SóProvas


ID
5267719
Banca
FGV
Órgão
IMBEL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A gerência de uma empresa realizou um estudo preliminar para medir o tempo de inatividade de uma equipe de apoio composta por 50 pessoas. Esse estudo indicou que a equipe fica inativa durante 50% do tempo de trabalho.
Dispondo dessa medida, deseja-se, agora, realizar um estudo de amostragem do trabalho dessa equipe, considerando um erro relativo máximo tolerável de 5%.
Para tanto, o número de observações necessário deverá ser de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

  • Não sei por onde começar.

  • Calma, calma, calma... a prova é para engenheiro.

    Ufaa

  • sei nem chutar. :)

  • Amostragem de trabalho Esta técnica é empregada, segundo Franceschini (2010), na determinação da relação entre tempos produtivos e improdutivos e entre tempo de atividade e tempo de espera. A sua utilidade principal é em relação a observação geral de um grande número de tarefas e operadores, com custo baixo pois requer um número reduzido de observadores. É uma técnica, utilizada para analisar quantitativamente a composição detalhada das atividades do trabalho sob o ponto de vista produtivo ou não. Esta técnica consiste em uma série de observações aleatórias efetuadas para estudar as distintas proporções de tempo dos elementos do trabalho, cumpridos pelos trabalhadores ou máquinas e equipamentos. Em relação ao registro das amostragens, é importante seguir algumas regras básicas durante o momento de observação, conforme a seguir: a) Definir o objeto de observação e os estados possíveis. b) Observações adequadamente espaçadas e realizadas em momentos aleatórios. c) Deve haver variação de percurso para as observações. Com algumas observações concluídas é possível calcular a estimativa do número necessário de observações a serem realizadas, considerando para isto um erro relativo de 5%, onde teremos:

    N = [ 4x(1-P)/(S²xP) ] , Onde: P = taxa de ocorrência de inatividade e S = taxa de erro relativo

    Substituindo com os dados do exercícios, teremos: N = [ 4x(1-0,5)/(0,05²x0,5) ] = 1600.