SóProvas


ID
5266093
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O número de empresas que oferecem programas para cuidar da saúde mental de seus funcionários tem crescido no Brasil.

Segundo pesquisa de benefícios corporativos realizada pela consultoria Mercer Marsh Benefícios em 2019, 46% das companhias participantes têm alguma iniciativa focada no bem-estar emocional dos empregados.

É o maior índice dos últimos anos — em 2017, eram 41% e, em 2015, 34%. Participaram da sondagem mais recente 611 empresas, que empregam, ao todo, 1,5 milhão de pessoas. Para Antonietta Medeiros, superintendente de saúde da Mercer Marsh, o aumento acompanha o crescimento dos casos de doenças relacionadas a estresse e síndrome de burnout (esgotamento extremo).

Apesar da alta nas iniciativas, Antonietta faz uma ressalva: “Na pesquisa, pudemos ver que as ações voltadas para o indivíduo são a maioria e, de fato, são importantes, mas são reativas, não preventivas. Ao criar um ambiente mais saudável, previne-se o adoecimento”, afirma.

As doenças psiquiátricas são a terceira maior causa de afastamento de trabalhadores (em primeiro lugar estão as lesões laborais em geral e, em segundo, doenças em ossos e músculos). Os dados são da Secretaria da Previdência, divulgados em 2017.

Um exemplo de benefício voltado à prevenção é o apoio Pass, oferecido aos funcionários da Sodexo Brasil há quatro anos. Trata-se de uma linha telefônica para a qual empregados e familiares diretos podem ligar para obter aconselhamento psicológico, financeiro e jurídico.

“Ter um canal em que se pode buscar apoio quando não se sabe a quem recorrer tem dado muito certo”, avalia Vana Fiorini, que é gerente de RH da empresa.

Segundo ela, o maior objetivo da iniciativa é ajudar as pessoas a resolver seus problemas antes que eles se tornem transtornos.

A companhia terceiriza o atendimento para manter a confidencialidade das demandas. De acordo com Vana, o aconselhamento também aumenta a produtividade dos empregados. “Um funcionário preocupado acaba trabalhando menos”, afirma. [...]

SATIE, Anna Disponível em:https://www1.folha.uol.com.br/sobretudo/carreiras/2020/01/mais-empresas-investem-em-programas-de-saude-mental.shtml Acesso em: 19 jan.2010. (Fragmento)


De acordo com o texto, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Em: “Para Antonietta Medeiros, superintendente de saúde da Mercer Marsh, o aumento acompanha o crescimento dos casos de doenças relacionadas a estresse e síndrome de 

    burnout (esgotamento extremo).”, há a apresentação de uma opinião.

    Não seria uma opinião, quando cita: Para Antonietta Medeiros..?

  • "Para Antonietta Medeiros, superintendente de saúde da Mercer Marsh" demonstra autoridade no assunto, como em um artigo científico, mesmo colocando a referencia com o nome do autor, a base é a sua obra, o artigo e os dados feitos pela pessoa, e não sua mera opinião.