SóProvas



Questões de Engenharia da Informação


ID
5137
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A aplicação de um conjunto interligado de técnicas formais de planejamento, análise, projeto e construção de Sistemas de Informações em uma organização como um todo ou em um dos seus principais setores corresponde ao conceito de:

Alternativas
Comentários
  • Engenharia da Informação (EI):

    Definição - A aplicação de um conjunto interligado de técnicas formais de planejamento, análise, projeto e construção de Sistemas de Informações (SI) sobre uma organização como um todo ou em um dos seus principais setores. 


ID
5746
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Para a Engenharia da Informação são feitas as afirmativas abaixo.

I - A Engenharia da Informação pode ser representada por uma pirâmide de faces distintas, sendo que a mais mutável delas é a de Requerimentos.

II - Durante a fase de Projeto os DFDs são derivados para Diagramas de Estrutura, que por sua vez, possibilitarão a obtenção de uma Especificação Física precisa do sistema.

III - A criação do protótipo, quando utilizado, é feita na fase de Planejamento.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • DFD fazem parte da análise estruturada, portanto, da fase de análise. Essa questão não está errada?

ID
140887
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito da engenharia de software, julgue os itens de 101 a 109.

O modelo em espiral, que descreve o processo de desenvolvimento de um software, apresenta uma espiral em que cada loop representa uma fase distinta desse processo. A ausência de risco nesse modelo o diferencia dos demais modelos de software.

Alternativas
Comentários
  •  O modelo espiral é um modelo evolucionário que consequentemente são iterativos, ou seja, permite que os engenheiros de software produzem versãoes de software cada vez mais completas.

     
    1 erro -> No modelo espiral cada loop representa uma ITERAÇÃO e não uma fase distinta.
    2 erro -> Outro erro é falar que neste modelo não há riscos. Pressman diz: "...O modelo espiral exige a consideração direta dos riscos técnicos em todos os estágios do projeto e, se aplicando adequadamente, deve reduzir os riscos antes que eles se tornem problemáticos."
  • Na minha humilde opinião, no trecho abaixo...

    "uma espiral em que cada loop representa uma fase distinta desse processo"

    Essa trecho está correto. Já vi isso em várias fontes... Inclusive na questão http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/953bea1c-bc.

    O erro está aqui: "A ausência de risco nesse modelo o diferencia dos demais modelos de software."

    O modelo espiral se diferencia dos outros, justamente por incluir explicitamente os riscos.

  • Concordo com vc, Betopanza. Cada loop representa uma fase no processo. Sommerville ainda afima que a principal diferença entre esse modelo e outros eh o reconhecimento explícito dos riscos. Ou seja, as duas partes da afirmação estão erradas.
  • "O modelo espiral de desenvolvimento é um gerador de modelos de processos dirigidos a riscos e é utilizado para guiar a engenharia de sistemas intensivos de software, que ocorre de forma concorrente e tem múltiplos envolvidos"
    Pressman, 7ed, pag 65

    Uma das principais características do modelo espiral é a intensa e contínua gestão de riscos.
  • Livro do Sommerville, 8ª edição, capítulo 4 - Processos de software, página 48:

    "Em vez de representar o processo de software como uma sequência de atividades com algum retorno entre uma atividade e outra, o processo é representado como uma espiral.Cada loop na espiral representa uma fase do processo de software. Dessa forma, o loop mais interno pode estar relacionado à viabilidade do sistema; o próximo loop, à definição de requisitos; o próximo, ao projeto de sistema e assim por diante."
  • Olha aqui uma questão pra cair na PF-21

  • cespe ama esse peguinha

    Considerando a teoria geral de sistemas e sistemas de informação, julgue o item a seguir.

    Embora não seja dirigido a riscos, o modelo de desenvolvimento de sistemas espiral de Boehm inclui, em seu framework, a etapa de análise e validação dos requisitos. 

    GABARITO: Errado.

