SóProvas


ID
5262481
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de Lençóis Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As atribuições dos profissionais das equipes que atuam na Atenção Básica deverão seguir normativas específicas do Ministério da Saúde, bem como as definições de escopo de práticas, protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas, além de outras normativas técnicas estabelecidas pelos gestores federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal. São Atribuições Comuns a todos os membros das Equipes que atuam na Atenção Básica: EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gab letra B. O correto seria: realizar outras ações e atividades, de acordo com as prioridades locais, definidas pelo gestor local.

  • Participar do acolhimento dos usuários, proporcionando atendimento humanizado, realizando classificação de risco, identificando as necessidades de intervenções de cuidado, responsabilizando-se pela continuidade da atenção e viabilizando o estabelecimento do vínculo é uma atribuição comum a todos os membros que atuam na Atenção Básica. Alternativa A está errada.

    Exercer outras atribuições que sejam de responsabilidade na sua área de atuação não é uma atribuição comum a todos os membros da equipe de Atenção Básica. O que pode ser exercido depende da profissão do membro da equipe. Alternativa B está correta.

    Responsabilizar-se pelo acompanhamento da população adscrita ao longo do tempo no que se refere às múltiplas situações de doenças e agravos, e às necessidades de cuidados preventivos, permitindo a longitudinalidade do cuidado é uma atribuição comum a todos os membros que atuam na Atenção Básica. Alternativa C está errada.

    Praticar cuidado individual, familiar e dirigido a pessoas, famílias e grupos sociais, visando propor intervenções que possam influenciar os processos saúde-doença individual, das coletividades e da própria comunidade é uma atribuição comum a todos os membros que atuam na Atenção Básica. Alternativa D está errada.


    Gabarito do Professor: Letra B


    Bibliografia

    Brasil, Ministério da Saúde, Gabinete do Ministro. Portaria 2436 de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
  • Mas a classificação de risco não é feita só pelo enfermeiro?