A questão quer saber qual alternativa traz uma característica da equação NIOSH, que visa calcular o peso máximo recomendado na manipulação manual de cargas, de acordo com o Manual de Aplicação da NR-17 (2002), possibilitando o redesenho dos postos de trabalhos e evitando o risco de sofrer de lombalgia em decorrência da manipulação dessas cargas.
Para respondermos a questão, precisamos saber quais as limitações dessa ferramenta, de acordo com o Manual de Aplicação da NR-17 (2002) com grifos nossos:
- "não leva em conta o risco potencial associado aos efeitos cumulativos dos levantamentos repetitivos;
- não considera eventos imprevistos como deslizamentos, quedas nem sobrecargas inesperadas;
- também não foi concebida para avaliar tarefas nas quais se levanta a carga com apenas uma mão, sentado ou agachado ou quando se trate de carregar pessoas, objetos frios, quentes ou sujos, nem nas tarefas nas quais o levantamento se faça de forma rápida e brusca;
- pressupõe um atrito razoável entre o calçado e o solo ( m> 0,4);
- se a temperatura ou a umidade estiverem fora da faixa – (19oC, 26oC) e (35%, 50%) respectivamente, seria necessário acrescentar ao estudo avaliações do metabolismo para que fosse acrescentado o efeito de tais variáveis ao consumo energético e na frequência cardíaca;
- torna-se impossível aplicar a equação quando a carga levantada seja instável, situação em que a localização do centro de massas varia significativamente durante o levantamento. Este é o caso dos recipientes que contêm líquidos ou dos sacos semivazios".
Analisando as alternativas, temos que:
A- ERRADA. A equação não considera os riscos associados aos efeitos cumulativos dos levantamentos repetitivos.
B- ERRADA. A equação considera um atrito de m>0,4 e não menor.
C- ERRADA. Não se aplica no caso descrito na assertiva, vide explicação acima extraída do manual.
D- ERRADA. Novamente, não se aplica para esse caso.
E- CERTA. A equação não deve ser, de fato, aplicada quando a carga levantada é instável, ou seja, quando o centro de massa da carga varia significativamente durante o levantamento, conforme dispõe o manual de aplicação da NR-17.
Fonte: Manual de aplicação da Norma Regulamentadora nº 17. – 2 ed. – Brasília : MTE, SIT, 2002.
GABARITO DA MONITORA: LETRA E