  • Espiral é uma abordagem para desenvolvimento de software na qual se cria um modelo do software que será implementado, é composta de quatro etapas: planejamento, análise de risco, engenharia e avaliação do cliente


ID
142018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em relação à escolha da estrutura e das ferramentas mais adequadas para implementação de uma sistema computacional, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • os atributos de uma class é de extrema importancia sua analise pois sem sabermos quais são os atributos como vamos herdar a class com os mesmos?


ID
155479
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No ciclo de vida da informação, é a etapa mais importante de todo processo de gestão da informação, pois dentro de suas finalidades básicas de conhecimento dos ambientes interno e externo da organização e atuação nesses ambientes, é ela que garante melhores resultados em uma organização. Trata-se da etapa de

Alternativas
Comentários
  • Gestão da Informação: Tem o papel principal no atendimento das demandas por informação em termos de busca e obtenção, tratamento, armazenamento e disponibilização. A gestão da informação compreende o ciclo da gestão da informação com o suporte dos sistemas de informação.

    Ciclo da gestão da informação: Parte de uma necessidade informacional para percorrer a busca e obtenção, tratamento, armazenamento, e disponibilização para uso, e retorna para o armazenamento ou determina uma nova necessidade de informação. Esses itens são descritos a seguir:

    • Necessidade de informação: Assim que surge a idéia do projeto, os projetistas se sentem num estado anômalo devido à insuficiência ou a inadequação do conhecimento existente. A partir daí dispara uma demanda por informações ao gestor da informação na organização;
    • Busca e obtenção: Recebendo a demanda, o gestor da informação parte para busca, nas diversas bases existentes, procurando acessar os estoques de informação, sempre com a preocupação da confiabilidade das fontes. Vale observar que as tecnologias de informação e comunicação agilizam a busca e a obtenção das informações necessárias. Um dos possíveis caminhos após a obtenção pode ser o armazenamento;
    • Tratamento: Após a obtenção, as informações precisam ser depuradas, pois algumas delas não serão de utilidade. Após a depuração é dado o tratamento às informações selecionadas. Este tratamento compreende a atribuição de significado (interpretação), a contextualização, e a agregação de valor. Tratada a informação, ela pode ser armazenada ou disponibilizada de imediato aos projetistas;
    • Disponibilização: De posse das informações adequadas às necessidades dos projetistas, o gestor da informação as torna disponíveis para uso. Vale ressaltar neste processo a necessidade de uma fácil recuperação da informação;
    • Uso: O uso das informações disponibilizadas dá impulso ao projeto, porém as informações usadas não são consumidas. Por sua vez, o uso da informação pode conduzir a duas vertentes. A primeira diz respeito à possibilidade de produção de novas informações que devem ser incorporadas à base de conhecimentos da organização. A segunda se refere ao aparecimento de novas necessidades de informação dando, assim, reinício ao processo.

    Fonte:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362007000200006
  • Pergunta prática a ser feita:
    Tratando-se de informação, quem é que garante melhores resultados em uma organização?
    É o uso dessa informação para possibilitar uma tomada de decisão.
    Pode-se usar o conhecimento de Business intelligence (B.I.) que traz o processo de ETL para extrair, transformar e carregar (load) informações. Qual o objetivo de Obter, Tratar e Armazenar informações?
    Resposta: Tomada de decisão!!! USAR a informação para garantir melhores resultados!!

ID
155494
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Tendo em vista que a Inteligência de Negócios conceituase nas habilidades das corporações para acessar dados e explorar informações, analisando-as e desenvolvendo percepções e entendimentos a seu respeito e ao ambiente mercadológico em que se situam, a Inteligência de Negócios é altamente dependente da eficácia dos produtos gerados pelas etapas do ciclo de vida da informação, principalmente da etapa de

Alternativas
Comentários
  • ETL process



    ETL (Extract, Transform and Load) is a process in data warehousing responsible for pulling data out of the source systems and placing it into a data warehouse. ETL involves the following tasks:



    extracting the data from source systems (SAP, ERP, other oprational systems), data from different source systems is converted into one consolidated data warehouse format which is ready for transformation processing. 



    transforming the data may involve the following tasks:


