SóProvas


ID
5267725
Banca
FGV
Órgão
IMBEL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Relacione os tipos de processo, listados a seguir, aos exemplos de suas aplicações no setor industrial.
1. Processo de projeto.
2. Processo contínuo.
3. Processo de produção em massa.
( ) construção de um navio.
( ) produção de combustíveis em uma refinaria de petróleo.
( ) produção de carros em uma fábrica de automóveis.
Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Alternativas
Comentários
  • (1) construção de um navio.

    (2) produção de combustíveis em uma refinaria de petróleo.

    (3) produção de carros em uma fábrica de automóveis

    Lembrando que:

    Projeto: é um esforço temporário.

    Operações: seria um trabalho contínuo.

    Gab. A

  • TIPOS DE PROCESSOS EM MANUFATURA – Processos de projeto: este tipo de processo trabalha com itens discretos e customizados, com inicio e fim bem definidos, oque representa um período relativamente longo de produção. Tem como característica baixo volume e alta variedade e geralmente o produto fabricado é único. Exemplo: Construção de navios, aviões, produção de filmes, etc. . – Processos de jobbing: os processos de jobbing também possuem como característica baixo volume e alta variedade, mas enquanto que em processos de projeto cada produto possui recursos especificamente para ele, em processos de jobbing os recursos da produção são divididos entre eles. A operação processa uma série de produtos que diferirão entre si por suas características. Exemplo: Restauradores de móveis e alfaiates (que dividem os recursos da operação para fabricação de outros produtos). . – Processos em lotes: como o próprio nome diz, os produtos são fabricados em lotes. Possuem como característica alto volume e baixa variedade. Exemplo: Produção de roupas, calçados, etc. . – Processos de produção em massa: também possuem como característica alto volume e baixa variedade, mas apresentam um volume ainda maior do que os processos em lotes. Exemplo: Fabricação de automóveis, eletrodomésticos, etc. . – Processos contínuos: os processos contínuos situam-se além dos processos de produção em massa, pelo fato de operarem em volumes ainda maiores e variedades muito baixas, pois trabalham em um processo inenterrupto devido as características da operação. Exemplo: Petroquímicas, fornecimento de energia elétrica, fábricas de papel.
  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre os tipos de processos em operações de manufatura.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Em sistemas de manufatura, há 5 tipos de processos básicos que caracterizam o modo de execução de operações em sistemas de produção de bens, são eles:

    1) Processos por projeto- São características desse processo; construção de um produto único, baixo volume e variedade alta, utilização de equipamentos com elevada flexibilidade para atender aos requisitos específicos dos clientes e operabilidade do operador deverá ser alta. (Exemplo: construção de um navio, produção de aviões dentre outro).

    2) Processos por jobbing- Manufatura de um produto específico, baixo volume, requer preparação para cada produto, produção de itens usualmente menores do que em processos por projeto e em quantidades maiores e operabilidade do operador deverá ser alta. (Exemplo: gráficas, fabricação de máquinas dentre outros).

    3) Processos em lotes ou bateladas- Produção de itens similares em lotes repetitivos, volume maior e variedade menor, atividades de manufaturas é dividas em várias partes e a operabilidade do operador será moderada. (Exemplo: padarias, indústrias de calçados dentre outros).

    4) Processos em massa- Também chamada de processo em linha, requer manufatura de produtor que atravessam uma mesma sequência de operações, produtos padronizados, execução de operações repetidas e habilidade do operador será baixa. (Exemplo: produção de combustível em uma refinaria, eletrônicos dentre outros).

    5) Processo contínuo- Matérias processados em um fluxo contínuo que atravessa sucessivos estágios que geram um único produto ou poucos produtos semelhantes, voluma alto e flexibilidade baixa e a habilidade do operador está voltada a supervisão de equipamentos e não ao manuseio direto do material em processo. (Exemplo: produção de carro em uma fábrica de automóveis, refinaria de petróleo dentre outros).

    Ante o exposto, a alternativa correta é a letra A, uma vez que aborda o processo de projetos, contínuo e produção em massa, respectivamente, aos exemplos, construção de um navio, produção de combustíveis em uma refinaria de petróleo, produção de carros em uma fábrica de automóveis.


    Fonte:

    Slack Nigel et. al. Administração da Produção. Edição Compacta. 1ª ed. 10ª reimpr. São Paulo: Atlas, 2006.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Produção de combustíveis - Processo contínuo (há um processo até tomar a forma do combustível, é algo mais sensível) Produção de carros - Processo de produção em massa (há um processo mais “brutal”) Esse foi meu raciocínio pra responder.
  • LETRA A

    Construção de navios depende de projetos e não é em massa

    Combustível é um processo contínuo

    Produção de carros é produzido em massa e em alta escala de produção

    RUMO A PMCE 2021

  • 1, 2, 3. testando

  •  ( 1) construção de um navio. Parte de um projeto

     (2 ) produção de combustíveis em uma refinaria de petróleo. Varias etapas

     (3 ) produção de carros em uma fábrica de automóveis. Fabrica relacionado com produção em massa

  • É você FGV ?
  • isso e nivel SUPERIOR SERIO