SóProvas


ID
5261833
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto CB1A1-I
    Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto estende a noção de risco de extinção do campo biológico ao campo tecnológico.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Por meio da relação/correlação semântica entre biodiversidade e tecnodiversidade, o autor estende a noção de risco de extinção do campo biológico ao campo tecnológico.

    Podemos depreender isso do trecho: “A biodiversidade é o correlato [relacionado/correspondente] da tecnodiversidade, uma vez que sem esta [tecnodiversidade] só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea.”

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Minha Nossa Senhora da Bicicletinha, essa B0$T@ deu um nó na minha cabeça

  • Gente??? Ainda não entendi............

  • WHAT?????????????????

  • Pesada

  • CESPE: " então quer dizer que vocês ficaram estudando o meu jeito antigo de formular questões, que pena!"

  • Mais um episódio: "Elaborando a questão tragando a palha do capiroto"

  • Mas que grande M*** enh

  • ecologia das máquinas, voltar ao conceito de ecologia, paralelo com a de biodiversidade

    A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea.

    pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos

    resp: Certo

  • CERTO

    Pontos chaves confirmam isso, só por trechos espalhadas pelo texto que dá pra tirarmos essa conclusão. Ex.: "testemunharemos o desaparecimento de espécies", " Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie" e "uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes".

  • " Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII "

    Desse trecho infere-se que máquina remete à tecnologia.

    A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea.

    Desse trecho infere-se que, sem a tecnodiversidade ( diversidade de tecnologias), haveria desaparecimento de espécies.

    Logo,

    O texto estende a noção de risco de extinção do campo biológico ao campo tecnológico?

    RESPOSTA: SIM!

  • Assertiva C

    O texto estende a noção de risco de extinção do campo biológico ao campo tecnológico.L1 : L6

  • Li a questão achei que estava errada. Li novamente tive certeza que não sabia a resposta. Li mais uma vez errei a questão. kkkkkk

  • Estava aqui, tomando o meu café, bem de boas e... Opa! Uma fácil... Só que não. Quase caí da cadeira quando vi o gaba.

    Bom, fui buscar a resposta e cheguei à conclusão que o texto estende a noção de risco de extinção do campo biológico ao campo tecnológico porque:

    • Há um paralelo entre biologia (biodiversidade) e tecnologia (tecnodiversidade);
    • Utilizando o exemplo dos insetos e os pesticidas, temos que o desaparecimento dos insetos levará ao desaparecimento dos pesticidas, pois não serão mais necessários. Só que, à reboque vem a consequência desta atitude: "só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea";
    • Logo, desaparecendo as espécies, desaparecerão também as tecnologias, simplesmente porque não serão mais necessárias e;
    • Principalmente, desapareceremos nós mesmos, que não existiremos mais para fazer a tecnologia, afinal, fazemos parte da biodiversidade, ou "multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias".

    No ponto 3 já daria para responder a questão, mas o ponto 4 a que cheguei, indica qual a discussão de fundo: a coexistência da biodiversidade - incluindo as bactérias e nós - e a tecnologia. Na superfície, o autor trata de como deve ser utilizada a tecnologia e, finalmente sim, podemos concluir que o texto estende a noção de risco de extinção do campo biológico ao campo tecnológico.

  • O texto estende a noção de risco de extinção do campo biológico ao campo tecnológico. (CERTO)

    Gente, eu entendi assim: antes eram usadas diferentes técnicas para combater os insetos. Elas variavam com o solo, o lugar em que eram empregadas. Depois dos pesticidas, usado de maneira universal, as outras técnicas sumiram. Por isso, ele fala em extinção do campo tecnológico.

    Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. 

  • CERTO

    A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea.

    A biodiversidade equipara-se à tecnodiversidade, já que sem a *diversidade tecnológica* existiria apenas uma ''singularidade de raças'' (uma única raça/espécie), portanto, ocasionaria a extinção, já que não haveria mais diversidade.

    O texto estende a noção de risco de extinção do campo biológico ao campo tecnológico.

  • Gabarito: Certo

    A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea.

    Bons estudos.

  • CERTO!

    TRECHO QUE RESPONDE: " A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea."

    TECNODIVERSIDADE: "...implica em pensar divergências no seio do desenvolvimento tecnológico."

    Assim, como dito na assertiva, o texto estende a noção de risco de extinção do campo biológico ao campo tecnológico, visto que SEM A TECNODIVERSIDADE, TESTEMUNHAREMOS O DESPARECIMENTO DE ESPÉCIES.

