ALTERNATIVA E)
Avaliação 360º - neste tipo de avaliação, o funcionário recebe uma avaliação circular de todas as áreas e pessoas com quem tem contato no contexto da organização. Desta forma, os chefes, os colegas de trabalho, os clientes internos e externos, fornecedores, subordinados e até o próprio avaliado avaliam, cada um de sua forma, o trabalho do funcionário.
-------------------------------------
Método das escalas gráficas - avalia o desempenho das pessoas através de fatores de avaliação previamente definidos e graduados. Utiliza-se um formulário de dupla entrada, na qual as linhas horizontais representam os fatores de avaliação do desempenho, enquanto as colunas verticais representam os graus de variação daqueles fatores. Cada fator é definido em uma descrição sumária, simples e objetiva. Quanto melhor a descrição, maior será a precisão do fator.
Autoavaliação - neste método, é o próprio funcionário quem se avalia. Em muitas instituições, o próprio profissional deve se avaliar. Para isso, ele deve ter uma série de critérios para evitar uma excessiva subjetividade. Além disso, deve contar com a ajuda dos seus superiores.
Comissão de avaliação - é formada uma comissão de avaliação para avaliar os funcionários. Deste modo, pode ser formada por pessoas de um ou mais setores e ser permanente ou temporária. É um método muito mais caro e que toma bastante tempo. Entretanto, tem como benefício uma maior padronização dos critérios de avaliação.
Pesquisa de campo - método mais completo de avaliação, e evidencia a função de staff da equipe de RH da empresa (que funciona como uma consultoria interna, ajudando aos gerentes no processo de avaliação), enquanto o gerente tem a responsabilidade de linha de avaliar os seus funcionários.
Fonte: Estratégia Concursos
GABARITO: LETRA E
AVALIAÇÃO 360 GRAUS
Nos métodos de avaliação tradicionais o funcionário é avaliado apenas pelo seu chefe imediato. Quando muito, ocorre também uma autoavaliação. Já a avaliação 360 graus inclui, além da autoavaliação, a avaliação dos pares, subordinados e superiores. O funcionário costuma ser avaliado também por pessoas externas à organização, como os clientes, fornecedores e parceiros.
FONTE: Apostila de Gestão de Pessoas / Administração com Giovanna Carranza