  •   applying business rules (so-called derivations, e.g., calculating new measures and dimensions),
  •   cleaning (e.g., mapping NULL to 0 or "Male" to "M" and "Female" to "F" etc.),
  •   filtering (e.g., selecting only certain columns to load),
  •   splitting a column into multiple columns and vice versa,
  •   joining together data from multiple sources (e.g., lookup, merge),
  •   transposing rows and columns,
  •   applying any kind of simple or complex data validation (e.g., if the first 3 columns in a row are empty then reject the row from processing)


  • loading the data into a data warehouse or data repository other reporting applications


    Fonte: http://datawarehouse4u.info/ETL-process.html


    Creio que a etapa de transformação (tratamento) é a mais importante, pois ela irá tratar tipos de dados da origem ao destino. Se esta etapa for falha, o resultado final também será, gerando assim inconsistências.

  • Letra A.

    Deve-se sempre estar atento ao contexto para marcar aquilo que efetivamente faz mais sentido...

     

    Olha outra questão da mesma banca, mas com outro enfoque e resposta.

    04) FCC – 2010 – MPE/RN – Analista de TIC – Suporte Técnico
    No ciclo de vida da informação, é a etapa mais importante de todo processo de gestão da informação, pois dentro de suas finalidades básicas de conhecimento dos ambientes interno e externo da organização e atuação nesses ambientes, é ela que garante melhores resultados em uma organização. Trata-se da etapa de
    a) obtenção.
    b) uso.
    c) tratamento.
    d) distribuição.
    e) armazenamento.

    Letra b


ID
226309
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Uma pessoa leiga no assunto pediu informações a um Analista de TI sobre o papel da Engenharia da Informação (EI) em empresas. O Analista explicou que a EI

Alternativas
Comentários
  • Engenharia da Informação (EI):

    Definição - A aplicação de um conjunto interligado de técnicas formais de planejamento, análise,
    projeto e construção de Sistemas de Informações (SI) sobre uma organização como um todo ou
    em um dos seus principais setores.

    Diferença entre engenharia de software e engenharia da informação:
    • A engenharia de software aplica técnicas estruturadas a um projeto.
    A engenharia da informação aplica técnicas estruturadas à empresa como um todo, ou a um
    de seus setores.

    • As técnicas de engenharia da informação englobam as técnicas de engenharia de software de
    uma forma diferente (como uma organização é bastante complexa, o planejamento, análise,
    projeto e construção não podem ser efetuados sobre a empresa como um todo sem o uso de
    ferramentas automatizadas).

    Outra definição para EI fazendo referência a técnicas automatizadas:
    • Um conjunto interligado de técnicas automatizadas no qual são construídos modelos da
    organização, modelos de dados e modelos de processos em uma abrangente base de
    conhecimentos, a fim de serem usados para criarem e manterem sistemas de processamento
    de dados.
    OU
    • Um conjunto de disciplinas automatizadas em nível de organização, cuja finalidade é fornecer
    as informações certas às pessoas certas e na hora certa.

    A EI não é uma metodologia rígida como a engenharia de software, porém esta tem que ser
    formal, computadorizada e aceita em todo o segmento da organização que utiliza a EI.

     

    www.cefetba.br/professores/pablovf/repositorio/siEinf1.pdf


ID
276661
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Segundo os princípios da boa especi?cação,

Alternativas
Comentários
  • Veja: http://www2.dem.inpe.br/ijar/AnalEstr.html

  • às vezes a banca dá uns vacilos e podemos tomar partido disso!

    As opções (B) e (E) são mutuamente exclusivas ! Se uma está correta, a outra estará errada; e vice-versa.
    Então a resposta terá que ser uma das duas!

    Especificação (funcionalidade) é uma descrição daquilo que é desejado, e não de como tem de ser realizado (implementado).

ID
708319
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a cloud storage e processos de informação.

