-
Estratificação da amostra
I É o processo de dividir uma população em subpopulações, cada uma sendo um grupo de unidades de amostragem com características semelhantes (geralmente valor monetário).
Risco de Amostragem
II É o risco de que a conclusão do auditor, com base em amostra, pudesse ser diferente se toda a população fosse sujeita ao mesmo procedimento de auditoria (NBC TA 530, item 5). Amostra diferente da população
III O objetivo da estratificação é reduzir a variabilidade de itens em cada estrato da população. Exemplos de estratificação: por valor, por idade, por evento. As unidades de amostragem são homogêneas e a subpopulação (os estratos) são heterogêneos.
Fonte: Direção Concursos
-
NBC TA 530:
A eficiência da auditoria pode ser melhorada se o auditor estratificar a população dividindo-a em subpopulações distintas que tenham características similares. (I Incorreta)
Os resultados dos procedimentos de auditoria aplicados a uma amostra de itens dentro de um estrato só podem ser projetados para os itens que compõem esse estrato. (III Incorreta)
-
Estratificação da amostra, subdivide a população de forma que elas tenham características homogêneas, de forma que qualquer unidade de amostra possa ser escolhida
-
GAB B
Fonte: GRAN, prof Felipe Moura, 07/01/22
Segue a análise das alternativas:
I. A eficiência da auditoria pode ser melhorada se o auditor estratificar a população, dividindo-a em subpopulações distintas que tenham .
ERRADO. Segundo a NBC TA 530 - Amostragem em Auditoria, a eficiência da auditoria pode ser melhorada se o auditor estratificar a população dividindo-a em subpopulações distintas que tenham características similares.
II. O objetivo da estratificação é o de reduzir a variabilidade dos itens de cada estrato e permitir que o tamanho da amostra seja reduzido sem aumentar o risco de amostragem.
CORRETO. Segundo a NBC TA 530 - Amostragem em Auditoria, o objetivo da estratificação é o de reduzir a variabilidade dos itens de cada estrato e, portanto, permitir que o tamanho da amostra seja reduzido sem aumentar o risco de amostragem.
III. Os resultados dos procedimentos de auditoria aplicados a uma amostra de itens dentro de um estrato.
ERRADO. Segundo a NBC TA 530 - Amostragem em Auditoria, os resultados dos procedimentos de auditoria aplicados a uma amostra de itens dentro de um estrato só podem ser projetados para os itens que compõem esse estrato. Para concluir sobre toda a população, o auditor precisa considerar o risco de distorção relevante em relação a quaisquer outros estratos que componham toda a população.
Bons estudos.
-
Questão que exige conhecimento de conceitos
relacionados à amostragem em auditoria, especialmente a técnica da
estratificação.
Estratificar dividir uma população em
subpopulações, cada uma sendo um grupo de unidades de amostragem com
características semelhantes (geralmente valor monetário).
Analisemos as assertivas, a fim de identificar se
estão certas ou não, e encontrar nosso gabarito. Para isso, faremos uso da NBC
TA 530 – Amostragem em Auditoria.
I – ERRADO. A NBC TA 530 afirma que a “
eficiência
da auditoria pode ser melhorada se o auditor estratificar a população dividindo-a
em subpopulações distintas que tenham características
similares", e não diferentes, como diz assertiva.
II – CERTO. É exatamente o que afirma a norma.
III – ERRADO. Os resultados dos procedimentos de
auditoria aplicados a uma amostra de itens dentro de um estrato
só podem ser projetados para os itens que compõem esse
estrato
.
Analisando a correção de cada item, o gabarito é a
alternativa B, uma vez que a única assertiva correta é a II.
Gabarito do Professor: B.