIDADE E SEM ESSA TECNODIVERSIDADE AS ESPECIE VAI DESAPARECER DIANTE DE UMA RACIONALIDADE HOMOGÊNEA

    ESSE ENUNCIADO DIZENDO QUE LEVA ME QUEBROU

  • Assertiva C

    Consoante as ideias do texto, a proposta de uma ecologia das máquinas baseada na noção de tecnodiversidade leva ao reconhecimento de múltiplas racionalidades. L 12

  • O seguinte trecho blinda o gabarito da questão em Correto:

    A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta(tecnodiversidade) só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea.

    ou seja: Sem tecnodiversidade, racionalidade homogênea. Com tecnodiversidade, múltiplas racionalidades.

  • CERTO

    A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea.

    Quando o texto diz que sem a tecnodiversidade ocorreria o desaparecimento de espécies e cita também que traria uma racionalidade homogênea (uma única classe), é possível concluir então que existe uma multiplicidade de racionalidade.

    sem a tecnodiversidade testemunharemos o desaparecimento de espécies POIS HAVERIA uma racionalidade homogênea.

    Consoante as ideias do texto, a proposta de uma ecologia das máquinas baseada na noção de tecnodiversidade leva ao reconhecimento de múltiplas racionalidades.

  • Gabarito: Certo

    Ao analisar o texto, nota-se que a discussão sobre o tema leva a múltiplas racionalidades, opiniões, pontos de vista. Ademais, alguns fragmentos do texto corroboram o gabarito:

    ''A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade.''

    ''Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade (...) é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.''

    Bons estudos.

  • "Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade... precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea." 

    "...sem esta..." ------> racionalidade homogenia.

    com esta -------> múltiplas racionalidades

  • Consoante as ideias do texto, a proposta de uma ecologia das máquinas baseada na noção de tecnodiversidade leva ao reconhecimento de múltiplas racionalidades.

    sim... porque o texto diz: A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta (tecnodiversidade) só testemunharemos (...) diante de uma racionalidade hemogênea.

    Uma coisa hemogênea é uma coisa semelhante. Então, se sem a tecnodiversidade eu vou ter uma racionalidade hemogênea, com ela eu vou ter várias racionalidades.

    Eu pensei assim...Se estiver errado, me avisem pf.

  • Consoante as ideias do texto, a proposta de uma ecologia das máquinas baseada na noção de tecnodiversidade leva ao reconhecimento de múltiplas racionalidades.

    não é racismo ^^

    múltiplas racionalidades = diversificar, repensar, mudar, pensar diferente, sair da caixa, não ser uno...

    ecologia das máquinas (baseada na noção de tecnodiversidade) está totalmente voltado ao pluralismo de ideias;

    sem mais delongas, releia o texto, pois o examinador caprichou, se vc ler umas 3, 4 vezes vai até gostar de suas ideias, garanto! (precisa mergulhar na mente dele se quiser prosseguir na missão, sem preguissa).

    AVANTE

  • "A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea."

  • prova capciosa, todas que deixei em branco estavam certas

  • ULTIMO PERÍODO > Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.

    GAB : CERTO

  • Já li esse texto umas 50x em várias questões dessa prova, mas até agora não entendi muito bem ashuahsa

    continue a nadar.

  • kkkkk parece um parágrafo da obra fundamentos da metafísica dos costumes

  • Gabarito: Certo.

    Deixo, abaixo, o trecho do texto que permite chegar ao gabarito:

    "A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. "

    Note que ao utilizar o vocábulo "esta" o autor está citando a tecnodiversidade. Reescrevendo:

    A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem a tecnodiversidade só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea.

    Com isso, é possível concluir que com a presença da tecnodiversidade não há apenas uma realidade homogênea, existindo outras realidades. O examinador usou o "múltiplas realidades" como uma possível significação para mais de uma realidade.

    Espero que tenha ajudado.

    Bons estudos!

  • Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade

    Consoante as ideias do texto, a proposta de uma ecologia das máquinas(conceito de ecologia, diversidade, biodiversidade, entrando em contexto de "ecologia das máquinas" a relação de biodiversidade e tecnodiversidade) baseada na noção de tecnodiversidade(biodiversidade) leva ao reconhecimento de múltiplas racionalidades(multiespécies que incluam todas as formas de organismos).

  • Que prova difícil do cacete...

  • CERTO.

    A maior dificuldade dessa questão é que ela joga o enunciado no afirmativo ,mas a passagem do texto está no negativo.

    trecho (linha 8) A biodiversidade é o correlato(conexão) da tecnodiversidade, uma vez que sem esta (tecnodiversidade) só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea.

    (nesse caso as especies seriam parecidas ,semelhantes ou ate idênticas).

    você percebe que quando falo de homogeneidade estou falando de desaparecimento de varias especies para dar lugar a mesma especie ou especies bem parecidas??

    Acredito que a forma mais fácil para acertar essa questão seria negar o trecho (igual a gente faz la no raciocínio logico) ficaria assim: Com a tecnodiversidade testemunharemos o aparecimento de especies diante de uma racionalidade heterogênea ( Heterogêneo é um adjetivo que pode assumir o significado de diferença, diversidade, pluralidade, multiplicidade ou variedade. ) seria o mesmo que dizer MÚLTIPLAS RACIONALIDADES .

    Logo, o contrario de Homogêneo é Heterogêneo (multiplicidade)

    FORÇA E FOCO,espero que tenham entendido o meu comentário ;)

  • Acertei no chutômetro, entendi bulhunfas nenhuma do que ele pediu.

  • Texto chato do #%$%@!¨#$

  • Consoante as ideias do texto, [I] a proposta de uma ecologia das máquinas baseada na noção de tecnodiversidade [II] leva ao reconhecimento de múltiplas racionalidades.

    [I] Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a biodiversidade - uma noção que chamamos de tecnodiversidade. ISTO É: a ecologia das máquinas é fundamentada na diversidade (que é sinônimo de biodiversidade). A biodiversidade, por sua vez, anda em paralelo com a tecnodiversidade. Logo é possível afirmar que a proposta de uma ecologia das máquinas baseada na noção de tecnodiversidade.

    [II] A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta [SEM A TECNODIVERSIDADE] só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. ISTO É: sem a noção de tecnodiversidade as espécies desaparecerão por causa de uma racionalidade homogênea (única, que não é múltipla). O oposto de múltiplas racionalidades é racionalidade homogênea.

    CORRETO.

  • Travei total, aqui diz: a proposta de uma ecologia das máquinas baseada na noção de tecnodiversidade leva ao reconhecimento de múltiplas racionalidades.

    Aí tem um período que diz: A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea.

    Aí eu pensei: Ah, múltiplos quer dizer diferente, homogênea quer dizer igual, então tá errado. Até fui olhar os sinônimos de múltiplos e tem: tantos, fartos, profusos, bastantes, , sortidos, heterogêneos, diversificados, multíplices, multímodos, multifários. FONTE: https://www.sinonimos.com.br/multiplos/

    Enfim, avante! ☠️

  • GABARITO: CERTO

    Vou tentar explicar essa questão pra ti, mas é difícil de explicar questões de interpretação, pois às vezes não conseguimos enxergar muito bem, por ser bastante abstrato. Vamos por partes, analisemos a assertiva:

    "a proposta de uma ecologia das máquinas baseada na noção de tecnodiversidade leva ao reconhecimento de múltiplas racionalidades."

    O que entendemos dessa frase? Ora, entendemos que caso a proposta de uma ecologia seja baseada na noção de tecnodivesidade isso levaria ao reconhecimento de diversas racionalidades. Ok, vamos analisar o texto agora, olha esse trecho:

    "A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea."