Os processos de informação fundamentam-se em dado, informação e conhecimento, sendo este último o mais valorado dos três, por ser composto por experiências tácitas, ideias e valores, além de ser dinâmico e acessível por meio da colaboração direta e comunicação entre as pessoas detentoras de conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • O item descreve corretamente os conceitos de dado, informação e conhecimento.
    O livro Gestão Estratégica da Informação, de Marcelo Costa Siqueira, em sua página 24, apresenta esses três conceitos. Transcrevo abaixo:
    Dados são partículas primitivas de registros estruturados. São simples observações sobre um estado. Os dados são facilmente armazenados e obtidos de máquinas. Possuem características padronizadas quanto a sua forma: números, datas, valores binários, palavras, códigos. Sua quantificação é simples, e por ser facilmente transferível, sua disponibilidade e acessibilidade é alta.
    Informação pode ser definida como um dado acrescido de contexto, relevância e propósito. Requer um mínimo de análise para sua obtenção, através da avaliação humana. Em geral, é formado pela concatenação de dados. "De", "32", "Maria", "=" e "idade" isoladamente são dados. Porém, ao agruparmos esses dados de forma lógica, obteremos a informação "Idade de Maria = 32".
    Já o conhecimento é a informação do dotada de contexto, reflexão e síntese. É um conjunto de informações valiosas da mente humana. Sua estruturação em geral é complexa, por ser essencialmente tácita. Desta forma, sua transferência, principalmente por meio de máquinas, é excessivamente complexa. Fatores altamente abstratos estão embutidos em sua essência, tais como: experiência, insight, instinto, emoção, etc.
  • Assertiva correta.
    Complementando o colega Hélio, existe uma pirâmede onde a base são os dados, a parte intermediária é a informação e o topo o conhecimento.
    A utilidade dessa classificação está em mostra a quantidade de cada um dos itens que é decrescente de baixo para cima, o seu valor e utilidade que são crescente de baixo para cima.
    Assim:
    Dados: muita quantidade e pouco valor.
    Informação: média quantidade e valor.
    Conhecimento: pouca quantidade e muito valor.
  • Cloud storage é salvar dados em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo. O acesso é remoto pela da Internet. Os principais conceitos são dados, informação & conhecimento.

  • Não sei ao certo qual item do edital que é cobrado esse conteúdo. Então devemos ficar atento caso peçam na prova também a definição de "sabedoria", que vêm logo após o conhecimento. 
     
    O definição que encontrei na internet: "A experiência com a aplicação do conhecimento leva à sabedoria."

    Gostei desses exemplos, com alguns pequenos ajustes:
    - Conhecimento é o que fazemos com a informação: a habilidade de raciocinar, discutir e argumentar sobre o que nos foi informado.
    - Sabedoria é a capacidade de ponderar todas as coisas que nos aconteceram (na vida) e tomar a decisão certa, com pleno equilibrio.
     
    Quem tiver uma referência bibliográfica seria interessante colocar.
    Obrigado.
  • Prezados,

    A questão é generalista mas não apresenta nenhum erro. Os processos de informação se fundamentam sim em dados , informação e conhecimento, sendo que o conhecimento é muito mais importante que o mero dado e a informação.

    Essa questão guarda correspondência com citações do livro A atual gestão do conhecimento , da autora  Consuelo Rocha Dutra de Lara , vejamos o que a autora fala na página 31 de seu livro :

    "O conhecimento é composto de experiências táticas, idérias, insights, valores e julgamentos de pessoas. É dinâmico e somente pode ser acessado por meio de colaboração direta e de comunicação com pessoas que detêm o conhecimento"

    Portanto a questão está correta.

  • O livro Gestão Estratégica da Informação, de Marcelo Costa Siqueira, em sua página 24, apresenta esses três conceitos. Transcrevo abaixo:
    Dados são partículas primitivas de registros estruturados. São simples observações sobre um estado. Os dados são facilmente armazenados e obtidos de máquinas. Possuem características padronizadas quanto a sua forma: números, datas, valores binários, palavras, códigos. Sua quantificação é simples, e por ser facilmente transferível, sua disponibilidade e acessibilidade é alta.
    Informação pode ser definida como um dado acrescido de contexto, relevância e propósito. Requer um mínimo de análise para sua obtenção, através da avaliação humana. Em geral, é formado pela concatenação de dados. "De", "32", "Maria", "=" e "idade" isoladamente são dados. Porém, ao agruparmos esses dados de forma lógica, obteremos a informação "Idade de Maria = 32".
    Já o conhecimento é a informação do dotada de contexto, reflexão e síntese. É um conjunto de informações valiosas da mente humana. Sua estruturação em geral é complexa, por ser essencialmente tácita. Desta forma, sua transferência, principalmente por meio de máquinas, é excessivamente complexa. Fatores altamente abstratos estão embutidos em sua essência, tais como: experiência, insight, instinto, emoção, etc.

