SóProvas


ID
5268478
Banca
FGV
Órgão
IMBEL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A concessão patrocinada é realizada entre a administração pública e uma entidade privada para a prestação de serviço público ou obras públicas, envolvendo contraprestação pecuniária do poder público e tarifas cobradas dos usuários do serviço.
Esse tipo de contrato é exemplo de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - D

    Parceria Público-Privada

    é o contrato pelo qual o parceiro privado assume o compromisso de disponibilizar à administração pública ou à comunidade uma certa utilidade mensurável mediante a operação e manutenção de uma obra por ele previamente projetada, financiada e construída.

    Wiki.com

  • Concessão patrocinada é a modalidade de parceria público-privada em que as tarifas cobradas dos usuários não são satisfatórias para compensar os investimentos realizados pelo parceiro privado. Sendo assim, na concessão patrocinada, o poder público, em adição às tarifas cobradas dos usuários, complementa a remuneração do parceiro privado por meio de aportes regulares de recursos orçamentários (contraprestações do poder público). 
  • Parceria público-privada é o contrato administrativo de Concessão, na modalidade:

    1 - Patrocinada é a concessão de serviços ou de obras quando envolver, adicionalmente à tarifa cobrada.

    2 - Administrativa é o contrato de prestação de serviços de que a Administração seja a usuária direta ou indireta, ainda que envolva execução de obra ou fornecimento e instalação de bens.

    *Não constitui parceria público-privada a concessão comum, assim entendida quando não envolver contraprestação pecuniária.

    É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada:

    1.     Cujo valor do contrato inferior a R$ 10.000.000,00

    2.     Cujo período inferior a 5 anos (nem superior a 35anos)

    3.     Tenha como objeto único o fornecimento de mão de obra, e instalação de equipamentos ou a execução de obra pública.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre a lei n.º 11.079/2004, sendo mais especificamente cobrado o tipo de parceria público-privada por concessão patrocinada.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Primeiramente, cabe destacar que parceria público-privada é o contrato pelo qual o parceiro privado assume o compromisso de disponibilizar à administração pública ou à comunidade uma certa utilidade mensurável mediante a operação e manutenção de uma obra por ele previamente projetada, financiada e construída.

    Neste sentido, a lei n.º 11.079/2004 institui normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada no âmbito da administração pública. A referida norma traz em seu art. 2º, transcrito abaixo, o conceito de parceria público-privada.

    “Lei n.º 11.079/2004

    Art. 2º Parceria público-privada é o contrato administrativo de concessão, na modalidade patrocinada ou administrativa."

    Ademais, o conceito de concessão patrocinada está no art. 2º, § 1º, transcrito abaixo.

    “Lei n.º 11.079/2004

    art. 2º

    (...)

    § 1º Concessão patrocinada é a concessão de serviços públicos ou de obras públicas de que trata a Lei n.º 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, quando envolver, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado."

    Por fim, é imperioso ressaltar que a finalidade das Parcerias Público-Privadas (PPP) é ofertar um serviço público que não se sustente exclusivamente pelas tarifas dos usuários. Logo, a remuneração da concessionária provém em boa parte de contraprestações pagas pelo Poder Público.

    Posto isso, vamos à análise das alternativas.

    A) ERRADA. Convênio é o acordo firmado entre administração pública com outro órgão ou entidade privada para realização de objetivos em comum.

    B) ERRADA. Pregão é a modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns.

    C) ERRADA. Termo de colaboração é a seleção de entidades da sociedade civil para participação em projetos propostos pela administração pública.

    D) CERTA. A concessão patrocinada é um tipo de parceria público-privada realizada entre a administração pública e uma entidade privada para a prestação de serviço público, conforme dispõe §1º, art. 2º da Lei n.º 11.079/2004.

    E) ERRADA. O RDD foi criado para a realização de contratações de obras e serviços necessários aos eventos esportivos que seriam realizados no Brasil.


    Fonte:

    Site do Governo Federal / Planalto.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • A) ERRADA. Convênio é o acordo firmado entre administração pública com outro órgão ou entidade privada para realização de objetivos em comum.

    B) ERRADA. Pregão é a modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns.

    C) ERRADA. Termo de colaboração é a seleção de entidades da sociedade civil para participação em projetos propostos pela administração pública.

    D) CERTA. A concessão patrocinada é um tipo de parceria público-privada realizada entre a administração pública e uma entidade privada para a prestação de serviço público, conforme dispõe §1º, art. 2º da Lei n.º 11.079/2004.

    E) ERRADA. O RDD foi criado para a realização de contratações de obras e serviços necessários aos eventos esportivos que seriam realizados no Brasil.

    Fonte:

    Site do Governo Federal / Planalto.

    Gabarito do Professor: Letra D.

  • kkk chega um nivel que vc acha tao facil que marca o mais improvavel

  • me basiei pelo transporte público, não sei se e valido , mais acertei .
  • Entende-se como parceria público-privada um contrato de prestação de serviços de médio e longo prazo (de 5 a 35 anos) firmado pela Administração Pública e regulado pela Lei nº 11.079/2004, cujo valor não seja inferior a vinte milhões de reais, sendo vedada a celebração de contratos que tenham por objeto único o fornecimento de mão-de-obra, equipamentos ou execução de obra pública. Na PPP, a implantação da infra-estrutura necessária para a prestação do serviço contratado pela Administração dependerá de iniciativas de financiamento do setor privado e a remuneração do particular será fixada com base em padrões de performance e será devida somente quando o serviço estiver à disposição do Estado ou dos usuários.