Para responder a questão é necessário entender o que é ciclo de vida e o que são métodos e técnicas de arquivamento.
Ciclo de vida dos documentos é a sistematização do conjunto documental na instituição. Os documentos que são produzidos ou recebidos para que alguma atividade possa ser desenvolvida são alocados nos arquivos correntes, intermediários ou permanentes, a depender do valor que representam para a instituição em determinado momento.
Os arquivos correntes contemplam os documentos que são criados ou recebidos para que alguma atividade institucional possa ser realizada. O seu uso ou a possibilidade de uso é alta, pois há uma demanda em curso.
Os arquivos intermediários armazenam os documentos que já cumpriram as funções pelas quais foram criados, mas ainda podem ser consultados por alguma razão. Além disso, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para a guarda permanente, a depender do que a tabela de temporalidade definir.
Os arquivos permanentes são constituídos por documentos que cumpriram as funções pelas quais foram criados e, por possuírem características históricas, culturais, probatórias ou informativas, passam a servir a administração a partir dessas características.
Já os métodos e técnicas de arquivamento são procedimentos de organização que facilitam a busca e, consequentemente, o acesso aos documentos.
A escolha dos métodos e técnicas, ou seja, do tipo de organização, vai depender da fase do ciclo vital em que os documentos se encontram porque cada fase possui um objetivo e esse objetivo determina como os documentos devem estar organizados.
Exemplo: os documentos funcionais que estão no arquivo corrente são utilizados a todo momento e o método de organização escolhido deve promover esse acesso rápido. Nos arquivos permanentes, os documentos podem estar organizados, por exemplo, a partir de critérios que localizem os documentos de maior interesse para o público em termos de conteúdo.
Gabarito do Professor: Certo