A) FIBROSE PLEURAL
Fibrose e calcificação pleural são o espessamento e enrijecimento da pleura (a membrana fina e transparente de duas camadas que cobre os pulmões), que ocorre como resultado de inflamação pleural ou exposição ao amianto.
B) PNEUMONITE PELO CAULIM
4.1.2.3 Pneumoconiose por poeira mista
Definição: pneumoconiose causada pela exposição a poeiras minerais com baixo conteúdo de sílica cristalina, como ocorre na exposição a poeiras de mica, caulim, sericita, mármore, em processos com uso de abrasivos em fundições e em alguns processos da indústria cerâmica. Ocupações de risco: trabalhadores em mineração e transformação de silicatos, como mineração, moagem e utilização de mica, caulim, sericita, feldspato, ceramistas, rebarbadores.
C) PNEUMONITE TÓXICA POR AMÔNIA
A pneumonite química é uma irritação pulmonar provocada pela inalação de substâncias tóxicas ou irritantes para os pulmões. Os sintomas incluem tosse e falta de ar. Os médicos fazem o diagnóstico com base nos sintomas da pessoa e em uma radiografia torácica.
D) LESÃO GRANULOMATOSA INTERSTICIAL
E) PNEUMONITE POR HIPERSENSIBILIDADE
Pneumonite por hipersensibilidade é uma síndrome constituída de tosse, dispneia e fadiga, causada pela sensibilização e subsequente hipersensibilidade a antígenos ambientais (em geral ocupacionais).