  • A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies...

  • A resposta da questão se apresenta no seguinte trecho:

    "Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas."

    Ou seja, o trecho mostra que com uma solução universal (por exemplo, pesticida) tanto a parte ecológica, quanto a parte tecnológica está em risco, fazendo uma analogia pode-se perceber que uma solução que nos coloca em uma zona de conforto também não nos deixa evoluir, e o mesmo risco se apresenta para tecnologia.

  • Assertiva

    O texto estende a noção de risco de extinção do campo biológico ao campo tecnológico.

    Fragmento

    A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade.

    A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea.

    explanação

    A noção de ecologia de máquinas quando ligada, estendida, assim como uma ponte a biodiversidade, transforma-se numa noção que o autor chama de ''tecnodiversidade''; sem essa noção, que está correlacionada

    (ecologia de máquina <---> biodiversidade = tecnodiversidade), somente nos sobra, nos resta, uma consequência (uma vez que), já que, extinção diante de um pensar comum, homogêneo (''fraco'').

    adendo especulativo

    Senhores, o autor tenta nos envolver na sua visão e nos faz refletir sobre o nosso modo de pensar; conforme cita, desde o final do século 18 é tido esse pensamento que máquina só destrói;

    em termos práticos, se eu separo o que é máquina do que é natureza, pouco me lixando e não interligando esses conceitos; e passo a pensar que são coisas que nem se excluem nem se agregam, tampouco afetará em nada a vida que conhecemos, então o destino é sabido, embora alguns ainda o ignorem (sutíl, mas um belo puxão de orelha);

    AVANTE

  • Achei a "...extinção do campo biológico..." muito amplo. Discordo do gabarito.

  • O examinador fez essa questão no gerador de lero lero, só pode.

  • Acertei, mas foi cagada!

  • Eu entendi assim: Se não houver a tecnologia, a biologia não prospera.

  • Que texto ruim! Meu Deus!

  • Sim. Onde? Aqui:

    A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea.

  • aquela questão justamente pro cara nao gabaritar..sempre tem dessas

  • Achei a resposta neste período:

    A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea.

    Obs: Quando forem ler um texto com palavras muito complexas tentem mudar para palavras mais simples.

  • É muito difícil ter um relacionamento com a CESPE. Quando eu acho que já estamos numa boa.. Ela vem e inventa alguma coisa p a gente brigar!

  • Essa é a típica questão coringa que tem em toda prova do cespe, extremamente subjetiva e que o gabarito depende da conveniência do examinador. Apesar de ter acertado aqui, se tivesse prestado esse concurso, certamente deixaria em branco.

  • Questão com 46% de acerto.

    Deixaria em branco na hora, minha saúde mental agradece.

  • CERTO.

    trecho: A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta (tecnodiversidade) só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. (LINHA 8)

    resumindo: texto esta dizendo que a biodiversidade está conectada com a tecnodiversidade e sem a tecnodiversidade testemunharemos o desaparecimento da biodiversidade .

    a biodiversidade é nada mais do que o conjunto de todas as espécies de seres vivos existentes na biosfera; diversidade.

    Logo, se eu digo que haverá o desaparecimento de espécies então estou afirmando que haverá o desaparecimento da biodiversidade.

    O texto estende a noção de risco de extinção do campo biológico ao campo tecnológico.

  • Certo

    no trecho: A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea

    Esse trecho deixa bem claro que em prática se a biodiversidade acabar a responsável será a tecnodiversidade, além disso sem biodiversidade não haverá mais necessidade de máquinas(tecnodiversidade), logo o campo biológico sendo extinto as máquinas também serão, pois esta depende daquela para ser útil.

  • Típica questão coringa

  •  A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. o termo esta faz menção à tecnodiversidade, ou seja, uma está ligada a outra

  • Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. "

    É como se essa tecnodiversidade tivesse sido extinta, entendeu? Foi daí que eu tirei a ideia no texto da noção de risco de extinção do campo biológico ao campo tecnológico. Aquelas tecnodiversidades que haviam antes deixaram de existir, ou seja, se extinguiram.

  • CORRETO

    A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta (tecnodiversidade) só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea, ou seja, ambas se ligam ao risco de extinção.

  • Acho que a maioria das pessoas está acertando de forma errada.

