SóProvas


ID
5261827
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto CB1A1-I
    Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O conceito de tecnodiversidade apresentado no texto visa a situar as tecnologias modernas em termos de localidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    "Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas."

  • Gab. C

    Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • "Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade."

  • errei, mas está expliciro

    ´´Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, ´´

    certo

  • Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.

    Gab. Certo.

  • CERTO!

    UMA QUESTÃO MAIS "RECHEADA", LEVEI UM POUCO MAIS DE TEMPO PARA RESPONDER, MAS DEU PRA ASSIMILAR.

  • Não achei no texto conceito nenhum, apenas uma afirmação: "em essência, uma questão de localidade." Isso não é conceito.

  • CERTA

    Fragmento do texto:

    1. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade.
    2. ... mas (LOCALIDADE) é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.

    Assertiva: O conceito de tecnodiversidade apresentado no texto visa a situar as tecnologias modernas em termos de localidade.

  • Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII.

    A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea.

    Antes da invenção dessas substâncias(os pesticidas), empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal.

    Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.

    Perceberam que a tecnodiversidade é algo que era usado e hoje nos força a repensar sobre reposicionar as tecnologias modernas?

    ASSERTIVA:

    "O conceito de tecnodiversidade apresentado no texto visa a situar as tecnologias modernas em termos de localidade."

    Acredito que esse verbo (SITUAR) não é o mais aconselhado para a assertiva, isso nos faz pensar que a tecnodiversidade visa situar, (estabelece de forma permanente, assentar, construir, edificar.) as tecnologias modernas, quando que na verdade a tecnodiversidade nos faz força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.

    mas fazer o que né, vida que segue

  • CORRETO

    O texto fala que a BIODIVERCIDADE é o correlato da TECNODIVERSIDADE - ou seja, esses termos possuem uma relação íntima.

    Mais a frente, o texto faz uma crítica ao uso dos inseticidas, afirmando que o uso de um determinação produto, com base em um local específico, pode trazer prejuízos para locais diferentes. Portanto, não se pode generalizar seu uso de forma inconsequente.

    Depois disso, o autor fala que ANTES, a depender do local, técnicas diferentes eram usadas para tratar pragas (ou seja, se tínhamos biomas diferentes, diferentes técnicas eram utilizadas = TECNODIVERSIDADE)

    Por fim, o autor ressaltar que é necessário essa reflexão sobre localidade, tecnologias diversas e modernidade nos últimos períodos do texto.

    Citação do TEXTO:>

    Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.

  • Gabarito: CERTO

    "Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ―recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal."

    Acredito que com esse trecho, o próprio texto exemplifica a relação entre tecnodiversidade e localidade.

    Qualquer erro só avisar.

  • Gabarito: CERTO

    "A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea."

    A biodiversidade é o conjunto de todas as espécies de seres vivos existentes em determinada região ou época; .

  • Acho que a resposta está no seguinte trecho do texto:

    "Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade."

  • eu erro porque não tenho paciência de ler o texto.
  • CERTO

    Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade.(...) é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.

    O conceito de tecnodiversidade apresentado no texto visa a situar as tecnologias modernas em termos de localidade.

  • Gabarito: Certo

    Errei a questão, mas busquei entender o gabarito.

    Texto: Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.

    Certamente, assim como eu, alguns colegas erraram ao trazer a palavra ''localidade'' no sentido estrito da palavra, no entanto, perceba que o próprio texto trouxe a definição de localidade.

    Esse foi o meu deslize, espero ter contribuído de alguma forma.

    Bons estudos.

  • O conceito de tecnodiversidade apresentado no texto visa a situar as tecnologias modernas em termos de localidade.

    sem delongas, o autor cita o ex dos pesticidas que são usados de forma universal, ou seja, todo lugar usa a mesma porcaria, mesma fórmula, sem pensar nas especificidades do lugar; em contraste, ele fala que antes cada lugar tinha a sua fórmula voltada para diferentes regiões, e essa ultima técnica, quando empregada, corrobora com a noção de tecnodiversidade.

    está expresso no texto, volte e releia! Fragmentos que ajudam:

    o uso de um mesmo pesticida;

    Antes da invenção dessas substâncias.

    AVANTE

  • Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Era só voltar ao texto, errei por falta de atenção.

  • Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade

    O conceito de tecnodiversidade apresentado no texto visa a situar as tecnologias modernas em termos de localidade.

    Na boa não tem o mesmo significado

  • "Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal [...]."

    "Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas [...]."

  • "Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal [...]."

    "Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas [...]."

  • Se fizermos uma comparação desse texto, em relação ao da prova da PRF 2021,esse é uma maravilha... kkkk

  • sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.

    gab certo

  • Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade

  • Modernas?

  • Certo.

    Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.

  • Gabarito: Certo.

    É um item tranquilo, mas a banca o fez para pegar os candidatos que não fazem a leitura do texto por completo. Explico:

    No início de uma das exemplificações, o autor coloca: "Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica".

    Lendo até o trecho supracitado, o candidato julgaria o item como errado. No entanto, com o discorrer da argumentação, o autor é incisivo ao dizer: "Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade".

    Um item da banca que reforça a importância de realizar a leitura por inteiro (com atenção e mais de uma vez) do texto.

    Bons estudos!

  • Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.

    GABARITO: CERTO

  • CERTO..