  • Alguém em 2021 buscando a aprovação

  • @Erinho Lopes e buscando questões desse assunto que ão fogem do padrão da banca, mas os filtros do qc não ajudam.

    #Sou um algorítimo e estou minerando questões de T.I. (dado,info,conhec,sabedoria)

  • gab certo.

    Palavras importantes da tabela de classificações:

    dado: avulso, quantificado, facilmente transferível

    informação: dados alinhados e com relevância. Precisa de intervenção humana. (mesmo que seja por sistema, a pessoa precisa dar as coordenadas da união dos dados.Pelo menos a primeira vez).

    conhecimento: menos máquina e mais cabeça humana. Difícil transferencia. Frequentemente tácito (interno)

    inteligência: noção de mundo. De melhor aplicabilidade de conhecimento em diversos contextos.

  • gab c. ps:

    Prof. Arthur Mendonça

    socialização: tácito para conhecimento tácito. (implicito para implicito).

    combinação: Junta-se duas ou mais fontes para produzir novo conhecimento explícito. (explicito para explicito)

    externalização: tácito (implícito) é traduzido em conhecimento explícito. (implícito para explícito)

    internalização: Geralmente está relacionado ao aprender na prática.(explícito para implícito)

  • E inteligência??


ID
717415
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O ciclo de vida da informação é composto de sete etapas: identificação das necessidades e dos requisitos, obtenção, tratamento, distribuição, uso, armazenamento e descarte.
Nesse sentido, considere:

A necessidade de se precaver contra problemas na recuperação dos dados pode exigir a migração periódica dos acervos digitais para tecnologias mais atualizadas, para protegê-los de mudanças nos métodos de gravação, armazenamento e recuperação, que ocorrem a ciclos cada vez menores, devido aos constantes avanços nas
tecnologias da informação e comunicação.

A afirmação acima refere-se à etapa de

Alternativas
Comentários
  • 6. Armazenamento
     
    A etapa de armazenamento é necessária para assegurar a conservação dos dados e informação, permitindo seu uso e reuso dentro da organização. Nesta etapa, os objetivos de integridade e disponibilidade dos dados e informação armazenados podem adquirir maior destaque.
    A complexidade da conservação dos dados obviamente aumenta à medida que cresce a variedade de mídias usadas para armazená-los: base de dados informatizadas, arquivos magnéticos ou ópticos, documento em papel, etc. A necessidade de ser precaver contra problemas na recuperação dos dados pode exigir a migração periódica dos acervos digitais para tecnologias mais atualizadas, para protegê-los de mudanças nos métodos de gravação, armazenamento e recuperação, que ocorrem a ciclos cada vez menores devido aos constantes avanços nas tecnologias da informação e comunicação. Mesmo com o desenvolvimento de mídias mais estáveis, com expectativa de vida útil superior às mídias magnéticas, tais como CD-ROM e DVD, a recuperação dos documentos ficaria inviável se não houvesse no futuro dispositivos capazes de ler essas mídias; o processo de migração periódica visa a evitar esse problema. No caso de dados sigilosos, é necessário considerar os tipos de mecanismo de proteção a serem usados para impedir o acesso físico ou remoto por pessoas não autorizadas.

     

    Fonte: http://www.pcforum.com.br/cgi/yabb/YaBB.cgi?num=1252888879


ID
784444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue o  item  que se segue,  relativo à modelagem da informação.

A organização da informação envolve a descrição física e de conteúdo dos objetos informacionais, documentos que possibilitam analisar e organizar dado, informação e conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado.

     

    "A organização da informação envolve a descrição física e de conteúdo dos objetos informacionais, documentos que possibilitam analisar e organizar dado, informação e conhecimento".