    O que entendemos dessa frase? Que se a biodiversidade não possuir correlação com a tecnodiversidade a racionalidade será homogênea (uma única racionalidade - curta visão). Ou seja, podemos dizer que se a biodiversidade tiver como correlato a tecnodiversidade, esta levará ao reconhecimento de múltiplas racionalidades.

    Ademais, ao final do texto, no trecho: Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo (único grupo - únicas ideias), mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização (múltiplas ideias) e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não podes desistir.

  • O comentário que mais fez sentido para mim foi o do colega Emilson Saboia.:

    "Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade... precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidadeuma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea." 

    "...sem esta..." ------> racionalidade homogenia.

    com esta -------> múltiplas racionalidades

  • CERTO.

    A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea.

    SEM ESTA: HOMOGÊNEA;

    COM ESTA: HETEROGÊNEA (múltiplas).

  • A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta (a tecnodiversidade) só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea.

    concluindo: o texto afirma que uma racionalidade HOMOGÊNEA (única) vai acarretar desaparecimento de espécies, logo precisamos de mais de uma racionalidade ou seja, uma racionalidade HETEROGÊNEA

    obs: matei a questão nessa palavra HOMOGÊNEA!

  • múltiplas racionalidades = várias maneiras de enxergar...

    A cespe sempre tenta florear o pavão.

  • Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados.

  • Questão extremamente difícil, mas prefiro questões de interpretação de texto - essa que faz falta no nosso cotidiano - em detrimento de questões de gramática. Não é fácil, mas é menor pior, por assim dizer.

  • Segunda vez que refaço essa questão e erro! Me deem licença que vou retornar para a alfabetização e começar tudo de novo, pois fiz tudo errado!

  • cadê o professor pra comentar um trem desse?

  • Conseguir acerta pensando dessa forma: 

    quando fala-se da noção de tecnodiversidade dentro do texto, é descrito que essas tecnologias são baseadas em recursos naturais encontrados nas regiões. logo, pode-se perceber que essas técnicas têm características singulares dependendo da região que foi estabelecida.

    Certa.

  • A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea

  • toma distraída
  • Devemos aplicar a lógica reversa ao que está exposto no texto:

    Trecho: "A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. "

    Conclusão:

    • Sem a tecnodiversidade ---> há uma racionalidade homogênea (única)
    • Com a tecnodiversidade ---> há mais de uma racionalidade (múltiplas)

    Errei a questão por achar que estaria extrapolando..

    Seguimos!!!

  • CESPE 2021 está altamente subjetiva nas questões de Português. Tá osso. Vamos encarar essa fera, mesmo assim.

  • "A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. "

    Gab: CERTO

  • A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta (tecnodiversidade) só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea.

  • Primeiro lugar é válido dizer que a questão é de interpretação e que quando fala que sem a tecnodiversidade poderia levar a morte de varias especies é notorio entao que a tecno é essencial e faz uso da racionalidade multipla.

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Me diz uma coisa, esta fazendo só questões e esta esquecendo de treinar para a REDAÇÃO!?

    Por que não adianta de nada passar na prova objetiva e reprova na redação, se isso acontece contigo vai ser um trauma para o resto da vida.

    Pensando nisso deixo aqui minha indicação de um curso de redação que tem me ajudado muito na preparação, quem tiver interesse em melhorar na discursiva é uma boa opção.

    Link do site:     https://go.hotmart.com/D49209586D

  • Vou parafrasear tudo, só avisando..

    O texto diz que sem a tecnodiversidade testemunharemos o desaparecimento das espécies por conta de uma racionalidade homogênea.

    Logo, pode-se inferir, por contrário sensu, que, havendo a tecnodiversidade, haverá uma racionalidade diversificada.

  • Texto: A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea.

  • A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea.

  • Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.

  • Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.

  • dizer que a aplicação da tecnodiversidade implica o reconhecimento de múltiplas racionalidades é o mesmo que dizer que a sua não aplicação leva a uma racionalidade única (homogênea). Em outras palavras, o que o item fez foi isto: a negação da negação - que é uma afirmação. ;) 

  • CERTO!

