A questão é sobre numerais e quer que analisemos as frases abaixo e apontemos, considerando a morfologia, em qual delas a palavra “um” é numeral. Vejamos:
.
A) Viajei com um engenheiro para Minas.
Errado. "Um" aqui é artigo indefinido.
Artigo: é a palavra que se antepõe ao substantivo para determiná-lo, definindo ou indefinido o ser nomeado por esse substantivo. Dividem-se os artigos em definidos e indefinidos.
Artigos definidos: determinam de forma precisa os substantivos. São eles: o, a, os, as.
Artigos indefinidos: indeterminam os substantivos, caracterizando-os de forma vaga, imprecisa e generalizada, sem particularizar e individualizar pessoas, objetos ou lugares. São eles: um, uma, uns, umas.
.
B) Um homem só é feliz quando encontra o amor.
Errado. "Um" aqui é artigo indefinido.
.
C) Tenho esperança de que um dia o mundo será melhor.
Errado. "Um" aqui é artigo indefinido. Sobre "artigos", Cegalla afirma que "de modo geral, o artigo definido se aplica a seres conhecidos ou já mencionados e o indefinido a seres desconhecidos, indeterminados ou de que não se fez menção. Exemplo: "Um dia, olhando para o quintal do vizinho, vi um rapaz que sorria para mim." (Ribeiro Couto)".
.
D) Mariana mora no apartamento um.
Certo. "Um" aqui é numeral cardinal.
Numeral: palavra variável que indica uma quantidade exata de pessoas ou coisas ou o lugar que elas ocupam numa série. Refere-se ao substantivo, dando-lhe ideia de número. O numeral pode ser cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionário.
Numeral CARDINAL: indica quantidade determinada de seres. Ex.: um, dois, três...
Numeral ORDINAL: indica a ordem (posição) que o ser ocupa em uma série. Ex.: primeiro, segundo, terceiro...
Numeral FRACIONÁRIO: expressa ideia de divisão (fração), indicando em quantas partes a quantidade foi dividida. Ex.: meio, terço, quarto...
Numeral MULTIPLICATIVO: expressa ideia de multiplicação, indicando quantas vezes a quantidade foi aumentada. Ex.: dobro, triplo, quádruplo...
.
Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.
.
Gabarito: Letra D