     

    A primeira parte da questão está correta, porém a organização da informação (OI) não são documentos, mas PROCESSOS.

     

     

    Conforme:

     

    Marisa Bräscher (UFSC) e Lígia Café (UnB) (2008) analisam o emprego dos termos “organização da informação” (OI) e “organização do conhecimento”(OC) em diferentes contextos e observam a falta de clareza quanto à delimitação desses conceitos.

     

    " No contexto deste artigo adota-se a proposta conceitual das autoras na qual a organização da informação “é um processo que envolve a descrição física e de conteúdo dos objetos informacionais". (Primeira parte da assertiva)

     

    "O produto deste processo descritivo é a representação da informação, entendida como um conjunto de elementos descritivos que representam os atributos de um objeto informacional específico, enquanto que a organização do conhecimento “visa à construção de modelos de mundo que se constituem em abstrações da realidade”. (Segunda Parte - perceba quem ambas entendem que tanto o OI quanto OC são processos.)

     

    As autoras concluem: Esses dois processos (OI e OC) produzem, consequentemente, dois tipos distintos de representação: a representação da informação, compreendida como o conjunto de atributos que representa determinado objeto informacional e que é obtido pelos processos de descrição física e de conteúdo, e a representação do conhecimento, que se constitui numa estrutura conceitual que representa modelos de mundo. ”

     

     

     

    Fonte: Artigo publicado na IX - ENACIB - ACINB. 

     

    P.S.: Provavelmente essa Sra. Lígia Café que foi a examinadora na época, pois, não encontrei nada na literatura internacional a respeito da forma como esse conceito foi abordado.


ID
1122034
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

É o processo de analisar um sistema ou seus modelos de forma a conseguir produzir especificações de nível mais alto. É um processo de exame e aplicação, particularmente útil quando há um sistema legado e é necessário, entre outras coisas, descobrir regras de negócio nele escondidas.

O termo relacionado à reengenharia de sistemas ao qual o texto se refere é

Alternativas
Comentários
  • Etapas do Processo de Reengenharia de Software:

    •Engenharia Reversa:

    •O processo inverso a Engenharia Progressiva, caracterizado pelas atividades retroativas do ciclo de vida, que partem de um baixo nível de abstração para um alto nível de abstração.

    •Reestruturação:

    •Melhoria da estrutura do sistema sem alterar seu comportamento.

    •Mesmo nível de abstração.

    •Engenharia Avante (Progressiva):

    •Processo tradicional de engenharia de software, caracterizado pelas atividades progressivas do ciclo de vida, que partem de um alto nível de abstração, para um baixo nível de abstração.

    Fonte : Curso Multiplus - Disciplina Engenharia de software - Assunto Reengenharia - Professora Rosana Osório

  • A engenhara reversa (reverse engineering) para software é o processo de analisar um programa na tentativa de criar uma representação dele em um nível mais alto de abstração do que o código-fonte.

    A engenharia reversa é um processo de recuperação do projeto. As ferramentas de engenharia reversa extraem informações do projeto de dados, da arquitetura e procedural com base em um programa existente.

     

     

     

     

    Engenharia de Software - 8ª Edição -  Roger Pressman,Bruce Maxim

     

     

     

     


ID
1625224
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A gestão do Ciclo de Vida da Informação (ILM) consiste das seguintes atividades:

Alternativas
Comentários
  • Questão retirada do livro "Armazenamento e Gerenciamento de Informações" -  Somasundaram,G., pg. 38.

  • Créditos p/ a colega Pollyana.

    Segundo Somasundaram(2011,p.38),"O processo de desenvolvimento de uma estratégia de ILM inclui quatro atividades- classificação, Implementação,Gerenciamento, Organização."


    Armazenamento e Gerenciamento de Informações" -  Somasundaram,G., pg. 38



  • Letra D

    Complementando...

