SóProvas


ID
5263909
Banca
FGV
Órgão
IMBEL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo a teoria da racionalidade limitada, conceito associado às disfunções do processo decisório, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Este assunto está dentro da Abordagem Comportamental, mais especificamente relacionado à Teoria das Decisões.

    Resumidamente: racionalidade limitada é a escolha restrita unicamente aos aspectos da situação que o tomador de decisão consegue perceber e interpretar para adequar meios (estratégias) aos fins (objetivo) desejados.

    Detalhadamente: Modelo da RACIONALIDADE LIMITADA (Bounded Rationality) ou MODELO CARNEGIE, segundo Motta e Vasconcelos (pag 97 e 98):

    O Modelo da Racionalidade Limitada, também conhecido como Modelo Carnegie (dado ao fato de Richard Cyert e Herbert Simon pertencerem à Carnegie Mellon University desde os anos 1940), propõe que o Tomador de Decisões não pode ter acesso a todas as possibilidades de ação, contemplando todas as opções, tendo em vista a impossibilidade física de ter acesso a todas as informações e processá-las e o alto custo envolvido nesse processo. Considerando a escassez de recursos, os gerentes e administradores contentam-se em obter um número limitado de informações, um nível satisfatório que lhes permita identificar os problemas e algumas soluções alternativas. Entre as diversas alternativas propostas, uma delas é selecionada de acordo com o critério escolhido. Essa alternativa é considerada satisfatória e aceitável, mas não se trata da melhor escolha possível, uma vez que esta é uma ficção: não é possível otimizar as decisões, dados os altos custos envolvidos no Processo Decisório e a impossibilidade de ter acesso a todas as alternativas possíveis.

  • Q1756145 idêntica a essa, só que com gabarito diferente!?

  • O gabarito de outra questão idêntica esta divergente
  • A teoria da racionalidade limitada de Herbert Simon sugere que as pessoas tomam decisões de maneira parcialmente irracional por causa de nossas limitações cognitivas, de informação e de tempo.

  • Eu acho que ouve algum equivoco por parte da banca pq, eu olhei os gabaritos preliminares, e consta que essa questao para esse cargo com letra C ta certa. E a questao Q1756145 , que e igual a essa para outro cargo, consta gabarito letra C tambem, so que a letra C é uma outra resposta. no site do QC eles ate agora so disponibilizaram o gabarito preliminar, que fica dificil de saber qual a questao a banca deu como certa.

  • Resposta:Letra C

    -----------------------------

    #RACIONALIDADE LIMITADA

    Pressupõe que as pessoas têm o tempo e a capacidade cognitiva para processar somente uma quantidade limitada de informações.Assim,não possui capacidade para analisar 100% das informações.Isso ocorre porque as organizações são extremamente complexas,fazendo com que as decisões não sejam inteiramente racionais.

    ------------------------------

    FONTE:APOSTILA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL / PROF. GIOVANNA CARRANZA

  • MEU DEUS É TANTA TEORIA, ESPERO QUE CAIA AS QUE DOMINO.

  • ASSERTIVA LETRA A

    a) Os gestores tomam decisões sobre questões sobre as quais possuem informações insuficientes, devido às restrições cognitivas, de tempo e de recursos para a obtenção de dados mais completos.

    CERTARacionalidade limitada: o gestor toma a decisão de forma não tão criteriosa uma vez que a decisão foi instantânea. Na racionalidade limitada, os gerentes, frequentemente, tendo em vista a complexidade do processo decisório, assim como a limitação de informaçõesaceitam a decisão mais satisfatória, em vez de continuarem a buscar a maximização da decisão. A racionalidade é limitada e não maximizada. Como a questão pede a incorreta, este é o gabarito da questão.

    De acordo com Chiavenato (2021)

    b) As decisões são programadas conforme a ocorrência dos problemas rotineiros enfrentados pelos gestores, que têm dificuldades em recorrer a soluções elaboradas em contextos e situações emergentes.

    ERRADA. A decisão é um processo de análise e escolhe entre várias alternativas disponíveis do curso de ação que a pessoa deverá seguir. A racionalidade limitada relacionada com as decisões não programadas. Para essa teoria as decisões podem ser:

    Programadas ou rotineiras:

    há um procedimento ou estrutura clara para se chegar a um resultado correto. Surge de resultados e métodos criados sobre situações de ocorrência frequente nas organizações.

    Não- programadas:

    são decisões novas e não estruturadas para as quais não há um método determinado para a abordagem do problema. O resultado não se encontra previamente descrito.

     

    CONTINUAÇÃO NO COMENTARIO ABAIXO .............................

  • Rumo a Policia Militar Federal do Ceará !!!!!!!!

  • QUESTAO REPETIDA SO MUDOU A ORDEM DAS ACERTIVAS KKKKKKKKKK ME PEGOU BIZU LEIAM TUDOOOOOO

  • GABARITO: LETRA C

    ACRESCENTANDO:

    Segundo Sobral e Peci (2013), a Racionalidade Limitada é uma teoria que sustenta que os gestores, ao tomar decisões, se desviam de um processo lógico e sistemático de análise, construindo modelos simplificados que apenas extraem os aspectos essenciais dos problemas. Nesse contexto, sobre a citada Teoria, Robbins et al (2010) afirmam o seguinte:

    • Nossa capacidade limitada de processamento de informações torna impossível assimilar e compreender todos os dados necessários para a otimização de uma decisão.
    • Muitos problemas tendem a não apresentar uma solução ótima por serem complicados demais para ser subdivididos de acordo com os parâmetros do modelo de tomada de decisão racional.
    • Então, a maioria das pessoas reage a um problema complexo reduzindo-o a um nível em que se possa entendê-lo prontamente.
    • Como a capacidade da mente humana não consegue formular e solucionar problemas complexos com racionalidade plena, as pessoas operam dentro de uma racionalidade limitada.
    • Construímos modelos simplificados que extraem os aspectos essenciais dos problemas, sem capturar toda a sua complexidade. Podemos, então, agir racionalmente dentro dos limites desse modelo simplificado.

    FONTE: SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

  • GAB: C

    TEORIA DA RACIONALIDADE LIMITADA (HERBERT SIMON):

    -as decisões não são perfeitas;

    -existem as limitações de contexto (pouco tempo, informações imperfeitas ou variáveis demais para analisar)

    -existem as limitações pessoais (dificuldade de analisar muitos dados ao mesmo tempo, preconceitos etc)

    "Simon observou que, na realidade, as pessoas nem se baseiam inteiramente na razão nem se baseiam totalmente na intuição. Dessa forma, o autor indicou que temos limites à racionalidade. Que não conseguimos ser totalmente racionais. A realidade é muito complexa e, portanto, temos de usar a intuição em conjunto à razão."

    FONTE: ADM. GERAL PARA CONCURSOS - RODRIGO RENNÓ- E, 2013, PÁG. 283