    (linha 16) Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.

  • O examinador da FGV tá fazendo um extra no CESPE.

  • GABARITO: CERTO

    A respeito do verbo "visar" na assertiva, apenas a título de curiosidade ou para quem quiser dar uma aprofundada sobre este verbo:

    Visar > com sentido de mirar, apontar, fitar, carimbar, olhar, será verbo transitivo direto, sem preposição (ex.: o soldado visou o peito do inimigo).

    Visar > com sentido de almejar, pretender, objetivar, ter como fim, ter em vista, será verbo transitivo indireto, regendo a preposição "a" (ex.: este trabalho visa ao bem-estar geral).

    Obs.: Entretanto, é recomendado utilizar este verbo sem a proposição "a" antes de verbo no infinitivo (como é o caso dessa assertiva). "O conceito de tecnodiversidade apresentado no texto visa a situar as tecnologias modernas em termos de localidade."

    Tá mas o que podemos entender disso tudo? Ora, podemos dizer que a banca CESPE adota as duas formas como corretas, já ela escreveu nesta questão com preposição "a" antes de verbo no infinitivo (a forma que não é recomendada, mas não é errada). Essa questão pode ser útil se houver alguma questão sobre esse verbo.. ainda mais quando se trata da CESPE, que além de saber a matéria, devemos saber sua jurisprudência.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não podes desistir.

  • O que tá me chateando mais nessas provas do CESPE é não haver mais a referência da linha e sim do período. Eu acho tão engraçado o examinador achar que o tempo da prova tá sobrando. Eu fico as vezes imaginando até que ponto eles pretendem chegar para dificultar cada vez mais a vida do concurseiro. Isso para mim beira a "jogos mortais" só que psicológico. Eles só podem achar que somos robôs.

  • Tão na cara, que dar até medo de marcar. rsrs

  • Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade

  • Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade

  • Que texto insuportável.

  • Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.

  • Português da CESPE tá pegando aula com o português da FGV

  • Não leu, perdeu. Foi o meu caso.

  • Tecnodiversidade= Tecnologia + diversidade.

    Com o advento da globalização, muitos seguimentos tecnológicos assumem peculiaridades de variadas regiões. Formas de mecânica, aprimoramento, avanço, restrições, reduções no que tange à tecnologia de que se trata o texto. Assim trazendo características diferentes (termos de localidade) no avanço tecnológico à respeito de algo para melhoria em muitos seguimentos.

  • Erro questão porque não tenho paciência de ler o texto.

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Me diz uma coisa, esta fazendo só questões e esta esquecendo de treinar para a REDAÇÃO!?

    Por que não adianta de nada passar na prova objetiva e reprova na redação, se isso acontece contigo vai ser um trauma para o resto da vida.

    Pensando nisso deixo aqui minha indicação de um curso de redação que tem me ajudado muito na preparação, quem tiver interesse em melhorar na discursiva é uma boa opção.

    Link do site:     https://go.hotmart.com/D49209586D

  • "Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade." - Penúltimo período do texto.

  • "Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade." = de certa forma sim, pois você pode considerar uma formula de veneno para uma certa localidade geográfica como um avanço e a mesma formula de veneno para outra localidade como um retrocesso.

  •  Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade.

  • LARISSA LUCIANE

    12 de Julho de 2021 às 12:09

    Dica:

    1-Leia as questões com relação aquele texto e separe primeiro as de interpretação e as de gramática.

    2-Depois resolva as de gramática e por ultimo as de interpretação.

    3-Nas questões de interpretação, você marca as palavras chaves das questões e em seguida leia o texto com atenção interligando com o que os enunciados e com as palavras chaves que você irá circular para pode responder.

    OBS: Isso ajudará você a pegar a prática de ler o texto com atenção ,apenas uma vez e responder com mais clareza e agilidade.

  • → O conceito de tecnodiversidade apresentado no texto visa a situar as tecnologias modernas em termos de localidade.

    Correto, Resposta: Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essênciauma questão de localidade.

    [...]  processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.

  • Errei pq falou em homogeneidade , ou seja , era aplicada com uma fórmula a todas regiões e biomas , não vi nada de separado, mas enfim . Muitas questões , muitas questões
  • Muito óbvia pra ser certo. Aí vc vai e não confia. Bingo! Errou.

  • LINHA 15 A 16  tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade.

  • Olá, colegas concurseiros!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado em concursos policiais.

    → Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link:

    https://abre.ai/daiI

    → Estude 13 mapas mentais por dia.

    → Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido quase 4000 questões.

    Fiz esse procedimento em julho e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 208 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • CERTO

    Texto: Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.

    Bons estudos.

  • Pessoal, dica rápida pra quem busca carreiras policiais e quer rapidez e qualidade nos estudos, meu esposo foi aprovado na PRF estudando também por:

    Mapas Mentais para concurso da polícia: https://ev.braip.com/ref?pv=prorvx3x&af=afixvqpz9

    Guia do POLICIAL APROVADO: https://ev.braip.com/ref?pv=propgmn4&af=afi5x1jg9

    DICA: ESTUDAR 10 MAPAS MENTAIS + 30 Questões do QConcurso POR DIA!!

    ESPERO TER AJUDADO!!!

    Seja constante essa é a única formula do sucesso.