Um Dashboard nada mais é do que um “painel de indicadores”, como por exemplo o painel de indicadores de um automóvel. A figura seguinte permite visualizar as principais informações que devem constar da especificação de um objetivo estratégico.
Você já reparou como é fácil e rápido efetuar este acompanhamento no caso de um automóvel? Isto, naturalmente, não é por acaso. Pelo contrário, este tipo de painel é projetado pelas fábricas exatamente com este propósito.
Com os dashboards não deve ser diferente. Eles também devem ser projetados de forma a facilitar a avaliação dos resultados do seu plano estratégico.
Um painel de bordo é uma interface visual que fornece em um relance, tópicos relevantes para um determinado objetivo ou plano de ação e, intuitivamente, leva a uma conclusão sobre o assunto que está sendo monitorado. São tipicamente de natureza gráfica, fornecendo visualizações que ajudam a centrar a atenção sobre as principais tendências, comparações, desvios e exceções. Exibem apenas os dados que são relevantes, por que dashboards são concebidos com um propósito específico, conter conclusões predefinidas que facilitem o processo de monitoramento e avaliação dos resultados alcançados.
Os painéis de bordo podem ser elaborados através de sofisticados aplicativos de tecnologia da informação ou através de planilhas Excel.
Um bom painel de bordo deve apresentar algumas características importantes, as quais devem ser levadas em consideração quando da sua elaboração. Dentre elas, cabe destacar:
- Deve apresentar apenas informações relevantes;
- Deve apresentar tabelas, indicadores e gráficos, na quantidade considerada
- indispensável;
- Não deve abusar de cores e figuras. Lembre que ele é um painel de controle e não uma pintura;
- Preferencialmente, todos os elementos devem caber numa folha A4 ou numa única tela do laptop, notebook ou computador;
- O processo de atualização do conteúdo deve ser o mais simples possível;
- Deve dispor de recursos que permitam alertar o usuário, de forma rápida e visual, de desvios verificados entre o que foi planejado e o que foi realizado.
No contexto do Planejamento Estratégico, o ideal é que você de disponha de um painel de bordo principal, composto pelos indicadores globais e pelo indicador principal de cada objetivo que compõe o Plano Estratégico da empresa, e paneis de bordo específicos para cada um dos objetivos estratégicos por ela estabelecidos.