    Acredito que no trecho, "A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea", só temos que sem a tecnodiversidade testemunharemos extinções.

    Pra mim quem acertou mesmo foi o Sandro Jorge Esperança em seu comentário.

  • A única questão que eu errei dessa prova. #RumoPCDF
  • Quando o enunciado da questão é muito confuso ou não faz muito sentido geralmente está correto...

  • ransooooooooooooo

  • Entre mortos e feridos, salvaram-se todos.

  • Cespe como sempre inovando, e cada vez mais trazendo questões de intepretação bastante subjetiva!

    Infelizmente é mais sorte do que competência

  • Eu fico vendo o pessoal tentando justificar um absurdo desses, sendo que essa é mais uma das diversas questões de interpretação do CESPE que pode ter qualquer gabarito. Questão com a redação ridícula:

    "O texto estende a noção de risco de extinção do campo biológico ao campo tecnológico".

    O que fica exposto no texto é que o campo biológico é interdependente do tecnológico, melhor dizendo, sem esse o biológico irá padecer. Vejamos o trecho: "A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos..."

    A questão faz parecer que o risco de extinção do campo biológico se dará devido ao campo tecnológico, quando na verdade são interdependentes. Uma questão dessas tem que ser deixada em branco pq pode vir com qualquer gabarito e eles não anulam nem alteram gabarito. (ex. prova PRF 2021 com questões absurdas).

  • Interpretei a questão como certa. A meu ver, o texto nos leva a pensar que se os "Pesticidas" não forem usados de maneira correta, podem prejudicar o campo biológico. Ou seja, a tecnodiversidade existe, mas precisa ser utilizada com cautela, para que não ocorra a extinção de determinadas espécies.

  • A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea.

    biológico --> tecnológico

  • Discordo do gabarito! O texto estende a noção de risco de extinção do campo biológico ao campo tecnológico.

    Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade.

    Interpretei o texto da seguinte forma: Tudo que é tecnológico advém da natureza. Qualquer bem durável ou não utiliza recursos da natureza. Concordo com o Adriano Abreu, há uma interdependência entre a biodiversidade e a tecnodiversidade. Na natureza nada se perde tudo se transforma!!  

    tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.

  • Por essa parte do texto, dar para matar a questão.

    A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea.

    GABARITO: CERTO

  • O que eu aprendo com as questões de interpretação do Cespe: que não existe interpretação, o examinador apenas pega um trecho qualquer do texto pra justificar o embasamento do gabarito mesmo que não exista uma correlação clara e objetiva entre os dois.

    "A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea." O que se pode inferir sobre "extinção" de tecnologia desse trecho? Nada, o trecho apenas relaciona a falta de uso da tecnlogia à extinção biológica. A expressão "sem esta" (retomando tecnodiversidade) não dá ideia de extinção, mas apenas de não uso ou de não desenvolvimento, o único vocábulo que passa ideia de extinção é desaparecimento e ele só é usado em relação à diversidade biológica, portanto, não tem sentido dizer que o autor fez uma extensão de um ao outro.

    Mas mais uma vez repito: questão de interpretação do Cespe, esqueça interpretar, apenas encontre qualquer trecho no texto que contenha palavras parecidas com a redação do item e isso já é suficiente pro examinador dizer que o item está devidamente embasado no texto.

  • Sem dúvida, a questão de interpretação mais difícil da prova!

    A dica é: deixa por último e segura na mão de Deus...

  • Nem o Thanos me deu um cacete desses

  • Queria entender o porquê que a Cespe odeia tanto a gente.

  • Com o risco de nem se entender a questão, esta torna-se forte concorrente na lista das questões em branco.

  • Segue a parte que confirma a assertiva:

    "uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea."

  • Português do CESPE agora , em 2021, está muito semelhante a FGV em questões de interpretação, eu já era ruim antes, agora então ....

  • Aquela que dá a impressão que extrapolou (tendência CESPE), mas não... ( te peguei, miserávi).

  • O texto estende a noção de risco de extinção do campo biológico ao campo tecnológico.

    Minha interpretação errônea foi achar que o campo tecnológico também teria risco de extinção. hehehe

  •  A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea.

  • "Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo."

  • A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea.

  • A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea.

  • Caramba, o nível dos comentários de alunos do QC é melhor do que dos professores do tec.

