SóProvas


ID
5268433
Banca
FGV
Órgão
IMBEL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Após experimento científico realizado por Elton Mayo, conhecido como experiência de Hawthorne, ganhou força a teoria que aumentou a importância da integração social na produtividade, contrastando drasticamente com os ideais tecnocráticos da época.
Essa teoria é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • LETRA E CORRETA

    Teorias:

    Científica = Taylor

    Clássica = Fayol

    Burocrática = Weber

    Relações Humanas = Mayo

    Neoclássica = Drucker

  • Com o surgimento dessas novas teorias, ao invés de ser visto como o "homem econômico", o trabalhador passou a ser visto como "homem social", cujo comportamento é dinâmico e complexo, atuando como o centro da discussão. É a partir desta mudança, que as tomadas de decisão realizadas dentro das empresas, passam a levar em consideração seus funcionários e as suas necessidades para com o trabalho. Fonte: portal-admistraçao.com
  • Algumas conclusões foram retiradas da experiência da Hawthorne. Tais conclusões são as bases da Teoria das Relações Humanas e foram responsáveis por possibilitarem o delineamento de seus princípios.

    As conclusões foram as seguintes:

    • O nível de produção é resultado da integração social: a produtividade dos empregados está relacionada a como esses empregados estão integrados socialmente, às normas sociais, bem como às expectativas dos empregados (e não simplemente pela capacidade física e fisiológica, individual de cada empregado, conforme defendia a Teoria Clássica). Quanto maior a integração social, maior a produtividade.
    • Comportamento social dos empregados: os empregados não agem isoladamente. O comportamento do empregado se dá de acordo com o comportamento do grupo no qual ele está inserido. Ele age como membro de um grupo. Por exemplo: se o grupo entende que é melhor manter tudo como está, o empregado também resistirá a qualquer mudança, pois não quer se afastar do grupo.
    • A organização também possui grupos informais: Diferentemente dos Clássicos (que se preocupavam apenas com a organização formal), a Teoria das Relações Humanas passou a visualizar uma organização composta por grupos informais.

    Fonte: Estrategia Concursos

  • HUMANAS - MAYO

    TEORIA QUE IDENTIFICOU QUE A ATENÇÃO DADA GERA ALGO POSITIVO E PRODUTIVIDADE

  • RH

  • RH

  • Assertiva Letra E.

    Comentário do Andre

    Teorias:

     

    Científica                   =               Taylor

    Clássica                      =               Fayol

    Burocrática               =               Weber

    Relações Humanas =                Mayo

    Neoclássica               =               Drucker

  • experiência de Hawthorne foi desenvolvida por Elton Mayo, junto com seus colaboradores, e colocou em xeque a , mecanicista e rígida. Elton é fundador da escola da teoria das relações humanas na administração, que surgiu da necessidade de humanizar a Administração.

    Em 1927, o Conselho Nacional de Pesquisas decidiu dar início a uma pesquisa na fábrica de Hawthorne da Western Electric Company, responsável pela fabricação de equipamentos e componentes de telefone. O objetivo era analisar a correspondência entre a iluminação dos locais de trabalho e a eficiência das operárias, medida pela produção obtida.

    O experimento contou com quatro fases.

    A experiência de Hawthorne concluiu que: o nível de produção é determinado pela capacidade social do empregador e não a fisiológico; o comportamento do indivíduo se apoia no grupo; as empresas são compostas por grupos sociais informais que definem o comportamento e outros aspectos importantes à produção; a compreensão das relações humanas permite uma atmosfera sadia aos funcionários; a especialização do trabalho não é sinônimo de eficiência, os operários trocam de função para evitar a monotonia; os elementos emocionais merecem atenção.

    Portanto, a ênfase passou a ser dada às pessoas que participam ou trabalham nas organizações e não mais na tarefa ou estrutura organizacional. Isto foi possível devido ao desenvolvimento das ciências humanas, principalmente a Psicologia do Trabalho (CHIAVENATO, 1979, p.101).

    Referências Bibliográficas:

    CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. São Paulo, McGraw Hill do Brasil , 1979.