    QUESTÃO BOA

    Banca: Consoante as ideias do texto, a proposta de uma ecologia das máquinas baseada na noção de tecnodiversidade leva ao reconhecimento de múltiplas racionalidades.

    TEXTO: A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta (tecnodiversidade)  só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea.

    Em outras palavras

    • SEM tecnodiversidade (racionalidade homogênea = uma SÓ)
    • COM tecnodiversidade (múltiplas racionalidades)

    Parabéns Cespe! Essa tava boa!

  • Esse texto bugou a minha mente. Entendo nada kkk :/

  • Esta é uma questão de interpretação textual e, portanto, exige leitura atenta do texto. O autor estabelece uma relação de oposição entre duas formas de interação com a natureza.

    A primeira é baseada no conceito de ecologia das máquinas que, por sua vez, é baseada na biodiversidade. O conceito de  tecnodiversidade é um conceito paralelo ao da biodiversidade.

    A segunda é baseada em um modelo genérico no trato com a natureza. O autor exemplifica essa noção a partir do uso de um pesticida aplicado como solução universal, independente do bioma. Esse modelo seria, portanto, o que ele chama no texto de "racionalidade homogênea".

    Sendo assim, a proposta de Yuk Hui sobre a ecologia das máquinas é levar em consideração a diversidade das localidades no tratamento de possíveis problemas químicos ou biológicos, como era feito antigamente por cada localidade.

    Com isso, seria possível reconhecer, isto é, conhecer novamente como lidar com a natureza. 

    A ecologia das máquinas, portanto, valoriza a diversidade e reconhece que há formas diferentes de raciocinar no tratamento com a natureza, e não uma única forma genérica de tratamento.

    A alternativa, portanto, está correta.

    Gabarito da Professora: CERTO.
  • é mais fácil eu ganhar na loteria do que gabaritar uma prova de port da cespe. Jesus

  • As questões de interpretação dessa prova foram todas Bob Marley. Viagem total.

  • A proposta de uma ecologia das máquinas baseada na noção de tecnodiversidade leva ao reconhecimento de múltiplas racionalidades???

    A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta "tecnodiversidade" - só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea.

    Logo, a proposta da tecnodiversidade, leva sim a multiplas RACIONALIDADES, que seria um contexto diferente do atual, no caso, RACIONALIDADE HOMOGÊNEA, UNA...

  • Errei por que fui no texto e vii uma parte que falava: " ..... diante de uma racionalidade homogênea."

  • Uma análise que poderia ser feita:

    Texto: ''A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea.

    No período “A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea”, a forma pronominal “esta” retoma “biodiversidade”. (E)

    ''Esta'' retoma tecnodiversidade

    Trocando em miúdos:

    Sem a tecnodiversidade: teríamos uma racionalidade homogênea, isto é, uma solução que apresenta uma única fase.

    Com a tecnodiversidade, subentende-se que teríamos uma racionalidade heterogênea, ou seja, uma solução que pode apresentar pode apresentar duas ou mais fases.

    Questão: a proposta de uma ecologia das máquinas baseada na noção de tecnodiversidade leva ao reconhecimento de múltiplas racionalidades. (C)

  • Posta de novo amanda santos, acho que o pessoal não viu ainda...

  • Pessoal, dica rápida pra quem busca carreiras policiais e quer rapidez e qualidade nos estudos, meu esposo foi aprovado na PRF estudando também por:

    Mapas Mentais para concurso da polícia: https://ev.braip.com/ref?pv=prorvx3x&af=afixvqpz9

    Guia do POLICIAL APROVADO: https://ev.braip.com/ref?pv=propgmn4&af=afi5x1jg9

    DICA: ESTUDAR 10 MAPAS MENTAIS + 30 Questões do QConcurso POR DIA!!

    ESPERO TER AJUDADO!!!

    Seja constante essa é a única formula do sucesso.