     

    Famoso CIGO

    Classificação

    Implementação

    Gerenciamento

    Organização


ID
2229928
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sistemas baseados em software são dinâmicos e podem evoluir por mudanças de requisitos, tecnologia, novas versões e outros motivos. Sobre a instalação, atualização e migração de aplicações e sistemas, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
2542147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No processo de avaliação de resultado, a medida que compara as distâncias intragrupo e intergrupo com o tamanho do grupo mais disperso é denominada

Alternativas
Comentários
  • e aí, no dia da prova alguém resolveu com certeza essa daí? ou deixaram em branco? 

    eu deixaria em branco kkkkkkkkkk

  • O índice Dunn é a razão entre a menor distância entre instâncias que não estejam no mesmo agrupamento e a maior distância intra-agrupamento. O valor do índice Dunn varia de 0 a 1 e quanto mais próximo de 1 melhor é o resultado, de acordo com Brock et al. (2008).

     

    http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2010_tn_sto_113_741_15467.pdf

     

    Gabarito: d)


ID
3259075
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito do DOM (Document Object Model), assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5222992
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Maragogi - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre o processo de modelagem, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
5262118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca de dashboards, julgue o item subsequente.

Um dashboard bem projetado caracteriza-se por apresentar um conjunto robusto de codificação customizada para sua implementação, utilização e manutenção.

Alternativas
Comentários
  • Um Dashboard nada mais é do que um “painel de indicadores”, como por exemplo o painel de indicadores de um automóvel. A figura seguinte permite visualizar as principais informações que devem constar da especificação de um objetivo estratégico.

    Você já reparou como é fácil e rápido efetuar este acompanhamento no caso de um automóvel? Isto, naturalmente, não é por acaso. Pelo contrário, este tipo de painel é projetado pelas fábricas exatamente com este propósito.

    Com os dashboards não deve ser diferente. Eles também devem ser projetados de forma a facilitar a avaliação dos resultados do seu plano estratégico.

    Um painel de bordo é uma interface visual que fornece em um relance, tópicos relevantes para um determinado objetivo ou plano de ação e, intuitivamente, leva a uma conclusão sobre o assunto que está sendo monitorado. São tipicamente de natureza gráfica, fornecendo visualizações que ajudam a centrar a atenção sobre as principais tendências, comparações, desvios e exceções. Exibem apenas os dados que são relevantes, por que dashboards são concebidos com um propósito específico, conter conclusões predefinidas que facilitem o processo de monitoramento e avaliação dos resultados alcançados.

    Os painéis de bordo podem ser elaborados através de sofisticados aplicativos de tecnologia da informação ou através de planilhas Excel.

    Um bom painel de bordo deve apresentar algumas características importantes, as quais devem ser levadas em consideração quando da sua elaboração. Dentre elas, cabe destacar:

    • Deve apresentar apenas informações relevantes;
    • Deve apresentar tabelas, indicadores e gráficos, na quantidade considerada
    • indispensável;
    • Não deve abusar de cores e figuras. Lembre que ele é um painel de controle e não uma pintura;
    • Preferencialmente, todos os elementos devem caber numa folha A4 ou numa única tela do laptop, notebook ou computador;
    • O processo de atualização do conteúdo deve ser o mais simples possível;
    • Deve dispor de recursos que permitam alertar o usuário, de forma rápida e visual, de desvios verificados entre o que foi planejado e o que foi realizado.

    No contexto do Planejamento Estratégico, o ideal é que você de disponha de um painel de bordo principal, composto pelos indicadores globais e pelo indicador principal de cada objetivo que compõe o Plano Estratégico da empresa, e paneis de bordo específicos para cada um dos objetivos estratégicos por ela estabelecidos.


ID
5262121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca de dashboards, julgue o item subsequente.

O conceito de dashboards não é novo e, atualmente, eles são considerados onipresentes, sendo sua característica mais distintiva as três seguintes camadas de informação: monitoramento, análise e gerenciamento.

Alternativas
Comentários
  • quem considera isso aqui? "eles são considerados onipresentes"


ID
5315824
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Segundo Sommerville (2011), “um sistema para reembolso de viagens em uma empresa pode ser submetido por meio de uma aplicação web, porém processado por uma aplicação de processamento de lotes para pagamento mensal”. Este é um exemplo típico de:

Alternativas