  • E eu achando que era extrapolação

  • Alguém me segura pq vou me jogar da janela

  • Primeiro: o item aqui mudou o nome dos termos que estão sendo postos em paralelo; de “biodiversidade”, surge o “campo biológico” e a “tecnodiversidade”, se transforma em “campo tecnológico”.

    Segundo: o texto correlaciona ambos os campos mencionados à medida que condiciona o não uso de recursos tecnológicos à possível extinção das espécies. Ou seja, se fossem extintos, por exemplo, os recursos tecnológicos para combater as pestes que assolam as lavouras, também haveria a extinção das espécies que deixaram de usar os agrotóxicos (recurso/campo tecnológico) como meio de defesa. Assim, o dano a um estende-se necessariamente ao outro

  • Se eu responder essa questão daqui a 5 min eu erro novamente, PQP.

  • Fui até conferir nos filtros se tinha selecionado FGV por engano...

  • Vou ali morrer e já volto.

  • ESTENDER A NOÇÃO NÃO QUE DIZER QUE FOI OU VAI SER EXTINTO.

    DEUS NOS ABENÇÕE.

  • CERTO

    O texto estende a noção de risco de extinção do campo biológico ao campo tecnológico.

    AO MEU VER O GABARITO É INQUESTIONÁVEL.

    Trechos que embasam a afirmação:

    • Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. 

    • nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.

    Só nesses dois trechos acima, ja da pra perceber que o risco de extinção biológica esta relacionado ao campo tecnólogico.

    O texto, em síntese, também aborda que antes, havia uma preocupação maior com os impactos com o meio ambiente e com o futuro.

    Trechos:

    • Antes da invenção dessas substâncias, (os pesticidas atuais) empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal.

    • hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. (Aqui você ver a preocupação que antes existia)
  • nem Yuk Hui conseguiria responder essas questões da CESPE com 100% de certeza no coração.

  • eu pensei car@i só eu que devo ter errado essa questão; ai venho nos comentários e vejo que não kkk fico menos malkkk

  • Esta questão avalia a capacidade do candidato de identificar a ideia central de um texto. O fato de ser um texto escrito em linguagem científica reforça a necessidade de leitura por parte do concurseiro, já que, nas provas, textos das mais variadas áreas podem ser usados. Ler textos de todos os gêneros é algo fundamental.

    Dito isto, vamos à resolução.

     

    Ao longo de todo o artigo, o autor faz a comparação entre a extinção biológica e a extinção tecnológica, apontando que a ausência de diversidade (biodiversidade e tecnodiversidade) como um fator determinante para ambas as extinções. Por esta razão, a afirmação do enunciado está correta.

     

    Gabarito do Professor: CERTO.

  • Eu queria saber de onde a cespe tira tanto texto ruim, meu DEUS!!!

  • "Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. "

    As tecnologias existentes em cada região diferente foram sendo extintas à medida que os pesticidas iam sendo admitidos como solução universal.

    Resposta: Certo

  • Tentei, mas não consegui fazer essa ligação...

  • Não se fala no texto sobre extinção da tecnodiversidade, muito menos da tecnologia.

    O que se fala é sobre o fato de que sem a tecnodiversidade (sem sua aplicação, e não necessariamente sobre sua extinção) haveria o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea (uma única forma de pensar e agir). 

  • Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo...nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.

    Com esses trechos em consegui fazer a ligação.

    Gab: C

  • Quando achar q vc tá certo, marque o aposto que vc acerta kkk
  • Nossa!!! Truncado demais!!

  • Li os comentários e ainda bem que não tô louca sozinha
  • Extrapolação total!

  • Não se trata apenas de uma simples interpretação de texto, vai além de entender de fato o contexto em tela.

  • Onde raios foi mencionado sobre risco de extinção, mesmo de maneira implícita?

    Li o texto 5 vezes e não consigo enxergar o porquê desta questão estar correta.

  • Na prova eu deixaria em branco sem o mínimo peso na consciência!

  • É impopssível namorar com essa banca. Ela me trai o tempo todo!!

  • CERTO

    A biodiversidade (campo biológico) é o correlato da tecnodiversidade (campo tecnológico), uma vez que sem esta (tecnodiversidade) só testemunharemos o desaparecimento (extinção) de espécies diante de uma racionalidade homogênea.

    Questão: O texto estende a noção de risco de extinção do campo biológico ao campo tecnológico. (C)

  • VENDO OS COMENTÁRIOS, VI QUE NAO FOI SO EU QUE ERREI

  • Extrapolação completamente absurda